Cases

CORREIOS
CorreiosXV JOGOS PANAMERICANOS RIO 2007
Em agosto de 2002, o Rio de Janeiro conquistava o título de sededos XV Jogos Panamericanos de 2007, o maior evento das Américas. E grandes eventos esportivos sempre demandam centenas de novos postos de trabalho e novas contratações, a fim de atender às preparações das diversas empresas.
A SERES recebeu a solicitação dos Correios de atender a um amplo projeto sazonal, realizando o recrutamento e seleção de mais de 170 vagas temporárias para a ocasião do JogosPanamericanos de 2007, entre cargos operacionais e de liderança.
Por meio de ampla divulgação, captação em diversas frentes e um cuidadoso processo seletivo, em pouco tempo a SERES Consultoria conseguiu fechar todos os postos solicitados pelo cliente, dentro do cronograma, com eficiência e dedicação.
AMBEV
Ambev_logoAmBev é a maior indústria privada de bens de consumo do Brasil e a maior cervejaria da América Latina, sendo também líder no mercado brasileiro de cervejas.A empresa solicitou à Gestão de Talentos,Agente de Integração especializado em formatar e desenvolver Programas de Estágio e Trainee, que desenvolvesse uma parceria para o seu projeto de estagiários e jovens trainees para o primeiro semestre de 2008.
O desafio era grande. Estáamos entrando em período de férias estudantis e, em um curto período de tempo, precisaríamos atender a um cliente que solicitava jovens empreendedores, bem informados, que tivessem vivência no exterior e estudassem em faculdades de ponta.
A divulgação e o compromtimento foram a chave do sucesso: anúncios no site do Grupo SERES e em sites de RH, em feiras de estágio e até mesmo no site de relacionamentos Orkut, onde uma comunidade foi criada. Montamos também postos de captação dentro das universidades solicitadas para manter contato direto com os estudantes. Uma grande quantidade de candidatos enviou currículos, possibilitando a formação de um banco específico que nos permitiu selecionar os que se enquadravam ao perfil AmBev.
O esforço valeu a pena: todas as vagas foram fechadas dentro do cronograma inicia, conquistando, assim, a confiança e credibilidade do cliente, que solicitou um novo programa de estágio para o segundo semestre de 2008.
GERDAU
Gerdau-logoO Grupo Gerdau é um dos maiores produtores de aço do mundo e líder no segmento de aços longos nas Américas.
A Gestão de Talentos foiconvidada a desenvolver, em parceria com o cliente, o Programa de Estágio Gerdau 2008. Os estudantes deveriam estar matriculados em cursos de engenharia e administração de empresas. Além disso, segundo a empresa, os estagiários deveriam ter espírito empreendedor, comprometimento em “fazer a diferença”, autoconfiança, foco no cliente e buscar continuamente seu aprendizado.
O Programa foi amplamente divulgado pela SERES e as visitas feitas às faculdades do Rio de Janeiro e Volta Redonda, a divulgação realizada em sites do universo estudantil e a utilização do Banco de Talentos SERES foram as estratégias que contribuíram para o recebimento de mais de 1.000 currículos específicos para o projeto.
Além disso, os estudantes pré-selecionados receberam pela Gestão de Talentos orientações quanto as suas competências comportamentais antes de serem direcionados às entrevistas que seriam realizadas já pelo cliente.
O resultado não poderia ter sido outro senão o fechamento de todas as vagas dentro do cronograma proposto e, mais uma vez, a orgulhosa sensação de dever cumprido.
ODEBRECHT
odebrecht-logoA Odebrecht presta serviços de Engenharia e Construção na maioria dos países da América do Sul, América Central, Estados Unidos, África, Portugal e Oriente Médio.
Este cliente nos lançou o desafio de recrutar e selecionar centenas de profissionais para trabalharem na área de construção civil em Angola, onde ocupariam cargos nos níveis operacional, administrativo e de supervisão.
A SERES Consultoria mobilizou diversos consultores para o ousado projeto. Foram veiculados anúncios nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e interior de Minas Gerais, além de visitas às prefeituras de São João de Meriti, Caxias, Nova Iguaçu e a todos os sindicatos do ramo de construção civil. Anúncios em sites específicos e no portal SERES também contribuíram para a construção de um Banco de Talentos destinado ao projeto.
Todo o esforço resultou àSERES o orgulho de ter enviado mais de 400 currículos com pareceres ao cliente, conseguindo o fechamento de todas as vagas.
DECATRON
logo_decatronA Decatron é uma empresa especializada em projeto, fornecimento, implementação, gestão e otimização de TI. Empresa brasileira que atua desde 1994 no fornecimento de soluções de TI, foi escolhida para implantar e operar o sistema de suporte para os 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011. O evento, realizado no Rio de Janeiro, contou com a presença de seis mil atletas e dois mil delegados vindos de mais de 100 países, em diversas instalações esportivas militares e civis. A Decatron formou uma equipe exclusiva para trabalhar no projeto e contou com o apoio da SERES no Recrutamento & Seleção dos novos postos temporários para o evento esportivo.
