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Publicado por Grupo SERES

Como manter uma boa comunicação empresarial interna?

comunicação empresarial

Uma boa comunicação interna advém de uma série de ações coordenadas com o objetivo de garantir a eficiência na transmissão das mensagens, das estratégias e até do discurso oficial da organização – valores e crenças – entre os funcionários. Seja entre áreas, setores hierarquicamente diferentes ou colaboradores da mesma função, uma comunicação interna efetiva é essencial para o bom funcionamento dos projetos e do trabalho em equipe. E, ademais, pode aumentar a satisfação dos funcionários e ajudar a reerguer a empresa em momentos de crises ou dificuldades. Mas como funciona, e mais, como criar e manter uma boa comunicação interna?

A comunicação interna reflete na verdadeira imagem de uma organização. De nada adianta investir no relacionamento com o público externo e em publicidade para conquistar mais clientes, apesar de necessário, se o que a sua empresa apresenta não está totalmente alinhado ao que é vivido internamente. É importante entender que os colaboradores são os melhores representantes de um negócio, que tanto podem contribuir com a construção de uma boa reputação como acabar com sua a credibilidade.

A eficiência dessa comunicação também resulta em funcionários entrosados ao discurso e recebendo as informações essenciais para um bom trabalho. A ideia é agir com transparência nas informações, para que qualquer colaborador esteja ciente da real situação em que a companhia se encontra e possa se posicionar da melhor maneira. Principalmente nos momentos ruins (de crise), esta pode ser a melhor saída para diminuir boatos e fortalecer o nome do negócio.

Algumas ações específicas contribuem para a efetividade da comunicação interna:

Tenha um canal para a comunicação
Ter uma maneira oficial para a transmissão das mensagens importantes pode ajudar para que esta seja mais entregue a todos. Seja por e-mail, vídeos, jornal periódico, mural… O importante é que não haja distinção quanto ao nível hierárquico. Todos os colaboradores de todas as áreas devem ter a oportunidade de receber as notícias, os resultados e ter conhecimento de novas atribuições.

Apesar de ser indicado que a empresa tenha uma maneira formalizada de divulgar informações, é possível utilizar mais de um tipo de canal – como mural e e-mail juntos. Basta entender qual a linguagem e abordagem mais adequadas para cada um deles e utilizá-los de forma bem planejada.

Tenha uma linguagem clara e fácil
A comunicação deve ser acessível. E acessível a todos os funcionários. Por isso, é preferível manter sempre uma linguagem simples e, assim, mais efetiva.

Preze pela transparência
O desempenho da empresa é um tema importante na comunicação interna e de interesse de todos. Apesar de serem muitos dados, é indicado que seus colaboradores estejam sempre cientes do andamento dos projetos, dos negócios e seus resultados.
Desta forma, os números farão mais sentido e os funcionários poderão comemorar juntos os bons resultados ou estarem informados de que é preciso melhorar. A transparência nestes casos gera mais lealdade e comprometimento.

Simplifique a participação
A ideia de uma boa comunicação interna é que colaboradores se sintam inclinados a participar mais dos processos da empresa. Se esse engajamento depender de burocracias – como preenchimento de formulários ou e-mails oficiais, por exemplo – pode ser desestimulante. E o objetivo é não distanciar a empresa dos funcionários.

Elabore materiais didáticos
Materiais didáticos e de instruções podem ser uma boa opção para atualizar os funcionários de mudanças nos processos internos. Estas são formas de diminuir a resistência às novidades e explicar os benefícios das alterações.

Estimule a interação entre os funcionários
Algumas reuniões precisam ser encontros sérios, objetivos e com pouco diálogo. Mas alguns assuntos podem ser tratados de maneira mais informal – como novidades, questões relacionadas à vida pessoal de colaboradores e melhorias na empresa. Esses encontros aproximam os funcionários e melhoram a interação com os líderes e companheiros de trabalho.

 

Fonte:
Sambatech
Brazip

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