11 dicas de como fazer um bom recrutamento e seleção

como fazer um bom recrutamento e seleção

Você sabe como fazer um bom recrutamento e seleção? Um bom processo de seleção de novos funcionários é fundamental no atual cenário econômico. Quando bem formulado, esse processo diminui os riscos de contratar um funcionário que não se encaixa no perfil da sua empresa, o que potencializa a produtividade e diminui os custos atrelados à demissão.

Você tem dúvidas sobre como conduzir corretamente um processo seletivo? Confira as 11 dicas que selecionamos aqui sobre como fazer um bom recrutamento e seleção!

1. Defina a vaga

Primeiramente, avalie e defina todas as características que o profissional precisa para preencher cada vaga da empresa. Descreva as funções que serão desempenhadas, as responsabilidades existentes e a contraparte concedida (salário, bonificações e benefícios).

2. Divulgue e selecione candidatos

Divulgue a vaga nas plataformas existentes (redes sociais e sites de empregos, por exemplo) para receber os currículos ou faça uma pesquisa no LinkedIn — rede social voltada para perfis profissionais. Dessa forma, é possível atingir pessoas interessadas na oportunidade divulgada.

3. Elabore um questionário

Uma estratégia interessante a ser utilizada é solicitar que o candidato preencha uma ficha de inscrição para disputar a vaga. Essa ficha pode ser disponibilizada online, no site da empresa, ou de forma física, na recepção do negócio.

Além de possibilitar que o profissional responda questões de interesse da contratante — o que facilita o processo seletivo —, essa ação demonstra o grau de interesse da pessoa em se candidatar àquela vaga.

4. Faça entrevistas e dinâmicas

Ao entrevistar o candidato, procure fazer perguntas que revelem as características profissionais, as habilidades e os valores dessa pessoa, para analisar se o perfil se encaixa na cultura organizacional da empresa.

As dinâmicas de grupo são interessantes medidas para avaliar como o candidato age, seja com outras pessoas, seja diante de um problema.

5. Elabore testes

Se você ainda tiver dúvidas sobre qual candidato escolher, realize testes técnicos específicos, que simulem uma atividade que o futuro funcionário vai encontrar no dia a dia da empresa. Essa é uma forma simples e eficaz de avaliar qual profissional está mais preparado para a vaga.

6. Dê feedbacks

Uma questão muito importante, mas pouco usual para a maioria das empresas, é a resposta aos candidatos. É extremamente necessário comunicar aos interessados na vaga por que o profissional em questão foi ou não escolhido. Isso possibilita ao candidato uma reflexão sobre o seu perfil e demonstra que a empresa se preocupa com as pessoas.

7. Use a tecnologia

Em tempos de transformação digital, não usufruir dos benefícios da tecnologia para a realização de recrutamento e seleção de candidatos na empresa é um equívoco que pode custar mais do que dinheiro para as empresas.

Existem inúmeras ferramentas para anunciar as vagas, automatizar as etapas do processo e conduzir a seleção de maneira muito mais eficiente, como redes sociais, plataformas específicas para gestão de pessoas e softwares desenvolvidos especificamente para suprir esse tipo de demanda.

8. Faça o mapeamento de candidatos

O mapeamento comportamental tem se mostrado uma ferramenta indispensável quando falamos sobre como fazer um bom recrutamento e seleção. Essa metodologia ajuda a predizer tendências, traçar perfis e alinhar expectativas e objetivos, tanto por parte dos candidatos quanto da empresa.

O RH pode realizar análises de comportamento, com a finalidade de descobrir se os candidatos têm as habilidades técnicas e qualificações pertinentes às necessidades da vaga.

Essa técnica contribui para a certificação de que os indivíduos são munidos de conhecimento, inteligência emocional, interesse por inovação e tecnologia (uma característica indispensável para os tempos de transformação digital), entre outros fatores cruciais para o panorama do atual mercado de trabalho.

9. Alinhe valores e filosofia

Por falar em mapeamento do perfil dos candidatos, um dos pontos indispensáveis sobre como fazer um bom recrutamento e seleção é garantir que haja um alinhamento entre os valores e a filosofia da empresa. Essas informações devem ser evidenciadas aos candidatos desde as etapas iniciais do processo seletivo.

Embora pareça óbvio, não são poucas as empresas que cometem esse gravíssimo erro em seus recrutamentos. Se a companhia tem uma cultura mais tradicional, não deve desperdiçar o tempo dos envolvidos escolhendo profissionais com perfil mais arrojado, pois é pouco provável que o indivíduo consiga se adaptar.

Faça um planejamento consistente e organizado na hora de estabelecer os parâmetros dos processos de recrutamento e seleção.

10. Atente-se aos critérios estabelecidos

Muitas vezes nos deparamos com gestores que se queixam do fato de que muitos candidatos mentem sobre seus currículos nos processos de recrutamento e seleção. Infelizmente, muitas companhias também fazem exigências que sequer têm utilidade para o cotidiano corporativo.

É imprescindível que, na hora de detalhar as exigências do cargo em questão, a empresa foque nas reais necessidades, como o nível de conhecimento de um idioma estrangeiro, o domínio de determinada tecnologia ou a formação em uma área específica.

Quanto maior for o foco, menor será o desperdício de tempo e energia com candidatos fantasiosos.

11. Defina o cargo e o perfil do profissional

Em tempos de transformação digital, é cada vez mais comum nos depararmos com vagas de emprego sendo anunciadas em plataformas de recrutamento e seleção e redes sociais. Se você notar atentamente, verá que, em sua grande maioria, as vagas oferecidas por empresas com perspectiva de mercado têm descrições altamente detalhadas.

A intenção é justamente antecipar o processo de triagem por meio das definições do cargo e do perfil almejado. Esse procedimento é indispensável para aumentar as chances de que candidatos reais e que atendam aos padrões da vaga se ofereçam para ocupar o cargo.

Para concluirmos este conteúdo sobre como fazer um bom recrutamento e seleção, vale mencionar que alguns erros devem ser evitados no processo, tais como a falta de feedbacks transparentes, uma comunicação objetiva a respeito da cultura organizacional da empresa e a ausência do uso de tecnologia.

Se você tiver dúvidas de como fazer um bom recrutamento e seleção ou quiser formular melhor o processo seletivo da sua empresa, entre em contato conosco. O Grupo SERES tem as melhores soluções em RH para você e sua empresa!

CTA 4NH 04
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp