6 dicas para conseguir oportunidades profissionais através do Instagram

 

Atenção: você pode estar sendo observado. E não só por câmeras de monitoramento nos locais por onde anda. As redes sociais, como o Instagram, normalmente utilizadas para compartilhamento de fotos e conexão entre amigos, também servem como material para recrutadores em busca do candidato perfeito. E quando observamos isso como um todo, é fácil perceber: é possível usar o Instagram para ter vantagem no processo de recrutamento e seleção.

Mesmo tendo sido comprado pelo gigante Facebook, em 2012, o Instagram é considerado uma rede independente e tem se mostrado em constante ascensão. A plataforma fechou o ano passado com mais de 1 bilhão de usuários ativos e a expectativa é de que apresente um crescimento de cerca de 60% em 2019.

A rede já é considerada um ótimo caminho para empresas e marcas que buscam espaço para alimentar a relação com clientes e fãs, e agora começa a oferecer possibilidades para profissionais em busca de boas colocações no mercado.

Por ser uma rede visual, com grande oferta de fotos e vídeos, os recrutadores enxergam o canal como um bom lugar para encontrar informações sobre os candidatos. Ou seja: tem espaço para todo mundo surfar nessa onda de crescimento do canal.

Isso não quer dizer que o LinkedIn deixou de ser a rede mais usada para os contatos profissionais. Inclusive, seria impossível comparar as duas redes nesse sentido. A mecânica de utilização e os objetivos são completamente diferentes, porque o LinkedIn continua sendo um canal com foco estritamente profissional.

Saiba como utilizar o LinkedIn de maneira eficiente.

Mas, como dito acima, é possível utilizar o Instagram para sair com vantagem no processo de recrutamento e seleção. Confira algumas dicas:

 

Escolha seu nome de usuário com cuidado

Tudo começa com o nome que você escolher para seu perfil. Este será seu “endereço”, a forma como você será conhecido. Por isso é ideal evitar brincadeiras, apelidos ou trocadilhos. É bacana usar seu sobrenome de trabalho ou mesmo acrescentar a sua profissão.

Você pode até tentar ser criativo, desde que com moderação.

 

Cuide da biografia

Seja breve, mas não deixe de informar sua profissão, atividades que realiza e aspirações. A forma como você se coloca pode chamar a atenção dos recrutadores. E isso inclui a sua foto do perfil. Qual imagem você quer passar?

 

Faça um bom círculo social

Se você está à procura de oportunidades profissionais, siga os perfis de pessoas e de empresas certos, com conteúdos regulares e ricos. Isso é importante tanto para se inteirar sobre o mercado de trabalho e as novidades, quanto para fazer contatos.

Você também pode fazer buscas por hashtags que divulguem assuntos do seu interesse profissional. Hoje em dia é possível seguir uma hashtag, e você passa a acompanhar novos perfis e conteúdos através dela.

 

Use o Instagram como seu portfólio

Ainda falando sobre divulgar seu trabalho por meio de fotos, vídeos e texto: saiba que isso é essencial e, dependendo da hashtag que usar ou do círculo que você montar, este conteúdo pode chegar às pessoas certas.

Atraia a atenção de quem trabalha no ramo. Utilizar a rede social como um portfólio é uma ótima maneira de mostrar um pouco da sua capacidade de atuação.

 

Interaja

O network que você conseguir fazer na rede pode te trazer benefícios. Por isso, pode ser interessante interagir com os perfis de profissionais e de empresas. Curta e opine sobre imagens, textos e informações compartilhadas. Mas sempre procure ser relevante, respeitoso e apropriado ao contexto.

 

Conecte outras redes

Deixe que os recrutadores te conheçam em todas as redes. Conecte a sua conta do Instagram às do Facebook e LinkedIn, por exemplo. Assim, eles podem fazer uma avaliação completa do seu perfil.

 

A melhor dica é ser você mesmo

Entender o funcionamento do Instagram, conhecer suas ferramentas e aprender boas maneiras de como se portar e se destacar podem te ajudar a subir muitos degraus em busca do emprego dos sonhos.Mas lembre-se de que a rede deve ser uma extensão da sua vida real. Não adianta criar um personagem na internet, que não vai aparecer para trabalhar depois.

Mantenha a seriedade, sem deixar de lado, principalmente, a honestidade.

 

Gostou do assunto? Vem conhecer boas práticas e mais sobre o assunto, siga o novo perfil do Grupo SERES no Instagram.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp