Dinâmica de grupo: 5 dicas para se sair bem

O que é avaliado na dinâmica de Grupo?

A dinâmica de grupo é uma avaliação comportamental utilizada em processos seletivos por diversas empresas. Ela tem como objetivo principal selecionar um perfil profissional que seja o mais correlato à vaga ofertada. Muitas empresas utilizam esta estratégia para maximizar resultados dos processos seletivos. A fim de chegar a uma resposta satisfatória de forma rápida e eficaz.

Por se tratar de uma atividade com intensa participação entre pessoas, a dinâmica de grupo pode causar ansiedade e nervosismo em alguns candidatos, principalmente na versão virtual, o que é extremamente natural. Mas o intuito de um processo como esse é realmente conseguir identificar a reação do profissional quando confrontado com uma situação específica ou problema e, através disso, perceber qual profissional apresenta maior qualidade de liderança, trabalho em equipe, organização, comunicação, foco em resultados, capacidade analítica e iniciativa.

Sem esquecer de que quesitos como atenção, respeito a regras, ética, postura, motivação e comprometimento também podem ser observados.

Não existe um manual que ensine como se sair bem em uma dinâmica de grupo. Pois, embora existam características que sempre são exaltadas, o objetivo principal é poder avaliar o comportamento natural daquela pessoa em determinada situação. De nada vale um profissional parecer atencioso, organizado, com proatividade, se no dia a dia ele demonstrar um comportamento totalmente diferente do que o apresentado no processo seletivo.

Sem falar que alguns perfis buscados em dinâmicas de grupos são bem específicos. Se uma empresa busca um profissional para trabalhar com um coordenador mais introspectivo e detalhista, o perfil a ser alçado será de uma pessoa mais contida e atenciosa. Se o perfil buscado é para home office, ou sem uma constante supervisão, o candidato que mostrar mais iniciativa, autonomia e responsabilidade com certeza chegará mais longe no processo.

 

Dicas para mandar bem na dinâmica de grupo

 

Embora não exista uma cartilha de como agir em uma dinâmica de grupo, existem dicas para garantir uma boa performance:

 

  1. Prepare-se

Primeiramente, descanse e se alimente bem, sem exageros, vista-se de acordo para uma entrevista de emprego e, sempre importante, não se atrase. Tente ficar tranquilo e demonstre paciência e gentileza durante o processo.

 

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  1. Seja você mesmo

Não tente se passar por quem você não é, ou interpretar um personagem. O intuito da dinâmica é avaliar seu real comportamento perante as situações.

 

  1. Posicione-se

Demonstre interesse e iniciativa durante as atividades propostas.

 

  1. Ouça o grupo

Demonstre que você é uma pessoa que sabe se portar em grupo, não seja presunçoso e busque entender e respeitar a opinião do outro.

 

  1. Seja bem informado

Ademais, esteja por dentro do que acontece no mundo, se inteire sobre as informações da empresa. Muitos processos exigem este tipo de conhecimento abrangente para a realização das entrevistas.

 

Fontes:

Vagas.com

Infomoney

Empregos.com.br

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