Skip to content

Publicado por Grupo SERES

Estagiários e Trainees: a importância da contratação de jovens talentos

Importância da contratação de estagiários e trainees

Trazer novos colaboradores para a empresa é um desafio. Atualmente, surgem algumas dúvidas sobre a contratação de estagiários e trainees e as suas diferenças de funções. A empresa deve estar atenta, pois integrar estes novos colaboradores é um processo que exige planejamento para que não haja desperdício do investimento feito.

O estagiário é um estudante que precisa de uma experiência de trabalho na sua área de conhecimento, pois isso é uma exigência para ele conseguir concluir sua formação. Já o trainee é o aluno recém-formado, que busca uma colocação no mercado de trabalho, mas ainda não possui uma considerável experiência profissional. Nos dois casos, a empresa se vê diante de um profissional a ser moldado e este deve ser o objetivo maior de um programa de estágio ou trainee. A empresa que se propõe a desenvolver este tipo de projeto deve pensar a longo prazo, para poder investir em um profissional que terá uma relação duradoura na empresa.

Parte do programa de novos talentos está em ter lideranças (profissionais experientes na empresa) para poder acompanhar os estagiários e trainees. Não contar com profissionais deste porte para esta ação pode custar todo o investimento realizado. E se engana quem pensa que utilizar mão de obra de estágio ou trainee é uma via para diminuir o custo de salário de um profissional experiente. A empresa que age assim não consegue desenvolver um programa sólido, capaz de atrair estudantes e recém-formados, nem reter este profissional, quando o estágio ou treinamento terminar. O real sucesso de um programa de novos talentos é formar um profissional que se identifique com o ambiente de trabalho e consiga galgar cargos, atingindo os de maior responsabilidade.

Viu como a contratação de um estagiário ou trainee pode ser benéfico para a empresa? Se você quiser implementar um programa de novos talentos no seu negócio, converse com a gente. Nós podemos ajudar neste processo tão importante!

Fontes: Exame / Endeavor Brasil / LG lugar de gente

Empresas do Grupo