9 dicas para desenvolver uma estratégia de comunicação assertiva

dicas para desenvolver uma estratégia de comunicação assertiva

A comunicação assertiva é uma das habilidades requeridas no mercado de trabalho. Isso porque saber se comunicar bem e interagir com o time é uma das aptidões-chave para alavancar a sua carreira e tornar o ambiente de trabalho mais saudável. A assertividade da comunicação é marcada por ser clara, verdadeira e dinâmica, sem ser invasiva ou autoritária.

Uma pessoa com essas características é conhecida por saber transmitir as informações que precisam ser ditas de forma compreensiva, empática e objetiva. No entanto, você sabe qual a importância da comunicação dentro do ambiente profissional e como desenvolver uma boa estratégia?

Se você quer saber a resposta para essa questão, continue a leitura e confira nosso post!

Quais os motivos para ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho?

A comunicação eficaz é essencial em qualquer ambiente de trabalho e desempenha um papel crucial no sucesso das organizações e no bem-estar da sua equipe. A seguir, são apresentados alguns motivos pelos quais ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho é tão importante.

Aumenta a eficiência nas operações

Ao investir em uma comunicação clara e aberta, você consegue melhorar a eficiência das operações diárias na sua equipe. Quando as informações são transmitidas de forma precisa e oportuna, os times podem agir rapidamente e tomar decisões informadas, evitando atrasos e retrabalho.

Melhora a produtividade

Produzir mais com a mesma quantidade de recursos é uma meta recorrente em empresas que desejam aumentar sua competitividade. Uma comunicação efetiva promove um ambiente colaborativo, no qual os membros da equipe se sentem à vontade para compartilhar ideias, trabalhar em conjunto e contribuir para os objetivos comuns. Isso leva a um aumento geral na produtividade, além de fomentar a cooperação entre os setores.

Facilita a resolução de conflitos

Certamente haverá conflito em um ambiente que exige a convivência de diversas pessoas diferentes, como acontece no dia a dia de trabalho. Muitos deles podem ser evitados ou resolvidos por meio da comunicação adequada. Ao incentivar uma cultura aberta de comunicação, os problemas podem ser identificados e tratados antes de se tornarem maiores ou mais complexos. Isso afeta positivamente o clima organizacional e o dia a dia de todos.

Deixa a equipe mais motivada

Funcionários que se sentem ouvidos e valorizados são mais motivados para realizar suas tarefas. Uma boa comunicação permite que os líderes reconheçam o bom trabalho, forneçam feedback construtivo e apoiem o crescimento profissional dos colaboradores. Isso tudo contribui para a criação de um ambiente de trabalho menos estressante e mais agradável.

Cria um bom clima organizacional

Uma comunicação clara e positiva contribui para um clima organizacional saudável. Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho mais feliz e menos estressante, o que, por sua vez, pode reduzir o absenteísmo e a rotatividade de funcionários. Ademais, esse tipo de benefício também colabora para a retenção de talentos na empresa.

Proporciona um alinhamento estratégico

Comunicar efetivamente a missão, visão e objetivos da organização ajuda a garantir que todos os funcionários estejam trabalhando com foco na mesma direção. Isso é fundamental para alcançar metas e alcançar o sucesso a longo prazo. Nesse quesito, vale a pena realizar reuniões frequentes para identificar ajustes e melhorias que podem ser implementados para contribuir com as metas da empresa.

Qual a relação entre comunicação assertiva e o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho cada vez mais valoriza equipes dinâmicas, criativas e comprometidas, pois são fatores que estão alinhados à produtividade do trabalho. Nesse contexto há uma competência fundamental para que tudo funcione na prática: a boa comunicação.

Afinal, as falhas nos diálogos podem gerar problemas desnecessários dentro do time, aumentar o retrabalho, criar um ambiente profissional desconfortável, além de todo um estresse e frustração das partes envolvidas, o que pode reduzir o nível de motivação do grupo.

Ter uma boa comunicação está longe de ser uma maneira autoritária e ríspida de repassar as informações, pelo contrário, o diálogo é empático e respeita o espaço do outro. Quando a comunicação em uma empresa é assertiva, toda equipe está na mesma página e apresenta uma produção alinhada que influencia diretamente na política de resultados.

Então, um profissional que deseja ter destaque na carreira, precisa investir tempo para desenvolver uma comunicação assertiva. Foi pensando nessa necessidade que desenvolvemos as dicas abaixo. Assim, você conseguirá demonstrar mais segurança para os seus colegas de trabalho e fortalecer o seu profissionalismo como um todo!

