Como são os processos seletivos para startups?

processo seletivo para startups

Nem toda nova ou pequena empresa pode ser considerada uma startup. A definição mais atual seria algo como uma equipe em busca de um modelo repetível e escalável, que normalmente começa com uma ideia de “mudar o mundo”, mas com grande dose de incertezas também. Assim, não são empresas que começam com muita estabilidade e, por isso, é de extrema necessidade que os colaboradores contribuam de forma efetiva para o negócio dar certo e se mostrar realmente sustentável. Isso precisa estar refletido nos processos seletivos para startups.

Um dos maiores desafios desses novos empreendedores é ter sucesso no momento do recrutamento de talentos. Por isso, os modelos de startups, às vezes mesmo sem muito investimento no processo de seleção, buscam dinamismo e criatividade para efetuar as escolhas.

Muitas das startups atraem o interesse de quem está ingressando no mercado ou está saturado e em busca novos rumos para sua carreira. Estas empresas oferecem um ambiente de trabalho mais descontraído, criativo, flexível e moderno. E ainda contribuem com o desenvolvimento de novas habilidades e aprendizados e, claro, com o crescimento profissional. Têm muitos atrativos!

Se você é um desses profissionais em busca de vagas nesses novos negócios, veja algumas características dos recrutamentos para trabalhar na empresa dos seus sonhos.

Veja outras soluções para processos de recrutamento e seleção de talentos

 

O perfil de profissional é bem definido no processo seletivo para startups

Toda empresa deveria ter bem definido o perfil de profissional desejado para a vaga disponível. No entanto, nem sempre é assim. As startups estão à frente e procuram ter processos de contratação bem objetivos. Isso poupa tempo, capital e diminui muito os erros.

Por isso, é ideal conhecer bem o posto de trabalho e ver se você se identifica. Caso não seja sua área de formação ou atuação, procure mostrar motivos para ter uma chance.

 

Eles buscam disposição e criatividade

As startups não começam grandes, por isso, estão à procura de candidatos que “vistam a camisa” para crescer junto. Você precisa demonstrar disposição de trabalho, vontade de aprender e muito interesse, sempre.

Além disso, são empresas inovadoras, com a intenção de mudar conceitos. Para eles, é imprescindível achar colaboradores com esse mesmo ritmo, então, seja criativo e fora do comum.

 

Pesquise sobre a empresa

Normalmente, no início, as startups não investem diretamente na equipe de RH. Assim, alguns gestores, gerentes e até donos procuram participar dos processos de recrutamento. Estes conhecem a empresa como ninguém e, por isso, podem ajudar na avaliação dos candidatos de acordo com a cultura interna.

Nestes casos, quanto mais o candidato conhecer sobre a história da empresa, a forma de atuação e os valores importantes, mais vai se destacar no processo.

 

Seja ativo durante o processo

Esteja pronto para responder perguntas. Seja sobre você, a empresa, questões objetivas ou mesmo sobre temas mais subjetivos. Participe! Demonstre interesse e procure elaborar bem suas falas.

Também é válido fazer perguntas. O interessante nesses casos é focar em pontos que outros candidatos não tenham mostrado atenção, por exemplo. Isso demonstra conhecimento sobre o assunto.

 

Trabalhar em empresas com essa natureza é uma ótima oportunidade para aprender com as adversidades desse novo modelo de negócio; com a inovação que elas buscam; e a ser mais flexível e responsável, mesmo em ambientes descontraídos.

Mas é sempre importante entender que por mais modernas que sejam essas empresas, elas estão em buscas de bons profissionais e que o mercado está competitivo. Então, é necessário estar preparado para os processos seletivos.

 

Gostou desse conteúdo sobre processo seletivo para startups? Continue de olho em nosso blog, estamos sempre atualizando com novos conteúdos!

 

 

Referências

Época Negócios

Outbound Marketing

Gazeta do Povo

Solides

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp