Skip to content

Publicado por Grupo SERES

RH Estratégico: o que ele faz e como implantar em sua empresa.


RH Estratégico: o que ele faz e como implantar em sua empresa.

A área de Recursos Humanos das empresas vem mudando com o passar dos anos, ganhando cada vez mais importância e destaque, não só com a gestão de pessoas. O que chamamos hoje de RH Estratégico, em resumo, é aquele que trabalha em colaboração com a empresa para que esta atinja suas metas. A área deixou de ser apenas o “departamento pessoal” e agora participa ativamente do planejamento das estratégias e das tomadas de decisões, sem deixar de atuar diretamente na valorização do capital humano.

A ideia é integrar os setores, buscando um maior comprometimento das diferentes áreas, servindo como ponte entre os colaboradores. Além de levar e estimular o alinhamento dos funcionários com as metas da empresa, o fluxo inverso também deve acontecer: os profissionais de um RH Estratégico devem entender as reais necessidades dos colaboradores e levá-las à direção, administrando uma visão global dos acontecimentos.

Como atua o RH Estratégico

Os modelos convencionais de equipes de RH não são mais considerados capazes de realizar ações que mantenham as equipes competitivas e os funcionários motivados diante de toda a evolução tecnológica que o mercado segue apresentando. Já o RH estratégico é capaz de reconhecer essas necessidades, trabalhando sempre para manter a instituição com melhores resultados. Ele atua para oferecer capacitações periódicas, planos de carreira (cargos e salários), oportunidades de crescimento e também realiza a gestão do clima organizacional, com pesquisas de satisfação e fomento da motivação dos colaboradores.

Outro ponto importante é a atração e retenção efetiva de verdadeiros talentos, por meio de um ambiente interno mais promissor. Apresentar uma boa perspectiva da companhia é fundamental para manter o que, de fato, alavanca o progresso: os bons funcionários.

Todas essas ações integradas proporcionam aumento dos lucros e produtividade das empresas, uma vez que apresentam possibilidades futuras mais assertivas. Um exemplo: diante do planejamento, o RH consegue entender quais profissionais estão aptos para assumir papéis importantes nos projetos e também sinaliza a necessidade de novas contratações, com perfis melhor definidos.

Para transformar o RH da sua empresa

Duas ações podem ser consideradas como primeiros passos: investir no seu time de colaboradores e ter um bom processo de recrutamento.

O indicado é começar com o que você já possui, até para entender se há a necessidade de novas contratações. O primeiro passo é aproximar-se dos funcionários. Com uma boa comunicação interna é possível saber a opinião sobre o trabalho, a empresa e os processos. Faça avaliações e também pesquisas de satisfação.

Diante dos resultados, é importante investir em treinamento, cursos de capacitação, oferecer palestras e convidar as diferentes equipes para eventos do setor de RH. Também deve-se envolver a direção da empresa, mostrando a importância do apoio do RH na criação de estratégias para atingir as metas traçadas, levando os objetivos a cada setor.

Este primeiro movimento pode apontar a necessidade de novas contratações. Mas esta decisão deve ser bem preparada para ser assertiva. E aí entra umas das atividades mais importantes para o setor: o processo de seleção.

Além de ter um perfil de profissional bem definido a ser encontrado, o RH deve procurar um processo moderno e dinâmico, a fim de poupar tempo e esforço, seja através de um parceiro ou realizando internamente.

E talvez o ponto crucial de um RH Estratégico seja conhecer a fundo os seus negócios e forma de atuação. Desta maneira, o setor se torna mais capacitado para transmitir, de forma interna e externa, os objetivos, visão e missão da empresa.

Precisa de mais informações? Entre em contato.

Referências:

ÉPOCA Negócios

Employer

Solides

Administradores

Kenoby

JRM Coaching

Empresas do Grupo