Mais uma vez, com muito empenho, a SERES Consultoria realizou ampla divulgação e captação de candidatos e um intenso processo seletivo para o fechamento de 200 vagas, entre cargos operacionais, administrativos e de supervisão. Trabalhando com seriedade, agilidade e competência, todas as vagas solicitadas foram atendidas em pouco mais de um mês, garantindo a satisfação do cliente.
NISSAN
Nissan_logoA Nissan, empresa multinacional de automóveis japonesa, chegou ao Brasil no ano 2000, em uma fábrica em conjunto com sua parceira Renault. Sua primeira fábrica 100% Nissan foi inaugurada em Resende em 2014, dois anos após ter iniciado sua parceria com a SERES, em 2012.
Desde 2012, a SERES tem conduzido o startup da montadora, já tendo atingido mais de 2.000 contratações nos níveis gerencial, semi-direto e direto. Foram amplos processos de divulgação, captação e seleção de milhares de candidatos. A SERES, mais uma vez, com dedicação e qualidade, conquistou a satisfação e reconhecimento de seu cliente e atingiu suas metas por meio de seu vasto conhecimento do mercado automotivo, principais regiões e estratégias, para captação e atração de profissionais, assim como a realização de mapeamentos e indicadores, com sugestão de ações que visavam a assertividade e o preenchimento das posições.
VOTORANTIM
votorantim-logoA Votorantim Siderurgia, pertencente ao Grupo Votorantim, presente em mais de 20 países, é uma importante empresa do mercado siderúrgico brasileiro, responsável pela produção e comercialização de aços longos para os segmentos de construção civil e construção mecânica.
A parceria foi iniciada em 2008, com o startup da planta em Resende/RJ, quando fechamos cerca de 1.100 vagas para a empresa.A confiança e satisfação do cliente conquistadas por esse projeto levaram a SERES a atuar,em nível nacional,em novos projetos da empresa, conduzindo também os startups da Votorantim Corte e Dobra, como em Brasília/DF, Aparecida de Goiânia/GO, Betim/MG e Camaçari/BA, entre outros.
FIRJAN
logo_firjanEntre junho e outubro de 2012, aSERES Consultoria desenvolveu um projeto inovador em conjunto com a empresa Firjan, firmando parceria através de licitação.
Foi solicitado o processo de Recrutamento e Seleção para desenvolvimento de Banco Reserva Firjan e processo de Recrutamento e Seleção para o cumprimento da demanda do quadro funcional Firjan.
Utilizando o sistema da própria Firjancomo ferramenta de gerenciamento de todo o projeto desde a primeira convocação até o feedback final, foi contemplado um volume de 9.973 candidatos inscritos. Ao final do processo, foram preenchidos mais de 400 postos de trabalho, entre professores, pedagogos, instrutores e técnicos em educação, em 30 cidades diferentes.
Apesar da necessidade de atender a diversas localidades simultaneamente, além de outros desafios, os mesmos foram superados com comprometimento e dedicação, alcançando o preenchimento de todas as vagas dentro do prazo estabelecido.
TRE
logo TRE-RJEm 2012, a SERES conquistou a licitação destinada a atender ao TRE-RJ. O projeto incluía desde o processo de divulgação até a admissão, passando pela captação de currículos, triagem, convocação, entrevistas e seleção, a fim de preencher mais de 350 vagas, entre cargos operacionais e de liderança.
O grande desafio estava no curto prazo para atender às vagas em diversas localidades, não só na cidade do Rio de Janeiro, mas tambémDuque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Campos, Petrópolis, Volta Redonda, Angra dos Reis, Macaé, entre outras, num total de 17 cidades.
A superação dos desafios se deu através de expressiva divulgação, árduo trabalho e comprometimento da equipe. As vagas de fora do Rio de Janeiro contaram com a presença de analistasnas cidades atendidas, selecionando os candidatos em cooperação com oSine e a prefeitura da cidade.
Dentro de duas semanas, quase metade das vagas já possuía candidatos admitidos e em um mês todas as demais foram preenchidas, conquistando, dessa forma, o fechamento de todas as vagas dentro do prazo.
O projeto conquistou tanto sucesso que levou a SERES a ganhar novamente a licitação para 2014, atendendo tanto o TRE-RJ como o TRE-SP.
MRS
logo MRSA MRS Logística é a empresa que controla, opera e monitora a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal. Atuando no mercado de transporte ferroviário desde 1996, quando foi constituída, interliga os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e, desde 2012, construiu uma parceria de sucesso com o Grupo SERES.
A SERES recebeu a incumbência de realizar todo o trabalho de recrutamento, dinâmicas, avaliação e seleção de candidatos. Com dedicação e muito compromisso, nos especializamos no setor e realizamos com êxito o curso de Formação de Operador Ferroviário (Manobrador). O sucesso dos primeiros processos conquistou a satisfação do cliente para a manutenção da parceria e, nos últimos 3 anos, foram mais de 1.200 vagas preenchidas em diversos cargos diferentes.