Como desenvolver uma comunicação assertiva?

Entender quais são as principais dicas para desenvolver a comunicação assertiva na empresa é fundamental para garantir o bom gerenciamento de recursos humanos. Para te ajudar com essa tarefa, destacamos várias boas práticas, a seguir. Confira!

1. Faça um diagnóstico

Toda pessoa tem pontos fortes e fracos em sua carreira e em suas competências profissionais. Nesse primeiro momento, o autoconhecimento é fundamental. Para esse exercício, caso seja necessário, faça uma lista com os três pontos abaixo:

  • problemas: liste quais são os seus principais desafios na carreira;
  • soluções: liste quais são as suas habilidades que são úteis atualmente e quais você precisa adquirir para ter mais segurança no trabalho;
  • objetivos: liste quais são as suas metas para o futuro, explique como atingi-las e determine um prazo para cumprir cada uma delas.

Além disso, vale incentivar que os colaboradores da empresa façam o mesmo. Assim, você consegue se desenvolver na gestão e também faz a sua equipe evoluir, o que melhorará os resultados do negócio.

2. Busque capacitações

A partir da análise feita, você terá consciência de seus pontos fortes, mas, sobretudo, terá domínio dos seus pontos fracos a fim trabalhar para evoluí-los por meio de uma boa capacitação. Ainda saberá quais são as dificuldades da equipe na hora de se comunicar.

Por exemplo, se você é uma pessoa que pensa rápido demais, em muita coisa ao mesmo tempo e tem dificuldade de organizar as ideias, no momento de se expressar pode se sentir ansioso ou extremamente nervoso.

Para solucionar esse problema, comece a fazer exercícios físicos para descarregar a ansiedade e desacelerar o seu cérebro. Além disso, é importante se preparar para suas reuniões e avisos, assim você apresentará suas ideias de forma organizada e estratégica.

3. Estude técnicas

Existem diversas técnicas de oratória que vão potencializar a sua comunicação e garantir bons resultados em reuniões com os liderados e demais pessoas da empresa. Por exemplo, ter atenção à entonação na hora de falar é um ponto importante para passar a mensagem adequada e isso pode ser treinado.

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Além disso, caso sinta necessidade, tire um tempo para si mesmo, aprenda algumas técnicas de respiração consciente para usar nos momentos de tensão. O interessante é que esses exercícios podem ser inseridos no cotidiano, não apenas no ambiente de trabalho.

O ideal é que a busca por melhorias e pela evolução contínua das habilidades comunicativas seja uma prioridade. Afinal, sair da zona de conforto gera resultados positivos a longo prazo.

4. Trabalhe sua inteligência emocional

Umas das características marcantes da comunicação assertiva é a empatia e o respeito pelo espaço do outro. Então, esteja preparado para viver e reconhecer esses sentimentos. Desenvolva a sua inteligência emocional, aprenda a conviver com seus sentimentos, sobretudo em situações extremas.

A pessoa que desenvolve essa habilidade, mesmo em situações de muita pressão ou raiva, está apta para conviver com suas emoções. Ela não se deixa dominar por seus sentimentos, mas sabe reconhecê-los para conseguir raciocinar sobre qual será a melhor ação a ser tomada nas diferentes situações.

5. Saiba trabalhar com feedbacks

Criar uma cultura de feedbacks é fundamental para o seu desenvolvimento e da empresa. Nesse sentido, ter um diálogo aberto e claro com os membros da equipe vai ajudar a encontrar pontos de melhoria e saber como trabalhar questões delicadas. Por exemplo, um feedback negativo gera tristeza e frustração.

No entanto, ao ouvir o feedback esses sentimentos precisam apenas serem sentidos por você, em silêncio, até que consiga pensar racionalmente. O mesmo acontece quando for dar feedbacks aos demais colaboradores. Nesse sentido, é preciso saber se comunicar para evitar frustrações ou situações difíceis.

Muitas pessoas têm decisões erradas por estarem frustradas demais e se arrependem, construindo uma má reputação na empresa, pois acabam reclamando demais, espalhando fofocas ou criticando os companheiros de trabalho. Saber trabalhar isso é crucial para o negócio.

6. Fale na hora certa

O profissional não pode tomar suas decisões somente a partir de um pico de emoções. É preciso senti-las e reconhecê-las para enxergar o acontecimento como ele realmente é. Só assim será possível ter boas ações e poder se comunicar de maneira ponderada e na hora certa.

