Skip to content

Publicado por Grupo SERES

Como fazer Terceirização sem perder a qualidade dos serviços?


A terceirização de serviços é uma alternativa bastante procurada por empresas. Os objetivos principais desta prática são: obter qualidade no serviço e redução de custos. Além disso, existem os empreendimentos que não querem lidar, por exemplo, com a burocracia administrativa de contratar um funcionário direto. No entanto, é necessário conhecer bem a prestadora de serviço antes de contratar. Isso porque, mesmo terceirizado, o serviço continuará fazendo parte do processo da sua empresa.

Como hoje não há restrição de áreas e setores que podem ter os serviços terceirizados, dependendo do serviço é necessário ter ainda mais atenção. A atual legislação permite transmitir para outra empresa tanto as atividades-meio quanto as atividades-fim.

Entretanto, sem ter cuidado e atenção, uma função considerada importante para o negócio pode ficar prejudicada e atrapalhar a produtividade. É necessário primar por terceirização com qualidade.

 

Cuidados necessários ao terceirizar um serviço

Alguns pontos como o histórico do serviço prestado, o custo, a rotatividade de empregados e o prazo de execução devem ser levados em consideração antes de fechar o contrato.

É importante ainda checar o vínculo, a formação e as condições de trabalho da equipe terceirizada, verificando sua capacidade para execução do trabalho proposto. A soma desses fatores resulta em uma empresa que vale ser contratada.

Após a escolha, é primordial tentar estabelecer uma relação de longo prazo, evitando a rotatividade de terceirizada e de futuros custos derivados. Assim, é possível ter uma boa interação entre as partes e mais facilidade na resolução de problemas; as informações serão mais seguras e confiáveis e o processo de acompanhamento do serviço ficará mais eficiente.

 

O contrato de terceirização

Para manter a qualidade é preciso ter segurança no serviço contratado. Para isso, a elaboração do contrato de terceirização deve ser minuciosa. É neste documento que são definidas as cláusulas com direitos e deveres do contratante e do contratado. Por meio delas, ambas as partes podem evitar futuras desconformidades e possíveis transtornos com a Justiça Trabalhista.

É importante que as empresas não utilizem documentos padronizados, pois cada segmento exige informações e tópicos específicos. Descrever os serviços que serão prestados, a forma de pagamento e o prazo para execução são alguns dos itens indispensáveis.

E antes da assinatura é preciso certificar-se de que as cláusulas estão claras e de comum acordo. Saiba mais sobre os principais cuidados para a elaboração de um contrato de terceirização.

 

Terceirização do processo de recrutamento e seleção com qualidade

O processo de seleção e de contratação de funcionários é um exemplo de serviço que vale ser terceirizado se a empresa contratada inspirar confiança. Esta é uma etapa fundamental na hora de recrutar um talento e, por isso, deve ser feita de forma profissional e eficiente.

Para encontrar colaboradores com as características certas para o cargo, evitar o retrabalho, o desperdício e a rotatividade, o processo de seleção precisa de ser bem elaborado, com recursos de tecnologia e com tempo suficiente para a análise de todos os dados.

Empresas especializadas neste processo conseguem ser mais rápidas e assertivas nas escolhas por terem foco e experiência no assunto. Se você pensa em otimizar o recrutamento da sua empresa, conheça como é feito esse processo de forma terceirizada com qualidade, assertividade e com benefícios para todos os envolvidos.

 

O Grupo SERES realiza estes processos de recrutamento e seleção. Entre em contato conosco para mais informações.

 

Referências

Portal da Auditoria

O GLOBO

Empresas do Grupo