Como encontrar um candidato ideal no cenário atual?

Como encontrar um candidato ideal

Um dos maiores desafios dos gestores é encontrar colaboradores ideais para formar uma equipe eficiente e equilibrada. Num período conturbado economicamente e com milhões de desempregados, acertar na contratação está longe de ser uma tarefa fácil. O primeiro passo para tal é saber ao certo o perfil ideal buscado.  Em seguida, ir à “caça ao tesouro”, onde o pote de ouro é encontrar aquele profissional que parece que nasceu para trabalhar na sua empresa.

Mas por que escolher um candidato ideal é tão importante?

A escolha equivocada de um novo funcionário traz, no mínimo, três prejuízos para o negócio: perda de produtividade, perda de moral (interna e externa) e perda financeira. Por isso se faz necessário um processo minucioso e eficaz de seleção e contratação, para que não haja arrependimentos e problemas futuros. Por isso, veja este passo-a-passo que vai te auxiliar nas suas futuras seleções de funcionários:

Definição da vaga e perfil desejado

Ponto primordial para conseguir encontrar um perfil ideal para a sua equipe é saber, detalhadamente, o que se espera do novo funcionário. Ter consciência da função que será exercida, responsabilidades que serão delegas e as qualidades e diferenciais desejados é de extrema importância. Só assim poderemos chegar mais perto da escolha certa.

Anúncio de Vaga

Anunciar a vaga nas principais plataformas é um caminho para atrair um número satisfatório de inscrições. Nesta fase, é importante também criar anúncios eficientes e completos, que detalhem as características exigidas, as atividades a serem realizadas e outras informações relevantes.

Uma solução importante neste quesito também é a elaboração de uma ficha de inscrição, que pode estar no site da empresa ou na recepção. Esta ação é interessante, principalmente nos casos de contratações em larga escala. Porque permite que o candidato responda questões de interesse da empresa, o que facilita a seleção dos perfis.

Processo seletivo e entrevistas

Selecione os perfis que mais se destacaram e se aproximaram do perfil desejado. Nesta fase final do processo, as ações desenvolvidas (entrevistas, dinâmicas, testes) deverão conseguir desmembrar o perfil do candidato.

Onde se torne possível conhecer sua formação mais a fundo, seu histórico profissional, suas habilidades, qualidades e defeitos e, principalmente, a compatibilidade com a cultura da empresa, ou seja, se aquele candidato possui os valores que estão ligados ao ambiente e dia-a-dia da organização.

Seguindo esses passos, fica mais fácil encontrar o perfil profissional que falta em sua equipe. Se caso tiver dúvidas ou precisar contratar com eficiência, entre em contato com a gente.

O Grupo SERES tem expertise em RH, principalmente na seleção e contratação de funcionários.

 

Fontes:

Ortep

RH.com.br

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