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Publicado por Grupo SERES

Influência da cultura organizacional no recrutamento e seleção


A cultura organizacional se refere aos costumes, valores e ideais de uma empresa. É o “jeito de ser” que influencia diretamente no fazer diário dos colaboradores e no ambiente onde o empreendimento se estabelece. Isso engloba vários processos de um negócio, seja em uma mudança, reestruturação ou no fechamento de uma venda, como também no trato com os atuais e futuros colaboradores. E neste último quesito, analisar a contratação de um novo membro da equipe através do prisma da cultura organizacional pode ser bastante benéfico. Entenda o porquê neste texto.

Em um processo seletivo, além de avaliar o currículo dos postulantes à vaga, devem-se observar as diferentes personalidades dos candidatos e analisar qual perfil combina mais com a cultura organizacional da empresa. Devem ser avaliados quesitos como opiniões, comportamento, princípios e prioridades demonstradas. Mas como isso funciona na prática?

Vamos exemplificar: se o seu negócio tem um ambiente mais sério, com dress code e hierarquia bem definidos, composto por membros mais centrados e que precisam seguir determinadas ações preestabelecidas, um candidato com um perfil mais sério, convencional e que demonstre ser mais responsável e metódico é o mais indicado. Mas se a sua empresa é de um ramo que preza pela inovação, criatividade, que não possui regras de vestimenta rígidas e um ambiente mais informal, onde as pessoas têm mais autonomia sobre sua rotina de trabalho, buscar um profissional que se encaixe nesse perfil é o melhor caminho.

Tentar encontrar um colaborador que tenha mais afinidade com a cultura organizacional da sua empresa é a melhor opção sempre, pois evita que seja desperdiçado tempo e investimento em uma pessoa que pode não se adequar ao ambiente. Além disso, é mais fácil conseguir uma sinergia entre os membros e fazer a equipe render o máximo possível quando todos se entrosam. E isso reflete diretamente no sucesso do empreendimento. Alinhar a performance e conduta profissional com os valores e objetivos da organização é o caminho mais seguro para se garantir uma parceria duradoura e benéfica para todas as partes envolvidas.

Se você tiver alguma dúvida sobre como identificar a cultura organizacional da sua empresa e como utilizar isso nos processos seletivos de novos funcionários, entre em contato conosco. Temos as soluções que você precisa para o seu negócio.

Fontes:

RH Portal

Solides

GROU

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