As competências da equipe do futuro

A pandemia do novo coronavírus transformou a experiência de trabalho de milhões de pessoas. Diante desse cenário tão complexo, temos discutido algumas questões relacionadas ao papel e perfil dos líderes durante e pós-pandemia. Mas não poderíamos deixar de analisar também o papel das equipes como um todo. Afinal de contas, são os colaboradores o coração de toda a operação corporativa.

Muitos profissionais ainda não se deram conta, mas já entramos em uma nova realidade onde cada habilidade e competência passará a importar cada vez mais. Ignorar isso é um grande erro e, principalmente, um risco ao seu futuro profissional.

Para deixar tudo isso mais claro e dar uma direção do que fazer para não ficar para trás, resolvemos criar este conteúdo com dicas valiosas. Confira e aproveite!

 

Com este novo cenário, quais competências eu preciso no meu time?

As mudanças nas regras do jogo implicam em uma mudança de postura dos jogadores.

Estamos falando de um cenário onde o trabalho deixa de ser centralizado em uma estrutura física e fixa, chamada escritório corporativo, e passa a poder ser desenvolvido em qualquer ambiente, seja ele doméstico, corporativo ou de ordem pública.

É importante perceber também os novos modelos de gestão e de conceito para as tradicionais regras de trabalho, tais como carga horária, escalas de trabalho, remuneração etc.

Considerando todas essas questões, os profissionais que irão apresentar os melhores resultados serão aqueles que mais rapidamente vão se adaptar às mudanças e à nova realidade.

Assim sendo, adaptabilidade e resiliência são competências fundamentais.

Uma vez que este profissional não poderá mais contar o tempo todo com a presença física do seu líder, é indispensável que ele saiba agir com mais autonomia, que tenha atitude e que seja cada vez mais autogerenciável.

E como estamos considerando um cenário onde o profissional experimentará uma sensação de maior liberdade e flexibilidade na execução de suas atribuições, é importante que ele detenha, sobretudo, algumas características como:

  • Maturidade;
  • Comprometimento;
  • Disciplina;
  • Foco.

Tudo isso é essencial para que ele continue entregando bons resultados, mantendo alta produtividade e boa performance.

 

Como vou colocá-las em prática?

Antes de orientar o time a agir com mais maturidade, estabelecer os novos acordos e usar a boa e velha comunicação para ditar as novas regras do jogo, é importante conhecer o perfil de cada colaborador, mapear seus comportamentos e identificar quais profissionais já possuem skills para se ajustar ao novo contexto mais rapidamente.

Depois de realizar esta análise e diagnóstico das competências da equipe, aí sim é hora de identificar quais recursos devem ser empenhados para conscientizar e gerir cada colaborador.

Para uns será necessário um acompanhamento mais ostensivo, enquanto para outros, não haverá um esforço extra de gerenciamento.

Algumas ações serão coletivas, como orientações e recomendações gerais, enquanto outras serão individuais, como o monitoramento periódico.

Apesar do distanciamento físico, é imprescindível que os gestores se mantenham cada vez mais próximos dos seus colaboradores através de reuniões virtuais, seja em grupo ou individual.

Isso é importante para entender a realidade e as dificuldades que cada um enfrentará durante esse período.

Mas, o objetivo é contribuir e não simplesmente cobrar.

 

Como qualificar meu time?

Cada vez mais constatamos que a qualificação é um processo contínuo e que deve ser permanentemente aprimorado, ou seja, o líder deve estar sempre comprometido com o desenvolvimento da sua equipe.

É fato também que essa qualificação pode ser construída através da combinação de ações orientadas para um objetivo comum.

Essas ações tanto podem ser uma conversa franca e orientativa quanto um treinamento focado nos principais gaps do grupo.

Mais uma vez, caberá ao líder identificar o melhor meio e os melhores recursos para capacitar as pessoas, observando a agilidade de resposta que cada uma destas ações pode lhe garantir.

Sendo assim, aproveite esse momento de revolução digital e dê um passo a mais para aperfeiçoar o seu processo de capacitação.

  • Estimule seus colaboradores a fazerem treinamentos online;
  • Organize treinamentos virtuais com especialistas da própria empresa;
  • Financie treinamentos remotos, ao vivo, com consultores.

Uma das grandes vantagens que você perceberá é de que o custo disso será muito menor do que seria nos treinamentos tradicionais.

 

Em quanto tempo?

O tempo para qualificar o time depende da urgência de cada um.

Todavia, em tempos de mundo “vuca”, onde se configura uma alta volatilidade, um alto grau de incerteza, complexidade e ambiguidade, é primordial que sejamos ágeis na implementação de ações que contribuam para uma rápida adaptação dos profissionais, garantindo o quanto antes a retomada das atividades e a estabilização da rotina de trabalho.

 

Como me autodesenvolver?

Em tempos de pandemia, são tantas webinars, cursos gratuitos e lives que ficamos até perdidos com tamanha informação disponível.

É importante sermos seletivos em nossas escolhas para que este tempo investido no autodesenvolvimento seja produtivo e focado em nossas reais necessidades.

O caminho do estudo sistematizado é sempre uma boa opção, mas há também outros métodos relacionados ao autoconhecimento que impulsionam a nossa evolução pessoal e profissional.

Nessa perspectiva, estamos falando de ferramentas e técnicas como o coaching e o assessment que podem nos auxiliar a identificar as nossas potencialidades e a traduzir traços da nossa personalidade a serem ajustados ou desenvolvidos.

 

Como podemos ajudar com nossos serviços? Benefícios?

O Grupo SERES dispõe de um amplo portfólio de soluções que certamente se encaixam em muitas das atuais necessidades da sua empresa. Algumas delas são:

  • Treinamento;
  • Assessment;
  • Coaching;
  • PDL;
  • Entre outros.

Mas, neste momento, mais importante do que possuir uma diversidade de serviços, é colocar à sua disposição a nossa equipe de especialistas que vai te ajudar a diagnosticar o cenário atual e a identificar os fatores que estão impactando a sua realidade.

Somos um time de técnicos, psicólogos, pesquisadores e consultores que está preparado para te oferecer todo o suporte necessário.

Tudo isso para que, juntos, consigamos identificar quais ferramentas e serviços trarão respostas mais ágeis e mais assertivas para você e sua empresa.

Convidamos você a visitar o nosso site e conhecer melhor os serviços que podemos te oferecer. Se tiver dúvidas, fale com a gente!

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp