Quando terceirizar um departamento na empresa?

Quando terceirizar um departamento na empresa

 

A terceirização é uma modalidade de contratação vista como opção bastante vantajosa para empresas que têm essa opção. Redução de custos, maior qualificação de funcionários e melhoria na qualidade dos serviços são alguns dos benefícios que a terceirização pode trazer. No entanto, como saber quando terceirizar? Para obter essa resposta, é necessário adotar critérios para análises antes e durante a tomada de decisão.

Optar pela terceirização é uma boa opção quando:

  • O serviço exige profissionais com alta qualificação.  
  • O tipo de serviço não faz parte exatamente do escopo de atividades principais da empresa.

Como exemplo, vale imaginar uma empresa de fornecimento de “comidas fit”. Esse negócio é formado por pessoas que sabem de nutrição e de operações de cozinha. No entanto, é preciso de profissionais para lidar com serviços administrativos e financeiros ou mesmo de marketing e publicidade. No lugar de contratar profissionais para essas tarefas pontuais, a terceirização da atividade pode ser vista como a saída mais simples e menos onerosa.

A terceirização pode ser um bom caminho também quando a companhia não apresenta recursos humanos para realizar atividades necessárias. Sem a força de trabalho, atividades que são essenciais para a empresa podem acabar sucateadas e, assim, perder competitividade e qualidade em sua produção. Se a solução interna parece inviável, é hora de investir na terceirização.

Por que optar pela terceirização do recrutamento:

Para garantir um bom resultado, ou seja, um bom funcionário para uma vaga existente, o processo de seleção deve respeitar certos pontos e ser bem organizado. Além de avaliar a capacitação do profissional, é preciso ter certeza de que ele estará de acordo com a cultura organizacional da empresa.

Todo esse processo demanda tempo, investimento e qualificação para ser conduzido. Essa atividade muitas vezes não existe no escopo das empresas, que normalmente não têm profissionais de RH. Desta forma, terceirizar o recrutamento se mostra uma excelente solução para formar equipes de alta performance. Conheça melhor as vantagens de terceirizar o recrutamento.

 

 

Quando terceirizar é a única questão? Cuidados anteriores à contratação

A escolha da terceirizada é um importante passo que deve ser dado antes mesmo da decisão do momento da terceirização. Vale conhecer o trabalho, a qualificação dos profissionais que vão atender e o histórico a empresa.

Outro ponto que merece destaque é o contrato de terceirização de serviços, este deve ser bem redigido e estar sempre de acordo com a legislação para evitar problemas posteriores. Vale lembrar que as terceirizações podem ocorrer tanto nas atividades-meio como também nas atividades-fim.

Tem dúvidas sobre terceirização? Entre em contato.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp