6 dicas para um plano de carreira eficiente

A trajetória para alcançar sucesso profissional necessita de dedicação, foco, trabalho e, principalmente, planejamento. Criar um plano de carreira tem o objetivo de garantir direcionamento para alcançar o crescimento profissional, independentemente da pessoa almejar uma promoção dentro da empresa, encontrar um novo emprego, ou até mesmo passar em algum concurso.

Além disso, o plano de carreira pode ser visto como uma lista de passos ou metas. Esse planejamento pode ser de pequeno, médio ou até longo prazo. Porém, a ideia principal é organizar de forma clara as etapas até o seu objetivo. Desta forma, é possível enxergar um caminho a ser percorrido e ter mais motivação e comprometimento.

De forma mais realista e palpável, o plano de carreira bem definido permite que você analise suas ações atuais e quais mudanças são necessárias para atingir o seu futuro ideal. No entanto, é preciso ficar claro que o profissional deve ter disciplina e trabalhar continuamente no planejamento, visto que o processo é gradual e enfrenta percalços impossíveis de serem previstos.

Então, para começar a sua organização e evitar problemas comuns, alguns pontos são imprescindíveis para montar um plano de carreira. Listamos alguns que podem te ajudar:

– Defina seu objetivo com clareza

Em princípio, este é o passo mais importante. Para o plano existir, é preciso um objetivo. E você pode incluir tanto os objetivos pessoais quanto os profissionais e outras necessidades reais.
Porém, nunca se esqueça de que seu objetivo deve ser claro e palpável. Não adianta estabelecer o plano de “ganhar dinheiro”. Então, escolha algo como atingir um cargo ou conseguir uma vaga de emprego específica.
Um problema comum é não ter foco ou ter objetivos confusos. Objetivos abrangentes podem até funcionar, mas não é o cenário ideal.

– Elabore estratégias

Seja estratégico para ficar cada vez mais próximo do seu objetivo. Crie tarefas para o seu dia e não se esqueça de listar o que ainda “falta” para alcançá-lo.
Outra ação estratégica é o investimento na sua própria evolução: cursos, capacitações, treinamentos específicos, ou mesmo aprender uma nova língua podem ser diferenciais para você se destacar.

– Crie metas

Definir o objetivo é decidir onde se quer chegar. Criar metas pode ser relacionado aos degraus que você deverá subir para chegar ao resultado. E cada degrau deve ser bem definido.
Por exemplo: se para conseguir determinado emprego é preciso ter um segundo idioma, seu primeiro degrau pode ser a matrícula em um curso.

– Estabeleça prazos para cumprir as metas

Você até pode se dedicar a duas metas ao mesmo tempo, mas estabeleça um prazo para concluí-las. Desta forma você terá um processo organizado e, quando for avaliar, saberá exatamente quão próximo do objetivo você já está.

– Coloque seu Plano de Carreira “no papel”

Crie uma lista física para colocar todos os pontos do seu plano. Isso será importante para acompanhar os desafios e metas propostos. Procure sempre ler e atualizar.

– Redefina seus planos quando necessário

Por último, mas muito importante também: não tenha medo de redefinir algumas etapas do plano, prazos ou metas. Apenas evite perder o foco e/ou realizar as mudanças antes mesmo de tentar as primeiras ideias.

Fonte:

Marketing de Conteúdo

JRM Coaching

Na Prática

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp