4 dicas de como atrair candidatos talentosos para sua empresa

Como atrair candidatos talentosos
77 / 100 SEO Score

Em tempos difíceis economicamente, nos quais o mercado está atribulado, não são poucos os desafios para os gestores das empresas. Um dos principais é como atrair candidatos talentosos e montar uma equipe com profissionais capacitados, com iniciativa e que trazem resultados diferentes do esperado. Essas são características que resumem um profissional talentoso.

Por isso, conseguir reunir colaboradores talentosos em um mesmo time é um passo fundamental para aumentar os resultados positivos da empresa e, consequentemente, fazê-la se destacar no setor que atua.

Neste texto, você saberá alguns pontos que influenciam a conquista e a manutenção de novos talentos em sua equipe e como atrair candidatos talentosos para compor seu time.

Conheça 4 dicas de como atrair candidatos talentosos

Para começar o conteúdo, vamos dar algumas dicas práticas para que você consiga atrair e convencer candidatos talentosos a entrarem no seu time, montando uma equipe de alta performance.

Veja abaixo como fazer isso!

1. Remuneração

Considerado por muitos como fator preponderante em qualquer negociação para contratação ou retenção de um profissional, a remuneração é, sim, um artifício importante nesse tipo de processo. Uma empresa que consiga ofertar um salário atrativo ganha força na hora de disputar a contratação de um profissional.

Contudo, não pense que empregadores com menos força financeira já perdem de cara essa disputa. O conselho dado para essa situação é sempre tentar manter uma remuneração compatível com a dos concorrentes. Também, é aconselhado evidenciar os pontos positivos que a sua empresa pode oferecer ao profissional, como benefícios, localização de fácil acesso e bom ambiente de trabalho.

2. Projetos e desafios

Mostre para o funcionário pretendido que a sua empresa dispõe de um plano de carreira que o permita crescer. Muitos profissionais dão importância não só à remuneração, mas ao desenvolvimento de vida que aquela experiência pode oferecer. Por isso, incentive novos projetos que desafiem sua equipe e saiba como reconhecer os resultados alcançados. Faça o seu colaborador não sentir medo de errar, mas ao contrário, que ele se sinta inclinado a se superar.

3. Estimule a empatia

Informe sobre os valores que norteiam a empresa e o ambiente, e busque colaboradores que se identifiquem com isso. Quando o funcionário percebe que o seu ambiente de trabalho reflete suas percepções, sentimentos e valores, sente-se mais inclinado e disposto a fazer parte daquela equipe.

4. Demonstre compreensão

Empresas mais tradicionais, que têm dress code ou regras rígidas, não costumam ser tão atraentes para os talentosos. Geralmente, os funcionários mais criativos são mais desligados com regras burocráticas e gostam de se sentir mais à vontade.

Entender e permitir que o funcionário possa trabalhar usando bermuda e camisa, em vez de um traje social, entender o seu ritmo e sua maneira de trabalhar são fatores diferenciais na conquista ou manutenção de talentos. Por isso, se aquele funcionário é importante para a empresa, ela deve estar disposta a negociar.

Veja a importância de atrair novos talentos

Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico, no qual as novidades não param de influenciar e moldar as empresas dos mais variados segmentos. As últimas décadas foram uma verdadeira lição sobre a importância da inovação, uma vez que diversas marcas, muitas com renome mundial, simplesmente desapareceram do mercado.

Em uma realidade como essa, o verdadeiro gestor inteligente não pode abrir mão de estratégias eficazes e ações acertadas para atrair novos talentos. São esses indivíduos que garantirão que o negócio se mantenha na vanguarda do ramo, com profissionais de alta performance e conectados com as melhores práticas de suas áreas.

Confira os erros que podem afastar novos talentos

Agora que você já conheceu 4 dicas de como atrair candidatos talentosos e compreendeu melhor a importância de contar com novos talentos, vamos conferir quais são os erros que podem afastar esses profissionais da sua empresa e que você não deve cometer sob hipótese alguma.

Veja abaixo quais são eles!

Processos seletivos muito extensos

Um dos erros que podem afastar novos talentos é ter um processo seletivo muito extenso. Afinal, não é difícil perceber que quanto mais capacitado e diferenciado for o profissional, menos tempo ele ficará disponível no mercado de trabalho, não é verdade? Sendo assim, não se arrisque a perder um integrante valioso para sua equipe.

Diante desse cenário, o ideal é que o seu RH conte com uma metodologia de recrutamento eficiente e dinâmica, que possa cruzar as habilidades dos candidatos com as demandas, necessidades e expectativas do seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil cruzar os dados e dar uma resposta rápida, satisfazendo todos os envolvidos.

Definição de metas inalcançáveis

Outra situação que pode afastar os talentos da sua empresa é a definição de metas inalcançáveis. É bastante provável que você, em algum momento da carreira ou da vida, deva ter lidado com chefes e parceiros que simplesmente não tinham a menor noção do que faziam ao traçar objetivos. Desmotivante, não é mesmo?

O gestor inteligente traça metas para, acima de tudo, motivar e dar propósito para as ações de sua equipe. O índice de dificuldade deve ser compatível com a realidade do momento, dos recursos alocados e dos colaboradores, sem alvos irreais ou ilusórios. Assim, todos ficarão satisfeitos e animados com a oportunidade de mostrar potencial.

Falta de investimento em capacitação

Por fim, um erro que você não pode cometer, sobretudo se quiser reter e lapidar os talentos na sua empresa, é não investir em capacitação. Isso é muito importante sob diversos prismas. Sobretudo, se considerarmos que o mercado é dinâmico e, independentemente do segmento, é preciso estar em constante evolução.

A qualificação e o treinamento dos colaboradores fazem com que eles possam crescer e se desenvolver dentro da empresa. Todos ficarão mais aptos na execução de suas atividades, reduzindo a incidência de falhas e impactando positivamente no desempenho geral, trazendo bons resultados no fim do mês.

Como você pôde ver ao longo do post, atrair e reter novos talentos pode ser mais simples do que você pensava, desde que você consiga traçar estratégias adequadas e adote ações inteligentes para o dia a dia da sua empresa!

Gostou de conhecer essas dicas? Então não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais! E se tiver dúvidas, fale com a gente!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp