Entenda a importância do clima organizacional

Clima organizacional

O clima organizacional é a representatividade do estado de satisfação em relação ao local de trabalho e está diretamente relacionado à cultura da empresa. É a atmosfera psicológica entre empregador e empregado e que interfere de forma significativa no rendimento do grupo. E pode ser avaliado a partir da política empresarial, assim como seus valores, estrutura, processos e normas.

O quadro de funcionários, por exemplo, está sujeito às influências do ambiente onde trabalha. Com isso, cada colaborador pode reagir de uma maneira. Muitas empresas, quando detectam que seus funcionários estão desmotivados, sem ânimo e que o ambiente de trabalho está pesado, comprometendo o resultado final, investem na melhoria do clima organizacional. Assim, é possível reconhecer um problema e descobrir como atingi-lo em sua raiz.

Exercer sua função em um ambiente agradável é uma das principais metas da maioria dos trabalhadores. Ter identificação com o negócio contribui para o desempenho profissional e todo empreendimento espera que sua equipe disponha de um grau de satisfação positivo em relação a ela. Esta percepção coletiva é denominada clima organizacional. É o sentimento que os empregados possuem, a forma como interagem entre si e com elementos externos. 

O ambiente profissional afeta diretamente a produção, a motivação e o comportamento. Vale ressaltar que a produtividade também é influenciada, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que um ecossistema negativo pode levar a problemas mentais e físicos dos profissionais.

Para melhorar o clima organizacional é necessário que ele seja avaliado constantemente. Desta forma, evita-se desperdício de tempo, verba e energia em alguma questão que, na verdade, é bem vista pelos colaboradores. Todo o esforço é voltado para melhorar o que realmente está incomodando. Além da Pesquisa de Clima Organizacional, que é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica, investir na qualidade de vida, estabelecer metas e dar propósitos ao trabalho são formas de melhorar o ambiente.

 

Por que investir no clima organizacional da minha empresa?

Com o passar dos anos, é menos comum associar apenas estoques, máquinas e insumos ao progresso de uma empresa. A medida que as organizações compreendem a importância do capital humano, ele passa a fazer parte dos responsáveis pelo desenvolvimento dos negócios e torna-se também um fator-chave para a economia.

Os estudos voltados para o clima organizacional objetivam aperfeiçoar o ambiente de trabalho, tornando-o mais agradável e proporcionando inovação, produtividade e resultados melhores.

 

Impactos de um clima organizacional ruim

Alguns fatores como falta de motivação, reconhecimento, diálogo, autonomia e liberdade podem influenciar diretamente no sentimento do colaborador pelo local em que trabalha. Quando essa percepção é ruim, gera consequências à empresa como:

  • Queda na produtividade;
  • Perda de talentos;
  • Alta rotatividade, e consequentemente aumento de gastos de contratação;
  • Baixa motivação;
  • Diminuição na criatividade e na busca de soluções inovadoras;
  • Falta de compromisso;
  • Pouco engajamento nos projetos da empresa;
  • Aumento de pedidos de licença médica;
  • Queda na frequência ao trabalho;
  • Aumento nos atrasos;
  • Aumento de perdas na produção.

Por isso é preciso estar atento e buscar soluções, para evitar que sua empresa tenha um clima ruim. A providência mais adequada é aplicar uma Pesquisa de Clima Organizacional.

 

Pesquisa de Clima Organizacional

Para evitar problemas como estes, a aplicação planejada e constante de uma Pesquisa de Clima Organizacional é imprescindível para compreender quais pontos precisam ser aprimorados e quais estão no caminho certo.

A pesquisa contribui para a descoberta de diversos aspectos do dia a dia de uma equipe e esclarece os objetivos de maximizar as relações com colaboradores, viabilizando condições adequadas de trabalho e garantindo oportunidades, para que os colaboradores não se sintam constrangidos e inseguros. Neste sentido, é importante também que haja sigilo do respondente.

 

O que pode ser identificado através da Pesquisa de Clima Organizacional:

  • Motivos que levam à desmotivação ou motivação dos colaboradores;
  • Se a delegação de tarefa está sendo executada da maneira correta;
  • Como o ambiente de trabalho é visto;
  • Se os colaboradores conhecem os valores da empresa;
  • Como está o relacionamento entre a equipe, gestores e líderes, e se há conflitos;
  • Grau de satisfação com o cargo e com a remuneração.

 

Após a aplicação, cabe uma análise do setor de RH junto às lideranças. E, então, é importante demonstrar à equipe que o feedback é importante, para que cada um se sinta mais motivado e conheça as percepções encontradas e os planos de ação almejados pela empresa.

A partir da pesquisa, a empresa pode oferecer aos seus funcionários melhores condições de trabalho e novas oportunidades, além de máxima produtividade.

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A importância do engajamento

Negligenciar o clima organizacional é um risco. O ideal é motivar e desenvolver a equipe. 

Uma pesquisa promovida pela Psychometrics, realizada com colaboradores de várias empresas, foi apontado que os líderes precisam ser claros nas expectativas e que ouvir a opinião dos funcionários também é importante.

Reconhecer o trabalho exercido pelos liderados aumenta a disposição no serviço, e isso influencia positivamente os resultados, de acordo com a pesquisa da SHRM/Globoforce, que analisou os impactos do reconhecimento e percebeu que promovem um clima mais humano. 

Outro estudo, sobre as forças de trabalho, realizado pela Towers Watson, apontou prejuízos de 10% devido ao baixo engajamento dos funcionários. Em empresas com índices maiores de engajamento é possível aumentar os lucros em até 30%.

 

Como melhorar o engajamento da equipe:

O trabalho em equipe, na maioria das vezes, é determinante para alcançar os objetivos de uma empresa. Através das habilidades e atividades diferentes de cada profissional é que se chega ao resultado almejado.

Trabalhadores engajados compreendem melhor suas tarefas e desempenham melhor suas funções. Algumas ações podem melhorar o engajamento de uma equipe, como, por exemplo:

 

Dê um propósito ao trabalho

É preciso que o propósito da empresa esteja claro para melhorar o engajamento e a retenção de talentos. Pense em algo inspirador e que incentive a equipe. Ex: o que a empresa traz de bom.

 

Estabeleça metas

Metas guiam os colaboradores na mesma direção, unindo os esforços para alcançar o resultado desejado. Para que tenham o efeito desejado, precisam estar claras para a equipe, ser realistas e ter um prazo para o alcance, considerando os resultados da empresa. 

 

Use a gamificação nas tarefas

A gamificação visa tornar as tarefas diárias mais desafiadoras, através de elementos lúdicos, mantendo a motivação durante a realização das atividades.

 

Realize reuniões um para um

 É uma conversa individual entre colaboradores. Por ser particular, é possível abordar produtividade, desenvolvimento, melhorias viáveis, feedbacks, pontos fortes e fracos, entre outros temas. O ideal é que essa reunião seja programada. 

 

Invista na qualidade de vida 

O bem-estar no ambiente de trabalho está diretamente relacionado ao engajamento, já que resulta no aumento da produtividade e da rentabilidade. Investir em pequenas pausas ao longo do expediente para meditação ou alongamento, horários mais flexíveis e incentivos à prática de exercícios podem otimizar a qualidade de vida.

A motivação leva a objetivos e resultados positivos, mas depende do tipo de estímulo que é recebido e percebido por cada funcionário. Esta é uma das razões para que os gestores conheçam bem sua equipe e saibam como estimular o comprometimento e a performance. Conquistando um clima organizacional positivo, a companhia atrai novos talentos e tem uma boa base para seguir no caminho do crescimento.

 

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