Como manter a equipe motivada e criativa?

Equipe Motivada

Uma equipe motivada é uma equipe produtiva. Isso todo gestor sabe ou, ao menos, deveria saber. É pouco provável um cenário em que um colaborador insatisfeito com seu trabalho consiga se esforçar ao máximo. Em um primeiro momento, quando pensamos em satisfação do funcionário, o salário é o fator decisivo que vem à mente. Mas essa é uma mentalidade equivocada. Claro que é algo importante, mas para motivar uma equipe, é necessário um olhar de 360 graus sobre o ambiente de trabalho. Neste post, listamos algumas práticas consagradas e outras inovadoras que, certamente, se bem aplicadas, irão gerar reação direta na motivação da equipe, e por consequência, na produtividade.  

 

Preste atenção à formação da equipe

A gestão de equipe já começa no processo seletivo. É válido pensar em um time de futebol, por exemplo. Um time formado somente por atacantes, mesmo que muito bons, dificilmente funcionaria. A mesma lógica se aplica ao ambiente de trabalho. É importante combinar competências e vivências de acordo com os objetivos da empresa. Pensar que as dificuldades podem se resolver com o tempo pode ser traiçoeiro. Se essas dificuldades acontecerem por causa de inexperiência, nesse caso o tempo tende a solucioná-las. Agora, se o profissional tem personalidade que destoa do que o gestor pensa para a equipe ou se ele não compartilha dos valores da empresa, isso provavelmente afetará a motivação não só desse colaborador, como de toda a equipe.  

 

Promova a cultura organizacional

Por falar em valores da empresa, esse também é um aspecto que muitas vezes não recebe a devida importância. É essencial que eles sejam passados para os colaboradores com clareza. O desafio aqui é conseguir inspirar esses trabalhadores a seguir a visão da empresa. Para tal, a busca é por ser convincente e saber abraçar esses valores. Ou seja: a busca pela cultura organizacional. Cultura organizacional é o conjunto de valores que permeia o trabalho da empresa. Levar esses valores para as equipes aumenta o engajamento dos trabalhadores, mas é importante lembrar que não se trata de impor normas de comportamento. Nesse cenário, o líder deve ser o primeiro a dar o exemplo.  

 

Promova a evolução dos colaboradores

Uma dica ainda mais prática: permita que o funcionário evolua. Dê as ferramentas para isso acontecer. Em listas que mostram “as melhores empresas para se trabalhar”, sempre estão organizações que investem em treinamento e educação para os trabalhadores. Quanto mais eles aprendem, mais têm a contribuir com a empresa, e ser útil é uma motivação sem preço. Dentro desse tópico, vale lembrar a importância de descobrir as competências pessoais dos colaboradores. Para isso, cada vez mais são utilizados os testes de personalidade para entender como encaixar melhor cada trabalhador e o que pode ser desenvolvido. Com a promoção de palestras e workshops, por exemplo, todos podem evoluir e, conhecendo as competências da equipe, essa evolução tende a ser mais assertiva.  

 

Requisitos básicos para manter a equipe motivada

Além das ações já citadas, existem procedimentos básicos, mas que muitas vezes são deixados de lado. E não deveriam. Destacar a importância de cada colaborador é fundamental. Quando ele se percebe valorizado como atuante no processo, cresce o engajamento e a busca pela produtividade. Enxergar cada trabalhador como parceiro é a chave para desenvolver esse aspecto. Dedicar algum tempo para ouvir os funcionários também é uma prática saudável, em duas frentes. Primeiro, porque o colaborador tende a se sentir como parte do todo e, segundo, porque ele está vivendo o processo sob outra perspectiva e observa pontos que o líder pode deixar escapar. Isto é valorizar o que a equipe tem a dizer. Caso contrário, o gestor pode perder o apoio dessas pessoas. Por fim, também não é prudente esquecer da busca por um ambiente de trabalho agradável, que vai desde a aparência do escritório às condições das instalações, como refeitório e banheiros.  

 

Dê feedbacks constantemente

É comum o colaborador não saber se está fazendo um grande trabalho ou se está prestes a ser demitido. Essa incerteza tende a prejudicar a motivação. Se está indo bem, o funcionário deve saber disso para entender que o esforço ali aplicado está gerando efeito. Se existem problemas, ele também tem direito a buscar um melhor desempenho. Além disso, cada feedback é uma forma de dar atenção individual para o colaborador e isso faz com que ele se sinta parte do todo.  

 

Prestar atenção é imprescindível

Tudo o que foi citado potencializa o trabalho da equipe, mas ainda existem fatores que podem atrapalhar a motivação dos colaboradores. Entre os exemplos mais comuns estão os problemas de relacionamento e falta de identificação com o trabalho. O papel do líder está em exercer tudo o que foi falado até aqui e em saber lidar com essas questões. A atenção ao que acontece no dia a dia da equipe, entender as dificuldades e como saná-las é imprescindível para manter a motivação em alto nível.  

 

Equipe criativa, equipe motivada

Uma ótima maneira de manter o engajamento dos colaboradores é desenvolvendo a criatividade deles. Equipes criativas conseguem desenvolver melhor as demandas e encontrar soluções mais rápidas para os problemas, características que garantem maior disposição e mantém os funcionários unidos e motivados.

 

Como manter a equipe criativa?

Muitas mentes consideradas geniais, como Albert Einstein, acreditavam que a criatividade, a imaginação e o pensamento rápido, muitas vezes, poderiam ter mais importância e serem mais necessários do que o próprio conhecimento. A realidade de muitas empresas têm demonstrado que esta teoria pode estar certa. Mas, afinal, o que é ser criativo?

Criatividade vem da capacidade de criar e de transformar. É o que te move a formular novas teorias, inventar produtos e conceitos, produzir conteúdos interessantes, encontrar saídas diferenciadas para os problemas e elaborar ações para envolver seu público.

Mas engana-se quem acredita que profissionais criativos são necessários apenas em ambientes artísticos, de moda ou de design. A capacidade de reinvenção de maneira inusitada é cada mais valorizada em qualquer empresa e de qualquer setor, porque elas podem ser fundamentais para garantir o sucesso de um negócio.

  equipe criativa Criatividade vem da capacidade de criar e de transformar. 

 

A importância da criatividade

Ser criativo pode ser considerado um dom. Afinal, existem pessoas que têm este talento naturalmente mais aflorado e isto é visível nas experiências profissionais. No entanto, também é possível desenvolver a criatividade. E isto pode trazer inúmeros benefícios para todas as áreas e etapas de produção de uma empresa.

Dados de bancos que investem em empresas apontam que os negócios que investem em criatividade estão mais propensos a ter sucesso internamente e com os seus consumidores. A produtividade dos colaboradores aumenta, e, consequentemente, eles passam a oferecer melhores experiências de consumo, a empresa cresce, amplia sua visão e pode investir em inovação, obtendo um maior sucesso financeiro.

 

Veja algumas medidas que líderes e gestores podem adotar para tornar suas equipes mais criativas e motivadas:

 

Priorize o diálogo:

Um líder não deve se restringir aos e-mails e papéis. Dialogar e trocar opiniões traz sempre bons resultados. Estimule a conversa entre os colaboradores da equipe para que novas ideias possam surgir. Além disso, esteja acessível e dê feedbacks.

 

Ofereça novidades:

A chance de aprender coisas novas amplia as experiências. Pode ser através de cursos, palestras, seminários, workshops ou oficinas. Além de sair um pouco da rotina, atividades como estas reúnem as equipes, estimulam novas percepções e, claro, a criatividade.

 

Realize atividades frequentes:

No dia a dia é possível adotar encontros e reuniões informais entre os colaboradores. Estas podem ser usadas para trocar informações, vivências e até conhecimento. São ações que favorecem a integração e o contato.

 

Estabeleça metas inteligentes:

Metas são sempre importantes para estimular a produtividade. Elas podem ser ousadas e demandar criatividade, mas devem ser possíveis e estabelecidas de forma que norteie cada colaborador a ajudar em determinada atividade.

 

Disponibilize as ferramentas de trabalho:

Ninguém pode exigir criatividade de uma equipe se esta não tem as ferramentas necessárias para trabalhar. Usar equipamentos e acessórios ultrapassados pode desperdiçar os talentos do time. O ideal é ter uma estrutura básica, tanto física quanto digital, para atender às atividades.

 

Crie um bom ambiente de trabalho:

O ambiente pode ter influência direta no foco, concentração e criatividade. A decoração, a iluminação e a refrigeração são muito importantes, mas também é preciso prezar pelo silêncio e conforto.

 

Comemore as conquistas:

Reconhecer, ser grato e valorizar os resultados da equipe são ações simples e altamente motivadoras, que devem ser realizadas sempre.

 

Busque criatividade:

Equipes criativas precisam de pessoas criativas. E pessoas criativas precisam ter a possibilidade de criar, de ser inusitado e de fugir do óbvio. Empresas com processos muito engessados acabam abafando o desenvolvimento de talentos e da imaginação de seus funcionários.

 

Como reter aquele colaborador fundamental para a sua empresa?

Acima de tudo, ter um processo integrado e consistente desde a contratação até a manutenção da pessoa na equipe. Que não apenas observe as necessidades e qualidades do funcionário, mas também valorize seus aspectos positivos. Além de auxiliar no aprimoramento das características que precisam ser mais desenvolvidas.

Saber lidar com o lado emocional, reconhecendo não só o resultado alcançado, como também o empenho e dedicação do funcionário, também é muito importante. Você não precisa ser o “amigão” da equipe, mas sim uma pessoa que os outros vejam como confiável e sensato.

É conseguir encontrar o equilíbrio entre o respeito profissional e o cuidado pessoal. Para que isso aconteça, é necessário transparência e abertura de diálogo. Além de tato para lidar com crises e oferecer as ferramentas necessárias para desenvolver as ações. Estas pequenas coisas criam um ambiente estável, onde as pessoas se sentem seguras e motivadas a darem o seu melhor.

 

Por isso, manter uma equipe criativa demanda disposição e espaço para inovação dentro da empresa.

Gostou desse tema? Então, continue acompanhando o blog do Grupo SERES.

 

Fontes:

Blog Sage

Menthes

Destino Negocio Vivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp