Previsão de demanda: o que é e como influencia na contratação de temporários?

Previsão de demanda: o que é e como influencia na contratação de temporários?

A previsão de demanda é uma prática estratégica e fundamental para as organizações, proporcionando uma visão antecipada das demandas de consumo. Ao analisar dados históricos, tendências de mercado, comportamentos do consumidor e fatores econômicos, a previsão de demanda oferece uma estimativa valiosa sobre a quantidade de produtos ou serviços demandados em certo período do ano.

Essa estratégia permite que as empresas se preparem de maneira adequada, otimizando a produção, a gestão de estoques, a distribuição e contratação de pessoal, garantindo eficiência operacional e satisfação do cliente.

Continue a leitura deste artigo até o fim e fique por dentro de como ter sucesso com essa estratégia.

O que é e para que serve a previsão de demanda?

Essa é uma estimativa futura da quantidade de produtos ou serviços que os consumidores vão procurar em um determinado período, em um mercado específico. Essa estimativa é baseada em análises históricas de dados, padrões de consumo, tendências de mercado, sazonalidade, fatores econômicos, mudanças tecnológicas, comportamentos do consumidor e outros indicadores relevantes.

Ela é crucial para o planejamento e a tomada de decisões em diversas áreas de uma organização, como recursos humanos, produção, distribuição, estoque, compras e marketing. Além disso, ela serve para:

  • definir headcount necessário para as áreas operacionais;
  • otimizar o planejamento de produção e estoques;
  • fazer uma eficiente gestão de inventário;
  • planejar compras com mais eficácia;
  • ajustar preços e estratégias de marketing;
  • potencializar a capacidade de produção;
  • expandir e realizar novos investimentos.

Qual é a sua importância?

Ela é fundamental, especialmente na sazonalidade, para que as organizações possam se preparar adequadamente para as flutuações temporais na demanda por produtos ou serviços. A sazonalidade se refere a padrões cíclicos e previsíveis nas preferências e necessidades dos consumidores, que ocorrem em determinados períodos do ano, como: páscoa, dia das mães, dia dos namorados, black friday, extra natal e outras datas comemorativas ou eventos específicos.

Com a previsão sazonal, as empresas podem ajustar suas estratégias evitando perdas operacionais, risco de perda do market-share, minimizar absenteísmo por estresse ou pressão nos colaboradores, além de potencializar as margens de lucro do negócio.

De que forma a previsão de demanda influencia diretamente na contratação de temporários?

Durante períodos de alta demanda, é comum que as empresas contratem trabalhadores temporários para complementar o efetivo existente e só tendo a previsão dessa demanda, é possível definir o volume de temporários de forma assertiva. Esses trabalhadores são essenciais para lidar com os volumes extras de trabalho, sem a necessidade de contratação permanente, sem sobrecarga dos colaboradores atuais e com a flexibilidade que o negócio precisa para esse período.

Empregar temporários durante os picos de demanda permite que a empresa atenda aos pedidos dos clientes de maneira eficaz e, assim, otimize a produtividade e a satisfação do cliente.

Como estar atento a ela para fazer novas contratações?

É preciso que o gestor analise dados de vendas, pedidos, tráfego de clientes, comportamento de compra e outras informações relevantes dos anos anteriores, a fim de identificar padrões e tendências sazonais na demanda.

Manter uma comunicação estreita com as equipes de vendas e marketing também é indispensável para entender estratégias, promoções planejadas e eventos que possam influenciar a demanda. É interessante utilizar softwares que ajudem a criar modelos preditivos com base em análises estatísticas e algoritmos.

Como funciona o contrato de temporários?

O contrato de trabalho temporário é regido à Lei nº 6.019/1974, que estabelece as regras dessa modalidade de contrato para atender à necessidade transitória de substituição de pessoal regular e a demanda complementar de serviços.

Veja quais são os principais pontos sobre como funciona esse tipo de acordo:

Contrato de prestação de serviços

Essa prestação de serviços, prevê uma relação entre 3 partes, o Tomador dos Serviços, a Empresa de Trabalho Temporário e o Trabalhador Temporário, sendo necessário um contrato empresarial entre as duas primeiras e a cada contratação temporária um contrato de trabalho temporário, entre as 3 partes, tendo esse validade como aditivo, justificando o motivo de cada novo contrato.

Prazo do contrato

Esse acordo de trabalho tem um limite máximo de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90, consecutivos ou não, desde que seja mantido o mesmo motivo que justificou a contratação.

Direitos trabalhistas

Os trabalhadores temporários, possuem vários direitos como os demais trabalhadores em outros regimes, tais como:

a) remuneração equivalente à percebida pelos colaboradores do mesmo cargo;

b) horas extras, quando realizadas;

c) férias e 13º proporcionais,

RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

d) repouso semanal remunerado;

e) adicional por trabalho noturno;

g) seguro contra acidente do trabalho;

h) proteção previdenciária.

Ocupações permitidas

Qualquer cargo poderá ser objeto de contratação temporária, não gerando nenhum tipo de vínculo trabalhista com a empresa Tomadora dos serviços.

Como recrutar esses profissionais?

A contratação de trabalhadores temporários deve ser feita de maneira estratégica e eficiente, para garantir a seleção dos candidatos mais adequados à função. Para isso, é necessário:

  • levantar a cultura e necessidade da empresa;
  • definir o perfil da vaga e a duração do contrato temporário;
  • fazer uma divulgação de vagas direcionada para os perfis;
  • efetuar uma seleção ampla e assertiva com entrevista por competências;
  • aplicar testes ou atividades práticas;
  • esclarecer para o candidato sobre as condições do contrato temporário;

O processo de R&S para esses trabalhadores, precisa ser transparente e humanizado, garantindo a agilidade do processo e qualidade para o cliente, com a preocupação para a experiência do candidato.

Quais as vantagens de optar pela contratação de temporários?

Essa alternativa oferece diversos benefícios para as organizações, especialmente em situações nas situações onde a flexibilidade na mobilização ou desmobilização do profissional seja imprescindível.

Entre os principais proveitos, podemos citar:

Agilidade para mobilização de profissionais, por contar com parceiros que possuem várias datas para admissão;

Flexibilidade de encerrar o contrato sem multas, quando a demanda extraordinária se encerrar;

Menor custo com encargos trabalhistas, pela menor carga aplicada ao temporário;

Possibilidade de Aproveitamento de créditos tributários para empresas do Lucro Real;

Qualidade dos profissionais temporários e na administração do contrato pela expertise das empresas de trabalho temporário.

Poder contar com o trabalhador temporário diretamente nas atividades e sob a mesma gestão, sem risco trabalhista de vínculo empregatício.

Por fim, é fundamental que o parceiro escolhido para administração dos temporários, seja uma empresa segura e estável e possua o certificado do MTE para prestação desses serviços. Isso trará além da qualidade e agilidade nas entregas, segurança com todas as obrigações e uma estrutura para oferecer as melhores políticas de compliance e governança que são fundamentais para contratações bem sucedidas.

Sabemos que uma equipe especializada em RH e de alta performance pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para alavancar os resultados e focar no que é prioridade. O Grupo Seres tem quase 60 anos de expertise em RH, conheça nosso serviço específico para Administração de Temporários: SERES Temporários

 

 

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp