RH Estratégico: o que é e suas 4 funções

RH Estratégico

O RH das empresas vem mudando com o passar dos anos e ganhando cada vez mais importância e destaque. E não só com a gestão de pessoas. O RH Estratégico, em resumo, é aquele que trabalha em colaboração com a empresa para que esta atinja suas metas. A área deixou de ser apenas o “departamento pessoal” e agora participa ativamente do planejamento das estratégias e das tomadas de decisões. Sem deixar de atuar diretamente na valorização do capital humano.

Além disso, a ideia é integrar os setores, buscando um maior comprometimento das diferentes áreas, servindo como ponte entre os colaboradores. Além de levar e estimular o alinhamento dos funcionários com as metas da empresa, o fluxo inverso também deve acontecer. Os profissionais de um RH Estratégico devem entender as reais necessidades dos colaboradores e levá-las à direção, administrando uma visão global dos acontecimentos.  

 

O que é  RH estratégico?

O RH estratégico é um conceito atribuído a uma nova maneira de se gerir o setor de recursos humanos.

Este novo formato valoriza, principalmente, a captação e interpretação de dados que possam ser utilizados para tomar decisões de crescimento.

Hoje, o mundo dos negócios exige que o profissional de RH saiba:

  • Projetar tendências;
  • Desenhar cenários;
  • E buscar constantemente soluções inovadoras.

Frente a isso, a área de recursos humanos precisa estar alinhada às estratégias da empresa, não podendo se ater somente ao atingimento das metas e aos resultados previstos no planejamento estratégico.

As organizações vêm passando por constantes mudanças e as pessoas precisam sentir-se parte delas, por isso, tamanha é a importância de criar uma postura focada em propor soluções e gerar resultados.

 

Como atua o RH Estratégico?

Os modelos convencionais de equipes de RH não são mais considerados capazes de realizar ações que mantenham as equipes competitivas e os funcionários motivados diante de toda a evolução tecnológica que o mercado segue apresentando. Já o RH estratégico é capaz de reconhecer essas necessidades, trabalhando sempre para manter a instituição com melhores resultados.

Além disso, ele atua para oferecer capacitações periódicas, planos de carreira (cargos e salários), oportunidades de crescimento e também realiza a gestão do clima organizacional, com pesquisas de satisfação e fomento da motivação dos colaboradores.

Outro ponto importante é a atração e retenção efetiva de verdadeiros talentos, por meio de um ambiente interno mais promissor. Apresentar uma boa perspectiva da companhia é fundamental para manter o que, de fato, alavanca o progresso: os bons funcionários.

Todas essas ações integradas proporcionam aumento dos lucros e produtividade das empresas, uma vez que apresentam possibilidades futuras mais assertivas. Um exemplo: diante do planejamento, o RH consegue entender quais profissionais estão aptos para assumir papéis importantes nos projetos e também sinaliza a necessidade de novas contratações, com perfis melhor definidos.  

 

RH estratégico e as suas 4 funções

Aqui abaixo, separamos os quatro pilares que toda equipe de recursos humanos precisa desenvolver para ganhar espaço na mesa de decisões.  

 

rh estrategico

O RH estratégico é um conceito atribuído a uma nova maneira de se gerir o setor de recursos humanos.

 

1.  Visão de processos

“Tudo é processo”

Esse é o princípio base que rege grandes empresas, pois é a partir dos processos que é possível reproduzir o sucesso de forma automática.

É fundamental que o gestor de recursos humanos moderno saiba reconhecer os processos da organização para poder atuar com base nas necessidades.

Além de facilitar a comunicação entre os pares, é possível tomar decisões mais dinâmicas e assertivas conhecendo os processos.  

 

2.  Liderança

Por ser um setor especializado em lidar com a formação e manutenção de líderes, o RH deveria dar o exemplo na hora de liderar a si mesmo, o que nem sempre acontece.

Ainda há uma grande carência em perfis de liderança dentro do próprio setor.

Como o foco é, além de traçar metas, cultivar resultados práticos, não temos como desvincular a ideia de um RH estratégico do perfil de um líder.  

 

3.  Tecnologia da informação

Aprender a captar e interpretar dados é o caminho mais correto para tomar as melhores decisões.

A tecnologia da informação é uma aliada poderosa para ajudar na centralização e no processamento de dados de forma rápida e eficiente. Essa é uma linguagem universal do mundo corporativo que precisa, também, ser incorporada na cultura dos profissionais de RH.  

 

4.  Comunicação

Comunicar é outro pilar extremamente importante para que o RH se torne genuinamente estratégico. É preciso identificar e explorar os canais de comunicação para, não só conscientizar, mas também poder medir a receptividade das informações passadas aos colaboradores.

Como toda fonte de dados, essa é mais uma que permite ter maior capacidade de antecipação e otimização de ações. Esse também é o momento em que o RH precisa aprender a transmitir os resultados, valorizando assim a sua credibilidade.  

 

Para transformar o RH da sua empresa

Duas ações podem ser consideradas como primeiros passos: investir no seu time de colaboradores e ter um bom processo de recrutamento. O indicado é começar com o que você já possui, até para entender se há a necessidade de novas contratações.

O primeiro passo é aproximar-se dos funcionários. Com uma boa comunicação interna é possível saber a opinião sobre o trabalho, a empresa e os processos. Faça avaliações e também pesquisas de satisfação. Diante dos resultados, é importante investir em treinamento, cursos capacitantes, oferecer palestras e convidar diferentes equipes para eventos do setor. Também deve-se envolver a direção da empresa, mostrando a importância do apoio do RH na criação de estratégias para atingir as metas traçadas, levando os objetivos a cada setor.

Este primeiro movimento pode apontar a necessidade de novas contratações. Mas esta decisão deve ser bem preparada para ser assertiva. E aí entra umas das atividades mais importantes para o setor: o processo de seleção.

Além de ter um perfil de profissional bem definido a ser encontrado, o RH deve procurar um processo moderno e dinâmico. A fim de poupar tempo e esforço, seja através de um parceiro ou realizando internamente. E talvez o ponto crucial de um RH Estratégico seja conhecer a fundo os seus negócios e forma de atuação.

Dessa maneira, o setor se torna mais capacitado para transmitir, de forma interna e externa, os objetivos, visão e missão da empresa. Precisa de mais informações? Então, entre em contato.

 

Referências: ÉPOCA Negócios Employer Solides Administradores Kenoby JRM Coaching

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp