Skip to content

Publicado por Grupo SERES

Entrevista por vídeo: como se portar na busca por uma vaga?


Com muitos candidatos e a necessidade de ser assertivo no recrutamento, é preciso encontrar formas para dinamizar e acelerar todo o processo. Por conta disso, a entrevista por vídeo como etapa de uma seleção de emprego tem sido cada vez mais utilizada.

É necessário entender que as entrevistas onlines têm muitas semelhanças com as que são feitas pessoalmente. Diferente da conversa por telefone, você também estará sendo avaliado visualmente pelo entrevistador. Como em qualquer etapa de um processo seletivo, o candidato precisa se preparar.

Para começar, vale ter cuidado com a conexão da internet e com os equipamentos que serão utilizados. É importante fazer testes com a câmera, fone, microfone e com o programa de vídeo sugerido pela empresa. Entenda como funciona o processo para não ter problemas durante a entrevista.

O candidato não deve esquecer de analisar o ambiente. Não importa se o cenário atrás do entrevistado é simples, porém, evitar bagunça é essencial. Cuidar para que não haja interrupções durante a entrevista também é aconselhável.

 

Prepare-se

Além da parte técnica, o candidato precisa estar pronto para a entrevista em si. Pesquise sobre a empresa, sobre o cargo e as funções dele. Como em qualquer entrevista de emprego, é importante saber falar de si, das qualidades e da formação acadêmica.

Prepare-se com antecedência para estar pontualmente pronto, pois, cumprir o horário também é fundamental. Procure estar concentrado, é bom evitar locais com muitos objetos, equipamentos e barulhos que possam tirar sua atenção.

 

Vista-se de acordo com a ocasião

 

Você chegaria em alguma empresa para uma entrevista de emprego de pijama? Ou sem arrumar o cabelo? A entrevista por vídeo requer o mesmo cuidado!

Não é indicado parecer que acabou de acordar. Psicólogos sugerem que é importante, inclusive, dedicar um tempo para se vestir para entrevista. Segundo eles, o “ritual” pode até ajudar na preparação emocional.

 

Durante a entrevista por vídeo

 

A conversa por vídeo depende de uma boa conexão de internet. São necessários alguns cuidados para facilitar a comunicação: não coloque o microfone muito perto da boca e verifique se sua voz está saindo com clareza. Evite muitos movimentos, fale com calma e articule bem as palavras.

É sempre bom manter uma postura profissional, como em uma entrevista presencial. Afinal, não é um bate papo. Quando a pessoa está em casa, ela terá tendência a se sentir mais confortável e, às vezes, comete deslizes por conta disso. Cuidado! Por outro lado, não se preocupe em excesso, afinal, como em qualquer entrevista, é fundamental evitar o nervosismo.

A entrevista por videoconferência pode durar de vinte minutos até uma hora, dependendo do recrutador. Esteja preparado para as duas ocasiões.

A entrevista por vídeo ganha espaço, mas, por enquanto, ainda não substitui completamente a entrevista presencial. Saiba mais no nosso post:

‘Entrevista online X Entrevista presencial: uma pode substituir a outra?’

 

Referências

VAGAS

EXAME

G1

Via Carreira

Empresas do Grupo