Uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço na busca por inovação e eficiência nas empresas é o Business Process Outsourcing (BPO). Ao ser traduzido, literalmente, significa Terceirização de Processos de Negócios. O mercado, que se vê obrigado a buscar redução de custos, sem perda na produtividade, enxerga potencial no BPO, que é uma forma de transferir atividades-meio para empresas especializadas.
Mas o que é o BPO na prática?
Cada dia mais consolidado no Brasil, o processo se refere à contratação de uma firma terceira para administrar uma área de importância para o negócio da empresa, mas que não seja do ramo da atividade-fim. Ela deve fornecer e implantar tecnologia, conhecimento e eficácia aos procedimentos.
Entretanto, a diferença entre BPO e terceirização é que a primeira exige uma avaliação a fundo da organização e de todos os seus processos e, com isso, a empresa contratada deve sugerir um novo modelo para os serviços da contratante.
Quais as vantagens do BPO?
Contar com um profissional especializado para cuidar dos processos e recursos de sua empresa é um dos benefícios do procedimento que, com certeza, pode contribuir para o desenvolvimento da empresa. O trabalho, quando feito por especialistas, tende a ser rápido e preciso, reduzindo tempo e aumentando a qualidade de produção. Mas as vantagens podem ir além:
- Trabalho feito por especialistas, com mais eficiência;
- Aumento da produtividade;
- Qualidade nas entregas;
- Otimização de tempo;
- Maior dedicação de gestores, líderes e colaboradores à atividades estratégicas;
- Redução de custos;
- Flexibilidade dentro da empresa;
- Diminuição de processamentos manuais;
- Acesso às tecnologias e garantia de inovação.
Cuidados ao escolher uma empresa para o BPO
É preciso ter cautela e pesquisar a empresa mais adequada para fornecer a estratégia de BPO em sua empresa. Primeiramente, os valores de seu empreendimento devem ser compatíveis aos da contratada, para que não haja conflitos. Além disso, é fundamental que a empresa possua competência, experiência e reconhecimento na área de atuação. É importante também que seus processos sejam automatizados e garantam a qualidade do serviço.
Outros fatores que devem ser levados em consideração são: solidez, segurança e qualidade. É interessante, ainda, procurar por empresas consolidadas no mercado e que trabalhem com setores distintos.
No Grupo SERES avaliamos a necessidade específica de cada cliente. Logo após, desenvolvemos o projeto, os processos e os indicadores de performance. Com vasta experiência em setores como os de óleo e gás, farmacêutico, energia, automotivo, logístico e de alimentos, temos o diferencial técnico para diversos processos.
O que é o BPO? Inovação para ir além
Com o avanço tecnológico e a mudança do perfil dos consumidores, as empresas precisam se dedicar às estratégias que realmente importam aos clientes. Por isso, é necessário investir em inovação e compreender o que o consumidor quer.
Com o BPO, além da garantia de conhecimentos específicos através de profissionais capacitados e experientes, o ambiente tende a ficar menos sobrecarregado. Outra vantagem é que os gestores têm mais tempo para pensar na atividade-fim, produzir mais e avaliar o desempenho da empresa, aumentando a performance.
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