Análise de dados para RH: como implementar corretamente?

análise de dados para rh

Os gestores de grandes empresas já perceberam a importância de coletar, analisar e tratar os dados do setor de Recursos Humanos (RH). Investir em tecnologias de gestão capazes de realizar essas tarefas é fundamental para a tomada de decisões mais assertivas, criação de novas estratégias, adaptação de processos e aumento da produtividade.

A análise de dados para RH é uma tendência estratégica para os profissionais que precisam traçar planos de desenvolvimento, monitorar as métricas de performance e realizar mudanças na empresa. As soluções tecnológicas auxiliam com precisão e agilidade na realização de vários procedimentos de gestão de colaboradores, além de conferir mais segurança às suas informações.

Gostaria de saber qual é a importância da análise de dados para o setor de RH e como implementá-la corretamente? Acompanhe a leitura!

O que é a análise de dados e qual a sua função no RH?

Análise de dados para RH é um processo que envolve a captura e a utilização de informações oriundas de vários locais para aumentar a eficiência dos gestores e suas equipes. Existem diversos objetivos e métodos específicos para compreender essas análises, sendo que elas são chamadas de descritiva, diagnóstico, preditiva e prescritiva.

Na análise descritiva, o gestor se baseia em informações passadas e atuais para obter o resultado desejado. Já a preditiva, o profissional avalia o que pode acontecer diante de determinadas circunstâncias e o seu impacto na cultura e nas rotinas dos colaboradores. A prescritiva, por sua vez, ajuda a levantar hipóteses diante da tomada de decisões distintas.

Por fim, a análise de diagnóstico é um tipo que leva os líderes a se perguntar o motivo de certos acontecimentos. Com ela, fica mais fácil identificar componentes e explorar causas que determinam o insucesso ou o sucesso em situações variadas. Por exemplo, se os colaboradores de determinado departamento pediram demissão, o gestor utiliza essa avaliação para reverter esse quadro.

Qual é a importância da análise de dados para o setor de RH?

Realizar análises de dados no departamento de RH é muito importante para tomar e embasar as decisões dos gestores. Elas permitem o cruzamento das informações para que os profissionais recebam insights valiosos que otimizem os processos e promovam o bem-estar dos colaboradores. As avaliações são essenciais para descobrir a eficiência de práticas e políticas aplicadas no negócio.

As análises de dados geram diagnósticos sobre os líderes, diversidade, remunerações, home office e muito mais. A partir dessas informações é possível criar planos de ação mais efetivos, reduzir os custos e diminuir as taxas de turnover. As avaliações ajudam a executar os treinamentos dos profissionais, agilizar processos seletivos e realizar a integração dos novos talentos de modo eficaz.

Enfim, a análise de dados permite que os profissionais realizem melhorias nos outros setores e contribuam para a economia de tempo de todos os times. Os processos realizados conferem mais produtividade e qualidade às tarefas executadas pelos colaboradores. Eles revelam a satisfação dos parceiros, clientes e talentos com o clima empresarial.

headhunting
RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

Quais são as principais dicas para implementar a análise de dados no RH?

Há várias etapas para a implementação da análise de dados no setor de RH. A primeira ação é a coleta de dados com a identificação de números que podem vir de diversas fontes. Em seguida, é realizado o cálculo para a criação de um diagnóstico. Veja a seguir, dicas para implementar essa estratégia na sua empresa!

Estabeleça os objetivos

Inicie o processo estabelecendo os objetivos da análise que precisa ser feita. Apenas acessar os dados sem ter um direcionamento claro e preciso não levará o gestor a ter uma conclusão da avaliação. Sendo assim, antes de começar a coletar as informações, tenha em mente o motivo de buscá-las, processá-las e tratá-las para utilizá-las com efetividade.

Treine a equipe

O treinamento do time de RH envolvido nas análises de dados é crucial para que o processo seja bem-sucedido. Os profissionais treinados de maneira informal ou formal trarão melhores resultados para o gestor e estarão cientes da realidade do negócio. Eles precisam compreender a relevância de usar as informações disponíveis, analisá-las e aplicá-las no dia a dia.

Colete dados em People Analytics

A coleta dos dados para RH em People Analytics, que se trata de um método de gestão, exige que os colaboradores façam pesquisas, compreendam as taxas e todos os aspectos micro e macro de uma organização para a obtenção de diagnósticos corretos. Essa fase do processo requer a definição de indicadores e métricas para o gerenciamento dos colaboradores.

Correlacione os dados e os indicadores

Depois que os dados forem obtidos, é necessário correlacionar as informações com os indicadores. Compare todos os elementos para ter acesso à uma avaliação mais completa. Na prática, o gestor precisa comparar se a cultura organizacional está adequada aos treinamentos oferecidos aos talentos, se eles estão adequados às rotinas dos trabalhadores e se a empresa consegue reter os profissionais.

Tenha planos de ação

Elabore planos de ação bem estruturados antes de tomar iniciativas na sua empresa, especialmente se essas ações vão afetar as rotinas ou o aspecto prático do cotidiano. O planejamento servirá de guia para definir objetivos, delegar tarefas e atingir as suas metas. Para usar estratégias de People Analytics implica na definição de atitudes a serem tomadas.

Verifique os dados disponíveis e avalie se a empresa faz investimentos no desenvolvimento dos profissionais. A taxa de turnover revela essa informação e pode prejudicar as métricas de seleção e recrutamento. Além disso, a competitividade do mercado deixa os times de RH sobrecarregados, leva à busca de novos talentos para preencher as vagas dos colaboradores que se demitiram.

Conte com as ferramentas certas

É necessário utilizar ferramentas que facilitem a análise de dados, já que a tecnologia facilita e oferece assertividade aos gestores. Você vai encontrar no mercado diversas opções que ajudam a coletar as informações e a fazer avaliações, cruzamento de dados de diversos setores, entre outras ações. As soluções tecnológicas identificam gargalos e fornecem insumos para escolhas mais acertadas.

Entendeu como implementar corretamente a análise de dados para RH? Comece montando um time que será responsável por cuidar desse procedimento, escolha os perfis com base nas habilidades de cada profissional. Considere a similaridade e complementaridade das funções, promova cursos para que esses colaboradores atuem em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Quer receber mais dicas relevantes em seu e-mail? Então assine a newsletter e receba informações atualizadas em sua caixa de entrada!

ebook headhunting
BannerChecklist 02 v4
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: