Skip to content

Publicado por Grupo SERES

Consegui um estágio e agora? Confira dicas para se dar bem em um estágio

Dicas para se sair bem no estágio

Conseguir um estágio é uma etapa importante na trajetória profissional. Aqueles que optam por exercer trabalhos fora da área que estudam ou decidem focar somente na parte acadêmica podem cometer um grande erro. A vivência prática é fundamental para a formação de um profissional capacitado. O estágio é o momento de aprender, e de forma acelerada. Por este motivo que são tão incentivados e concorridos. Não é incomum que o estudante tenha que batalhar bastante para conseguir um estágio. Quando consegue, deve mesmo comemorar, mas e depois? Como se dar bem na primeira experiência profissional?
Cada empresa tem sua cultura, e cada cultura vai abrir possibilidades diferentes de aprendizado. A lógica do estágio é: o aprendizado acontecerá na prática. Mas existem dicas que podem ser aproveitadas em qualquer tipo de estágio. Portanto, se você conseguiu a oportunidade, foque nesses aspectos:

Postura profissional
Essa é óbvia, mas bem importante. Como ainda é a primeira oportunidade, eventualmente nos deparamos com posturas imaturas. Afinal, depois de tanto batalhar para alcançar o estágio, é provável que o estudante relaxe. Mas isso não é indicado, manter a postura e profissionalismo é essencial.
Aquele básico: respeito com os colegas, atenção ao que for ensinado e, enquanto estiver no expediente, é tempo de focar. Nada de redes sociais se isso não fizer parte do ambiente de trabalho. Lembre-se, além da possibilidade de efetivação, o estágio é a porta de entrada para o mercado e as pessoas se conhecem. O que nos leva a segunda dica.

Faça contatos
É o popular networking. Você vai ter contato com diferentes profissionais e deixar uma boa impressão pode abrir muitas portas no futuro. Vale ressaltar que, diferentemente da época da escola ou da faculdade, no estágio você não vai poder se relacionar basicamente com aqueles que você tem mais afinidade. É hora de exercitar a forma como interage com diferentes tipos de personalidades, seja maleável. Mais uma dica: saiba ouvir.

Saiba ouvir
Como é a primeira oportunidade, você vai errar. Aliás, o erro deve ser muito evitado, mas o estágio é a última etapa profissional em que ele é “permitido”. E, diante deles, você vai ouvir críticas e recomendações. Não se engane, esse é o momento de crescimento, e não necessariamente a hora de pegar as coisas e desistir. Lembre-se das duas dicas anteriores: tenha postura profissional e passe boa impressão para esses novos contatos.
Aprenda com os erros e com as sugestões. E, a partir disso, seja cada vez mais proativo.

Seja proativo
Você vai aprender, mas não é mais na sala de aula. Não pode ficar apenas ouvindo. É preciso absorver e tentar fazer. Sempre com a aprovação de quem for responsável, mas não vale se intimidar. Voltando ao início, o estágio é onde você vai se desenvolver na prática.

Empresas do Grupo