Skip to content

Publicado por Grupo SERES

Como atrair candidatos talentosos para sua empresa?

Como atrair candidatos talentosos

Em tempos difíceis para a economia, em que o mercado está sempre atribulado, não são poucos os desafios para os gestores das empresas. Um dos principais é montar uma equipe com profissionais capacitados, iniciativa e que trazem resultados diferentes do esperado. Estas são características que resumem um profissional talentoso. Conseguir reunir colaboradores talentosos em um mesmo time é um passo fundamental para aumentar os resultados positivos da empresa e, consequentemente, fazê-la se destacar no setor em que atua. Neste texto, você saberá alguns pontos que influenciam na conquista e manutenção de talentos em sua equipe.

Remuneração

Considerado por muitos como fator preponderante em qualquer negociação para contratação ou retenção de um profissional, a remuneração é, sim, um artifício importante neste tipo de processo. Uma empresa que consiga ofertar um salário bastante atrativo ganha força na hora de disputar a contratação de um profissional. Mas não pense que empregadores com menos força financeira já perdem de cara esta disputa. O conselho dado para esta situação é tentar sempre manter uma remuneração compatível com os concorrentes no mercado. Também é aconselhado evidenciar os pontos positivos que a sua empresa possa oferecer ao profissional, como benefícios, localização de fácil acesso e bom ambiente de trabalho.

Projetos e desafios

Mostre para o funcionário pretendido que a sua empresa dispõe de um plano de carreira que o permita crescer. Muitos profissionais dão importância não só à remuneração, mas ao desenvolvimento de vida que aquela experiência pode oferecer. Por isso, incentive novos projetos que desafiem sua equipe e saiba como reconhecer os resultados alcançados. Faça o seu colaborador não sentir medo de errar, mas ao contrário, que ele se sinta inclinado a tentar se superar, estimulado a tentar o novo.

Estimule a empatia

Informe sobre os valores que norteiam a empresa e o ambiente, e busque colaboradores que se identifiquem com isso. Quando o funcionário percebe que o seu ambiente de trabalho reflete suas percepções, sentimentos e valores, sente-se mais inclinado e disposto a fazer parte daquela equipe.

Demonstre compreensão

Empresas mais tradicionais, que possuem dress code ou regras rígidas, não são atraentes para os talentosos. Geralmente os funcionários mais criativos são mais desligados com regras burocráticas e gostam de se sentir mais à vontade. Entender e permitir que o funcionário possa trabalhar usando bermuda e camisa, ao invés de um traje social, entender o seu ritmo e sua maneira de trabalhar são fatores diferenciais na conquista ou manutenção de talentos. Se aquele funcionário é importante para a empresa, ela deve estar disposta a negociar.

 

Fonte:

The Brief

Época Negócios

Empresas do Grupo