Com esse cuidado, você desenvolverá uma compreensão melhor sobre si mesmo e, por consequência, será mais empático com o outro, visto que reconhecerá como é difícil lidar com determinados sentimentos momentâneos.

Assim, é possível melhorar a comunicação, pois a sua empatia atuará nos momentos mais complexos. Consequentemente, terá mais facilidade para ter um bom relacionamento com os demais membros da empresa.

7. Repita as mensagens e evite suposições

Primeiro, é importante entender que, em algumas situações, as pessoas com quem você conversa podem não compreender totalmente a mensagem passada. Por isso, repetir informações e ter certeza de que o que você falou foi bem recebido é primordial para diálogos de sucesso.

Além disso, diante de cenários delicados, você não deve começar criar suposições e cenários conspiratórios. Chame as pessoas envolvidas na situação e tenha uma comunicação clara e transparente. Esse cuidado vai evitar desgastes e garantir um nível de confiança alto na empresa.

8. Defina o canal apropriado

A penúltima dica que vamos destacar são os canais de comunicação. É importante tê-los bem definidos para evitar confusões com os demais membros da equipe. Por exemplo, você pode ter canais internos bem estabelecidos para recados que são para toda a equipe.

Porém, para situações de feedback, o ideal é fazê-los de forma individual, apresentando pontos positivos e negativos dos indivíduos da sua empresa. Com isso, fica mais fácil manter todos engajados.

Por fim, vale destacar a importância de ter regras claras sobre como os canais devem ser utilizados. Esse cuidado evitará atitudes indesejadas que possam comprometer o bom uso de cada meio de comunicação.

9. Pratique a escuta ativa

A comunicação assertiva depende da interação clara entre os interlocutores e, para isso, é importante ser um ótimo ouvinte. Para auxiliar nessa tarefa, separamos algumas boas práticas para melhorar essa habilidade:

  • esteja presente: tenha atenção plena para a escuta, coloque o celular no silencioso e deixe as notificações de lado quando o diálogo estiver acontecendo;
  • use algumas paráfrases: enquanto a pessoa conversa, você pode concordar usando algumas paráfrases, assim sua memória registrará com mais certeza o diálogo;
  • tenha atenção à emoção da pessoa que fala: veja se a pessoa está ansiosa, nervosa ou expressa preocupação com algum problema;
  • não interrompa: muitas pessoas ouvem preparando para a própria fala, isso pode interferir na boa escuta. O melhor é demonstrar compreensão. Caso seja necessário, fale com empatia o que você pensa e demonstre uma solução apenas se solicitado e se concordar com sua função profissional.

Além disso, se você não estiver compreendendo o que a outra pessoa está trazendo, não tenha receio de expressar suas dúvidas, assim é possível garantir a compreensão sobre o assunto e evitar ruídos de comunicação, por isso a comunicação assertiva é uma competência tão importante para trabalhar no seu planejamento profissional.

Quais as consequências de não ter uma comunicação assertiva?

Uma comunicação ineficiente pode levar a uma série de consequências negativas no ambiente de trabalho. Primeiro, ela pode resultar em mal-entendidos entre os membros da equipe, causando conflitos e momentos desnecessários de tensão. Sem uma comunicação clara, as pessoas podem interpretar as informações de maneiras diferentes, o que pode prejudicar o relacionamento interno.

Segundo, uma comunicação prejudicada pode reduzir a produtividade, tendo em vista que as informações podem ser perdidas, ignoradas ou mal interpretadas. Isso pode levar a erros, retrabalho e atrasos, reduzindo a produtividade geral da equipe e da organização.

Por fim, esse tipo de ambiente com desconfiança e negatividade pode afetar o engajamento da equipe. Quando as pessoas não se sentem ouvidas ou não têm acesso às informações necessárias para realizar seu trabalho, é mais provável que percam a motivação e o interesse em contribuir plenamente para a empresa.

Notou quantas habilidades estão envolvidas com a comunicação assertiva? É por isso que o mercado de trabalho valoriza pessoas que dominam essa habilidade. Quando as informações são transmitidas de uma maneira positiva, é possível trazer boas soluções e prevenir problemas!

Gostou do nosso conteúdo? Conhecer mais sobre comunicação assertiva te ajudou a planejar de forma construtiva o seu futuro profissional? Então, continue conosco e saiba como um RH humanizado pode fazer a diferença dentro de uma empresa!

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