Por que é importante dar feedback do processo seletivo?

banner03

Gestores estão em constante aperfeiçoamento dos processos de recrutamento e seleção, sempre com o objetivo de realizar contratações cada vez mais assertivas. No entanto, mesmo com métodos mais dinâmicos e modernos, a maioria das empresas continua pecando na última etapa: o momento de dar feedback do processo seletivo a todos os candidatos, não só aos que foram aprovados.

Qualquer processo seletivo gera expectativas. Seja para o candidato, que está em busca de uma oportunidade, ou mesmo para empresa à procura de um profissional que atenda aos seus requisitos. Durante o processo, esse sentimento é mútuo, mas pode se tornar um problema somente dos concorrentes à vaga, caso a empresa ignore a necessidade de comunicação a quem foi desclassificado. E, atualmente, esta é uma das maiores queixas de quem está em busca de emprego.

Dar retorno a todos os candidatos demanda tempo, especialmente quando as equipes são enxutas. Ainda assim, existem razões muito importantes para fazê-lo. Listamos as principais abaixo:

Respeito ao candidato e consequente avaliação positiva da empresa:

Durante o processo seletivo, não é apenas o candidato que está sendo avaliado. Ele mesmo também está analisando o ambiente, a postura do gestor, os recursos disponíveis, entre outros aspectos. Se existe respeito e comprometimento em dar retorno sobre o recrutamento, isso impacta diretamente em sua percepção sobre a empresa. E na era das redes sociais, a boa ou má impressão sobre uma instituição pode se espalhar rapidamente.

Oportunidade de crescimento ao candidato:

é muito provável que o profissional tenha dedicado algum tempo e preparo para participar das etapas da seleção. Isso deve ser considerado. Uma resposta ressaltando os pontos positivos e os que devem ser melhorados é construtivo para sua carreira e para direcionar o aprendizado.

Os candidatos podem se tornar clientes/parceiros: 

Mesmo que não seja aceito como funcionário, o candidato se sente valorizado ao receber o feedback. Amanhã ele poderá estar em posição de cliente, parceiro ou até concorrente, e passará uma boa imagem da empresa adiante.

Como dar um feedback negativo?

Apesar do desconforto com a situação, alguns aspectos podem ser levados em consideração pelo recrutador para facilitar este contato:

RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

– Seja pessoal: você está lidando com outro ser humano, por isso evite ser genérico. É mais interessante optar pelo contato por telefone, mas o e-mail também funciona. Procure fazer considerações pessoais, listando pontos positivos e negativos da participação. Mais uma vez: deixe claro o motivo da reprovação, mas seja positivo.

– Seja breve, mas cuidadoso: comunique a decisão da empresa, explique os motivos e agradeça pela participação do candidato. Evite estender ou desviar o assunto, mas com cautela para não parecer desinteressado no que a pessoa talvez tenha a dizer.

– Não demore a entrar em contato: é válido estipular um prazo. E é fundamental que este prazo seja cumprido. Essa atitude demonstra comprometimento e consideração por parte da empresa.

Candidatos também podem entrar em contato

Como dito anteriormente, o retorno do desempenho em um processo seletivo pode servir de termômetro sobre o que é preciso melhorar profissional ou pessoalmente. Diante disto, se a empresa não entrar em contato, é válido pedir um feedback.

Para não parecer apressado ou insistente, peça antes uma previsão sobre a data do fim da seleção e só entre em contato ao final deste prazo. Caso não seja informada uma data, é válido esperar de uma a duas semanas. A solicitação de uma resposta deve ser feita de uma forma leve, sem demonstrar desespero.

Em caso negativo, não é recomendado que o candidato questione a decisão ou tente justificar o seu desempenho. No entanto, é plausível perguntar os motivos concretos da eliminação.

Vale frisar que a comunicação entre empresa e candidato, do início ao final do processo de recrutamento, deve ser sempre baseada na educação, prezando pela gentileza e cordialidade. Desta forma, mesmo em caso de não aprovação, é possível manter uma boa relação para outras oportunidades.

Tem dúvidas sobre esse assunto? Entre em contato!

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: