Dinâmicas de grupo: Qual é a mais adequada?

Dinâmicas de grupo

 

Sabemos que, em um processo seletivo, diversos aspectos do candidato devem ser avaliados criteriosamente para que a escolha seja a mais assertiva possível. Por isso, é importante desenvolver várias etapas até chegar ao candidato que mais se identifique com os ideais da empresa e com a vaga. Uma das técnicas aplicadas durante a seleção são as dinâmicas de grupo. Existem diversos tipos de dinâmicas, mas qual é a mais adequada? Isso depende do objetivo da empresa no momento em que a técnica é aplicada.

Importante para o setor de Recursos Humanos, ela visa identificar e avaliar características e habilidades do candidato que, muitas vezes, não são percebidas num primeiro contato. Através de exercícios, muitas vezes simples e até divertidos, é possível constatar aspectos comportamentais e verificar a desenvoltura do candidato no trabalho em equipe.

Por isso, é imprescindível que seja criado um ambiente que deixe o candidato à vontade para lidar com os desafios propostos. O recrutador deve ter sensibilidade e oferecer liberdade durante a atividade, para que a timidez de alguns não encubra suas principais habilidades. Desta forma, é possível avaliar também a personalidade, as competências e o quanto cada pessoa está preparada para a vaga.

Mas quando exercer as dinâmicas de grupo?

Além do processo seletivo, as dinâmicas podem ser realizadas para a integração de novos profissionais. Disseminando de forma lúdica a cultura da empresa e promovendo a inteligência relacional. As dinâmicas também podem ser utilizadas em trabalhos de motivação dos colaboradores, estimulando o engajamento e o bom clima organizacional.

A mais adequada é a que tende a ressaltar mais as características que a empresa está procurando no momento. Conhecendo os diferentes tipos, fica mais fácil perceber como elas podem ser utilizadas.

Conheça quatro tipos de dinâmicas de grupo:

Apresentação:

Conhecer os candidatos é o ponto de partida de um processo seletivo. Esta é uma dinâmica muito comum, mas fundamental para avaliar a desenvoltura, o histórico e as competências do candidato.

Peça para que cada um se apresente ou deixe à cargo de outro participante, que, neste caso, receberá todas as informações do proponente. Outra proposta seria um jogo, no qual o grupo é dividido em dois círculos concêntricos com o mesmo número de pessoas, girando em sentido contrário, ao som de uma música. Assim, quando a música parar, as pessoas que ficarem frente a frente deverão se apresentar. O exercício termina quando todos se apresentarem.

Liderança:

Esta atividade visa identificar a capacidade de liderar dos candidatos.

Diga aos participantes que eles estão em uma ilha e sem alimentação. Peça para, num tempo determinado, pensarem e apresentarem estratégias de evasão. Com isso, você observa se alguém assumiu a liderança da atividade e como foi o desempenho do trabalho em equipe, avaliando fatores como proatividade, autoconfiança, flexibilidade, agilidade, inovação e tomada de decisão.

Entrosamento:

Realizada no início da seleção, a dinâmica faz com que os candidatos se apresentem, identificando aspectos pessoais.

Peça para que cada candidato escreva em um papel características que estejam ligadas à sua personalidade e à sua vida. Depois, misture as folhas e distribua novamente. Cada pessoa terá que adivinhar de quem é o papel que pegou. Com isso, eles ficarão mais relaxados e entrosados, demonstrando mais suas habilidades comportamentais e técnicas.

Debate:

O objetivo é analisar o comportamento de cada candidato durante o tempo estipulado para a atividade.

Divida os concorrentes em grupos com até cinco integrantes e peça para que debatam sobre um tema ou que proponham solução para alguma situação. Ao final, o representante de cada grupo apresentará as conclusões. Além de avaliar as ideias e argumentações, é possível verificar a participação de cada um.

Com um amplo conhecimento na área, o Grupo SERES é especialista no Recrutamento e Seleção de diferentes níveis profissionais, conduzindo o processo seletivo através de experientes psicólogos.

A escolha do candidato é feita de acordo com os valores e cultura do cliente. Quer saber mais sobre dinâmica de grupo e sobre outras atividades do funil de recrutamento? Então, entre em contato!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp