Treinamento à distância: Quais as vantagens de treinar a equipe remotamente?

Treinamento à distância
83 / 100 SEO Score

A pandemia do coronavírus instaurou grandes mudanças no cotidiano e na rotina pessoal e profissional das pessoas. O home office e o aprendizado através da internet se tornaram essenciais, e tanto colaboradores quanto empresas se viram forçados a se adaptar a uma nova realidade.

Para capacitar os colaboradores e melhor adaptá-los ao isolamento social, uma das alternativas é aderir ao desenvolvimento on-line e oferecer treinamento à distância. Não há dúvida que uma equipe bem treinada e com conhecimento necessário para realizar suas tarefas gera melhores resultados para os negócios da companhia.

Além disso, oferecer desenvolvimento é uma forma de fazer com que se sintam motivados e mais valorizados.

Se a sua empresa foi afetada e seus funcionários estão trabalhando no formato home office, investir em treinamento à distância pode ser uma maneira de manter seus funcionários ativos.

 

Todos sabemos que o ensino à distância, também conhecido por EAD, é uma modalidade em que os participantes não precisam estar fisicamente no mesmo ambiente e ao mesmo tempo para que ocorra a aprendizagem. Ou seja, ao invés de se encontrarem em uma sala de aula, com dia e hora marcados, cada um estuda em um horário diferente e onde quiser. Mas quais são os benefícios disso?

 

Quais os benefícios da eduação à distância?

A modalidade EAD (educação à distância) foge dos moldes tradicionais de ensino, sendo dispensável a presença física de alunos e professores. Entre os benefícios do EAD, podemos citar:

  • Economia de tempo e dinheiro
  • Inclusão
  • Comodidade
  • Reconhecimento
  • Inovação
  • Flexibilidade de conteúdo e metodologia

 

Mais do que nunca, as pessoas buscam se reinventar e se atualizar. Sem poder sair de casa, o ensino e o treinamento à distância são alternativas para driblar a crise e adquirir novos conhecimentos de forma segura.

Esta modalidade de ensino é uma oportunidade que pode ser explorada pelas empresas para aprimorar e agilizar os processos de aprendizado e desenvolvimento dos colaboradores com treinamento à distância.

 

O que é o Treinamento à distância?

Incentivar os funcionários ao estudo é um caminho para que cresçam profissionalmente e a empresa ganhe vantagem competitiva no mercado através de profissionais mais qualificados.

O formato é ministrado remotamente e pode ser feito em tempo real ou com aulas gravadas. Além da possibilidade atual de interação simultânea entre aluno e professor, há outras diversas técnicas que podem ser usadas no ensino à distância para facilitar a comunicação e o aprendizado.

Existem ferramentas que facilitam o trabalho de avaliações, exercícios e até espaço de dúvidas, que podem ser feitos no ambiente virtual, assim como é feito no ensino tradicional.

Gamificação também é um recurso utilizado para deixar as aulas mais interativas, tornar o aluno mais participativo e dinamizar esse método de ensino. Nesse formato, são criados jogos em que o aluno passa por diferentes níveis de dificuldades e pode ganhar diversas recompensas, permitindo a experimentação do aprendizado.

O treinamento à distância é também uma forma de aperfeiçoar as competências e as habilidades dos colaboradores, para o aprendizado virtual de novas técnicas relacionadas às suas funções no trabalho, sem a necessidade de deslocamento, espaço físico ou materiais impressos, já que todo o processo é digital.

Para os colaboradores, a flexibilidade no aprendizado e a autonomia que são oferecidas a eles faz com que sejam protagonistas do próprio processo educacional e de autodesenvolvimento.

 

Como aprender a otimizar o tempo e o espaço no treinamento à distância?

 

Treinamento à distância permite flexibilidade de horários e comodidade, o que influencia diretamente na produtividade do profissional. E é justamente por isso que o colaborador precisa aprender a otimizar o tempo e o espaço que possui em casa para manter o foco durante o estudo.

Existem diversas metodologias e aplicativos que contribuem para a organização de estudos on-line e que ajudam a manter a disciplina para a gestão de tempo de trabalhos feitos em casa.

Ter um horário definido de trabalho e estudo, assim como organizar o dia fazendo uma lista de tarefas já é um bom começo. Aproveitar ferramentas digitais gratuitas também pode ajudar muito no aprendizado.

Algumas ferramentas que ficam na nuvem e que não utilizam o armazenamento do computador são de grande contribuição para quem pretende se dedicar ao ensino à distância:

 

  • Dropbox ou Google Drive: ideal para compartilhamento de documentos
  • Skype, Zoom ou Google Hangouts: perfeitos para chamadas de vídeos em grupo
  • Evernote: ótimo para organização de tarefas
  • Asana ou Trello: excelentes para distribuição de tarefas em grupos

 

Quais as vantagens do treinamento à distância?

Uma das vantagens de investir no ensino e treinamento à distância para os seus colaboradores é a redução de custos com infraestrutura e materiais didáticos, já que não precisará investir em materiais impressos.

O custo com professores e sua locomoção também reduz, uma vez que o trabalho pode ser feito uma única vez e o material fica gravado e disponível para ser acessado pelos colaboradores.

O tempo para acessar o material oferecido pode ser vitalício ou determinado, a depender da negociação da empresa com os colaboradores, que para acessar o conteúdo precisam apenas de um login e senha.

Apesar dessa economia, investir em uma boa plataforma on-line é essencial para transmitir os cursos com a qualidade necessária para gerar melhor aprendizado e experiência.

Com o avanço tecnológico das plataformas digitais, a qualidade do treinamento à distância está cada vez mais arrojada e favorável às companhias.Se apropriar desses recursos em um momento de isolamento social como o que estamos presenciando é fundamental para investir nas carreiras dos profissionais e para a valorização do capital humano.

 

Como podemos ajudar com nossos serviços?

Entendendo que investir na qualificação e capacitação profissional é um fator preponderante para o sucesso das pessoas e das organizações, o Grupo SERES desenvolveu uma plataforma de educação corporativa, totalmente customizável, que pode ser acessada em diversos formatos, presencialmente ou à distância.

A plataforma reúne conteúdos de diferentes setores de desenvolvimento, tais como gestão, liderança, negociação, finanças, temas técnicos, temas comportamentais, qualidade e performance etc.

Metodologia de ensino, conteúdo programático, material didático, games, temáticas, facilitadores, tudo foi pensado e construído com base nas melhores práticas educacionais e atualizado conforme as tendências deste novo momento.

Optar pelo desenvolvimento é considerar também que cada profissional carrega em sua bagagem experiências e históricos que não podem ser negligenciados, assim como acreditar no potencial de cada indivíduo e apostar em sua evolução e contribuições futuras.

Se a sua empresa deseja desenvolver profissionais orientados para resultados e que contribuam ativamente para os objetivos corporativos, vale conversar com os nossos consultores. Temos uma solução sob medida para lhe atender!

 

CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp