Skip to content

Publicado por Grupo SERES

6 dicas para se fazer um bom processo de recrutamento e seleção

6 Dicas para se fazer um bom processo de seleção

Um bom processo de seleção de novos funcionários é fundamental no atual cenário econômico. Um processo bem formulado diminui os riscos de contratar um funcionário que não se encaixa no perfil da sua empresa, o que potencializa a produtividade e diminui custos existentes na demissão. Mas como fazer um bom processo seletivo? Preparamos seis dicas para você acertar em cheio nas suas futuras contratações.

 

1 – Defina a vaga

Avalie e defina todas as características que um profissional precisa para preencher uma vaga em sua empresa. Descreve as funções que serão desempenhadas, as responsabilidades existentes e a contraparte concedida (salário, bonificações e benefícios).

2 – Divulgue e selecione

Divulgue a vaga nas plataformas existentes (redes sociais, sites de empregos) para receber os currículos ou faça uma pesquisa no LinkedIn, rede social voltada para perfis profissionais, para conseguir atingir pessoas interessadas na oportunidade divulgada.

3 – Faça um questionário

Uma estratégia interessante a ser utilizada é solicitar que o candidato preencha uma ficha de inscrição para disputar a vaga. Esta ficha pode ser disponibilizada online, no site da empresa ou de forma física, na recepção do negócio. Além de possibilitar que o profissional responda questões de interesse da contratante, o que facilita o processo seletivo, esta ação demonstra o grau de interesse da pessoa em se candidatar àquela vaga.

4 – Entrevistas e dinâmicas

Quando entrevistar o candidato, procure fazer questões que revelem suas características profissionais, habilidades e valores, para analisar se o perfil se encaixa na cultura organizacional da empresa. As dinâmicas de grupo são interessantes medidas para avaliar como age aquele determinado candidato, seja com outras pessoas ou diante de um problema.

5 – Testes

Se persistir a dúvida em qual candidato escolher, realize testes técnicos específicos que simulem uma atividade que o futuro funcionário irá encontrar no dia-a-dia da empresa. Esta é uma forma simples e eficaz de avaliar qual profissional está mais preparado para a vaga.

6 – Feedback

Uma questão muito importante, mas pouco usual para a maioria das empresas, é a resposta aos candidatos. É extremamente necessário comunicar aos interessados na vaga porque ele foi ou não escolhido. Isso possibilita ao candidato uma reflexão sobre o seu perfil e demonstra que a empresa se preocupa com as pessoas.

 

Se você tiver dúvidas ou quiser formular melhor o processo seletivo da sua empresa, entre em contato conosco. O Grupo SERES tem as melhores soluções em RH para você.

 

Fontes:

Administradores.com

RH Portal

Emprego Ligado

 

Empresas do Grupo