8 dicas pra desenvolver uma equipe de alta performance

Equipe de alta performance

 

Todo empreendimento visa resultados e, para alcançá-los, é fundamental que a equipe envolvida esteja empenhada e alinhada. Construir uma equipe de alta performance qualificada e mantê-lo produzindo com eficiência é um dos desafios dos empregadores, mas também é o segredo para o sucesso. Além do comprometimento com a produtividade, é importante que os colaboradores se enquadrem aos costumes, valores e ideais da empresa para qual trabalham. Com um time motivado, a empresa tende a alcançar lucratividade e um clima organizacional satisfatório.

Devido à alta competitividade entre as organizações, faz-se necessário a elaboração de estratégias e investimento em diferenciais. Dessa maneira, transformar os colaboradores em uma equipe extremamente competente e produtiva é a chave para sair na frente da concorrência. Para isso, é preciso trabalhar a performance dos funcionários, adotando medidas que os incentivem, visando à melhoria contínua de suas competências e o fortalecimento do grupo. Confira aqui dicas de como manter uma equipe motivada.

 

O que é uma equipe de alta performance?

Engajamento, entrega, responsabilidade e visão são algumas das características fundamentais de uma equipe de alta performance. São pessoas altamente alinhadas aos objetivos, que possuem conhecimento e colabora com ideias e opiniões importantes.

Para construir este tipo de grupo, as empresas precisam ficar atentas a alguns comportamentos e tomar atitudes que estimulem o desempenho. Confira oito dicas:

 

1)      Seja a inspiração

Uma liderança deve servir de exemplo, mantendo uma postura colaborativa e tendo compromisso com metas, obrigações e, principalmente, com os colaboradores.

 

2)      Respeite sua equipe

É fundamental respeitar os princípios de cada funcionário e tratá-los com igualdade, de forma imparcial.

 

3)      Estimule a cooperação

É importante que haja união e apoio entre os integrantes, em prol do conjunto, para o desenvolvimento de um bom trabalho. Os equívocos devem ser aceitos, avaliados e transformados em aprendizado.

 

4)      Incentive o diálogo

A comunicação deve ser eficiente, com troca de ideias, opiniões e experiências. Para isso, proporcione um ambiente aberto a discussões e estimule a interação entre colaboradores.

 

5)      Invista em seu time

Disponibilize cursos e treinamentos para que haja melhoria contínua dos integrantes e para que trabalhem com mais estímulo e criatividade.

 

6)      Estabeleça objetivos

As metas devem estar claras ao grupo para que todos consigam absorvê-las. Mas elas devem ser alcançáveis, caso contrário, podem frustrar e desmotivar a equipe.

 

7)      Ouça e dê feedbacks

Todo funcionário deve ser ouvido e ter um retorno sobre o seu desempenho. Construir uma relação de transparência favorece o resultado. O feedback é importante para que busquem pontos de melhorias.

 

8)      Estimule a autonomia, mas acompanhe sua equipe

O profissional deve ter autonomia para desenvolver seu trabalho, mas é preciso também estar ciente de que faz parte de um grupo, e que qualquer atitude interfere no resultado. A confiança na equipe é fundamental, mas acompanhe, sempre que possível, os processos.

 

 

Como acertar no recrutamento dos colaboradores para uma equipe de alta performance?

 

A equipe de alta performance começa a ser formada no processo seletivo. Uma análise criteriosa do candidato, principalmente através do prisma da cultura organizacional, faz a diferença no futuro. Além de suas competências, formações e experiências, devem ser considerados pontos como princípios, comportamentos e prioridades.

Quando, numa entrevista de emprego, é priorizado este tipo de avaliação, a organização evita um possível desperdício de investimento e de tempo por ter efetivado uma pessoa que não enquadra-se ao ambiente. Com os colaboradores entrosados, há uma sinergia que gera aumento de rendimento e, com certeza, dos resultados do negócio.

 

Precisa estruturar uma equipe de alta performance e não sabe como fazer isso de maneira eficiente? Então, entre em contato conosco para conhecer mais sobre o serviço de Recrutamento e Seleção do Grupo SERES.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp