Skip to content

Publicado por Grupo SERES

7 características da remuneração indireta


Se o salário é considerado uma remuneração direta, o que seria enquadrado como remuneração indireta? São todos os outros benefícios concedidos, como vale refeição, plano de saúde e odontológico, empréstimo pessoal, bolsa de estudos, vale-cultura, associação em clube etc. Os elementos da remuneração indireta servem para agregar valor à remuneração total do empregado, contribuindo para a melhoria do seu bem-estar. Veja neste texto as 7 principais características inerentes à remuneração indireta.

1 – Diferencial

A remuneração indireta serve como um diferencial na disputa com outras empresas por novos colaboradores. Muitas pessoas avaliam os benefícios que receberão na futura empresa na hora de escolher qual oferta de emprego vão aceitar. Portanto, quanto melhores e variados os planos de benefícios oferecidos, melhor será o poder de negociação de determinada empresa no mercado.

2 – Impostos

Grande parte dos benefícios são tributáveis pelo imposto de renda, cabendo à fonte pagadora proceder à sua retenção. O imposto retido será considerado como antecipação na declaração anual da pessoa física, portanto, eventualmente, pode ser restituída.

3 – Obrigatoriedade

O único benefício que deve ser concedido obrigatoriamente é o vale-transporte, que é o valor de custeio do transporte do trabalhador no percurso de ida e volta ao trabalho.

4 – Direito adquirido

Uma vez concedido ao funcionário, o benefício passa a ser um direito adquirido e não pode ser cancelado. Por isso é recomendável que seja feita uma análise detalhada das possibilidades da empresa ao ofertar uma remuneração indireta.

5 – Funcionários mais saudáveis

Como grande parte dos tipos de benefícios visam trazer bem-estar e garantias de cuidados aos funcionários, estes passam a melhorar suas condições de saúde, o que gera um retorno positivo à empresa, que vai ter uma equipe mais presente e produtiva.

6 – Motivação

É inegável que os funcionários ficam mais motivados quando a empresa oferece uma lista de benefícios. O colaborador se sente mais valorizado, sente que a empresa se preocupa com ele, o que o faz vestir a camisa e trabalhar muito mais satisfeito.

7 – Divergência

A oferta de benefícios pode causar uma divergência entre as pessoas, porque cada um tem preferências e necessidades diferentes. Um grupo de colaboradores mais velhos, por exemplo, poderá preferir um plano de saúde ou assistência odontológica, quando um grupo de funcionários mais novos vê mais vantagens em bolsas de estudo. Por isso, é necessário fazer uma análise minuciosa na hora de oferecer modelos de remuneração indireta aos empregados.

 

Gostou do texto? Se você tiver alguma dúvida sobre o tema, ou até mesmo desejar implementar um modelo de remuneração indireta no seu negócio, converse conosco.

 

Fontes:

JRM Coaching

Portal Tributário

Instituto Jetro

RH Portal

 

Empresas do Grupo