O que faz um profissional Headhunter?

Headhunter
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Atualmente, uma das maiores dificuldades no contexto empresarial é conseguir encontrar pessoas devidamente qualificadas e com experiência adequada para ocupar os mais diversos tipos de cargos.

Pode parecer simples, mas além das habilidades e competências, existem outros elementos que influenciam o perfil de um profissional. Tais elementos, por serem subjetivos, são difíceis de serem captados em métodos tradicionais de seleção.

Dentro desse cenário, o Headhunter é o especialista que vem justamente para facilitar e otimizar o processo de análise e conexão entre as empresas e os profissionais. Além de reduzir a taxa de turnover, achar o profissional ideal significa também elevar o nível de uma organização.

Neste artigo, iremos mostrar tudo que você precisa saber sobre o Headhunter e como ele se diferencia de uma equipe de RH.

 

O que é um Headhunter?

Headhunter é um termo adquirido da língua inglesa que em tradução literal significa “caçador de cabeça”, mas também pode ser associado a “caçador de mentes” ou “caçador de talentos.”

O Headhunter é um perito que facilita e intermedia o relacionamento entre empresa e candidato. Ele é um especialista em busca, recrutamento e seleção de profissionais de liderança para ocupar os melhores cargos disponíveis no mercado.

Para isso, ele precisa avaliar e convencer não só os profissionais, mas também as empresas. Ou seja, é preciso saber escolher além do currículo.

 

Como funciona?

Uma das principais atribuições de um Headhunter é atuar como um verdadeiro consultor, pois é preciso conhecer a fundo o funcionamento e necessidades de uma empresa para conseguir indicar o candidato que ela realmente precisa.

Para elevar ao máximo a taxa de sucesso, a construção de network é uma peça fundamental nesse processo, pois para se fazer uma boa escolha é preciso ter opções.

Cada especialista possui sua própria metodologia, mas no geral as 4 ferramentas indispensáveis para o sucesso desse profissional são:

  1. Tecnologia;

  2. Conhecimento de Mercado;

  3. Experiência Profissional;

  4. Networking.

 

O perfil do Headhunter

O grande êxito de um headhunter está diretamente ligado a qualidade dos relacionamentos que ele constrói junto às empresas e no seu ciclo social.

Para isso, podemos destacar algumas características essenciais que esse profissional precisa ter. Sendo elas:

  • Ser confiante;
  • Ter iniciativa;
  • Ter perfil de liderança;
  • Ter uma visão clara e analítica, tanto da empresa quanto do candidato;
  • Saber ouvir;
  • Ser persistente;
  • Ser ambicioso;
  • Ter empatia;
  • Priorizar o lucro de todos os envolvidos;
  • Ser comunicativo;
  • Ser resiliente;
  • Ser discreto;
  • Ter foco;
  • Ser produtivo.

Devido ao alto grau de responsabilidade, um caçador de talentos precisa estar o tempo todo alerta para novas oportunidades em potencial.

 

Diferença entre RH e Headhunter

 

A princípio, a função de um headhunter pode acabar se confundindo bastante com a de uma equipe de RH, mas se olharmos mais a fundo veremos que na verdade são bem diferentes.

Os recrutadores geralmente fazem a busca e seleção de profissionais a partir de processos mais centralizados e de maneira passiva, como:

  • Base de currículos;
  • Teste de perfil;
  • Dinâmicas avaliativas;
  • Entrevistas.

Já o Headhunter, pelo fato de geralmente não ter um local de trabalho definido, pode atuar de maneira mais ativa e até mesmo informal. Isso significa que, além dos recursos listados acima, esse profissional também pode fazer análises em ambientes sociais, como:

  • Festas;
  • Eventos;
  • Confraternizações.

A rede de contatos é um dos maiores ativos e ferramentas que esse profissional possui e sua rede cresce cada vez mais rápido à medida que as pessoas tomam conhecimento da sua presença.

 

Conclusão

O Headhunter é uma peça de grande importância e extremo valor, tanto para quem precisa contratar quanto para quem deseja uma boa vaga de emprego.

O custo de contratar um profissional que terá curto prazo em um cargo chega a ser incalculável, principalmente quando falamos de médias e grandes empresas.

Ter uma visão estratégica e analítica logo na base talvez seja a virada de chave que ainda falta ser dada para destravar o crescimento do seu negócio.Se você tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre esse tipo de serviço e como ele pode ajudar o seu negócio, clique aqui para conhecer nosso serviço de Headhunter.

 

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