A trajetória para alcançar sucesso profissional necessita de dedicação, foco, trabalho e, principalmente, planejamento. Criar um plano de carreira tem o objetivo de garantir direcionamento para alcançar o crescimento profissional, independentemente da pessoa almejar uma promoção dentro da empresa, encontrar um novo emprego, ou até mesmo passar em algum concurso.
Além disso, o plano de carreira pode ser visto como uma lista de passos ou metas. Esse planejamento pode ser de pequeno, médio ou até longo prazo. Porém, a ideia principal é organizar de forma clara as etapas até o seu objetivo. Desta forma, é possível enxergar um caminho a ser percorrido e ter mais motivação e comprometimento.
De forma mais realista e palpável, o plano de carreira bem definido permite que você analise suas ações atuais e quais mudanças são necessárias para atingir o seu futuro ideal. No entanto, é preciso ficar claro que o profissional deve ter disciplina e trabalhar continuamente no planejamento, visto que o processo é gradual e enfrenta percalços impossíveis de serem previstos.
Então, para começar a sua organização e evitar problemas comuns, alguns pontos são imprescindíveis para montar um plano de carreira. Listamos alguns que podem te ajudar:
1 – Defina seu objetivo com clareza
Em princípio, este é o passo mais importante. Para o plano existir, é preciso um objetivo. E você pode incluir tanto os objetivos pessoais quanto os profissionais e outras necessidades reais.
Porém, nunca se esqueça de que seu objetivo deve ser claro e palpável. Não adianta estabelecer o plano de “ganhar dinheiro”. Então, escolha algo como atingir um cargo ou conseguir uma vaga de emprego específica.
Um problema comum é não ter foco ou ter objetivos confusos. Objetivos abrangentes podem até funcionar, mas não é o cenário ideal.
2 – Elabore estratégias
Seja estratégico para ficar cada vez mais próximo do seu objetivo. Crie tarefas para o seu dia e não se esqueça de listar o que ainda “falta” para alcançá-lo.
Outra ação estratégica é o investimento na sua própria evolução: cursos, capacitações, treinamentos específicos, ou mesmo aprender uma nova língua podem ser diferenciais para você se destacar.
3 – Crie metas
Definir o objetivo é decidir onde se quer chegar. Criar metas pode ser relacionado aos degraus que você deverá subir para chegar ao resultado. E cada degrau deve ser bem definido.
Por exemplo: se para conseguir determinado emprego é preciso ter um segundo idioma, seu primeiro degrau pode ser a matrícula em um curso.
4 – Estabeleça prazos para cumprir as metas
Você até pode se dedicar a duas metas ao mesmo tempo, mas estabeleça um prazo para concluí-las. Desta forma você terá um processo organizado e, quando for avaliar, saberá exatamente quão próximo do objetivo você já está.
5 – Coloque seu Plano de Carreira “no papel”
Crie uma lista física para colocar todos os pontos do seu plano. Isso será importante para acompanhar os desafios e metas propostos. Procure sempre ler e atualizar.
6 – Redefina seus planos quando necessário
Por último, mas muito importante também: não tenha medo de redefinir algumas etapas do plano, prazos ou metas. Apenas evite perder o foco e/ou realizar as mudanças antes mesmo de tentar as primeiras ideias.
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