O perfil do novo líder pós-pandemia

Líder pós-pandemia

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, grande parte das empresas está sendo obrigada a se adaptar ao home office ou a outras maneiras de continuarem suas atividades.

Um estudo publicado por pesquisadores da universidade de Harvard, na revista Science, revelou que provavelmente tenhamos que alternar em uma sequência intermitente de isolamento social até o ano de 2022, caso não tenhamos o desenvolvimento de uma vacina eficiente até lá.

Esta é uma informação que reflete a mudança de comportamento que está por vir. E, em meio a tudo isso, é evidente que as organizações deverão repensar seus processos e rotinas, tendo a liderança o papel fundamental nestes treinamentos e transformações.

Para te ajudar, separamos algumas dicas e avaliações de tudo que precisa saber sobre o perfil esperado do líder nesse novo cenário. Confira!

 

Já falamos antes quais são as principais características de um bom líder, confira aqui.

 

Quais competências serão mais exigidas de um líder pós-pandemia?

Dizem que é na crise que vemos aflorar o melhor e o pior das pessoas, e, no caso de um profissional que está à frente das decisões, isso fica ainda mais evidente.

Diante dessa nova realidade, entendemos que algumas competências serão mais requisitadas dos gestores. Algumas delas são:

 

Resiliência e criatividade

Em tempos de crise, é natural que o sentimento de tensão e a carga de trabalho acabem dificultando a performance. Ter capacidade de se adaptar a diferentes cenários é uma habilidade que será fundamental para superar este período.

Em um novo contexto profissional, cenários inesperados surgirão de forma mais frequente, colocando em xeque todas as experiências e conhecimentos que adquirimos até então. Afinal, isso já não está acontecendo?

Neste cenário desconhecido, decisões exigirão cada vez mais feeling e análises complexas, envolvendo alguma subjetividade, o que tornará a criatividade indispensável para que boas soluções sejam encontradas com agilidade.

Imagina uma tempestade acontecendo e o capitão desesperado! Isso não pode, não é mesmo? Os líderes deverão ter a capacidade de manter a direção, mesmo sem bússola.

As equipes demandarão como nunca, e as respostas nem sempre serão fáceis, sendo algumas vezes reformuladas. Os líderes precisarão manter a calma e a flexibilidade para garantir coordenadas mais assertivas.

As duas características refletem o potencial do gestor em ter o controle de condições extremas e conseguir pensar fora da caixa para criar soluções inovadoras.

 

Comunicação

A comunicação clara e assertiva é um pilar que estará cada vez mais em voga daqui para frente, já que as atualizações serão cada vez mais rápidas e constantes.

Sabemos que essa é uma habilidade comum, mas a responsabilidade de conduzi-la da melhor maneira possível e evitar ruídos não é tarefa nada fácil.

As formas de interação serão cada vez mais remotas e através de plataformas digitais, que podem não ser tão familiar a todos, sendo necessário o treinamento e desenvolvimento da equipe.

É muito importante que o processo de feedback ocorra imediatamente após a divulgação de informações importantes, garantindo que a mensagem certa foi passada para a equipe.

Devemos considerar também ruídos por oscilação ou falha de conexão com a internet, que podem atrapalhar a audição e a compreensão. Por isso, não hesite em ratificar o conteúdo das mensagens importantes, de formas e em momentos diferentes.

O papel dos líderes será o de tomar a frente e dar exemplos com suas atitudes, mas claro, sem deixar de ouvir seus colaboradores.

 

Controle

Ao longo do período de adaptação a este novo cenário, a tendência é que a ansiedade da equipe diminua.

Porém, esse é um processo que não será fácil e, em alguns casos, também não será rápido.

Isso faz com que o líder precise revisar suas estratégias para assumir o comando de forma a dar o máximo de segurança para os colaboradores realizarem suas atividades, seja através de conversas, treinamentos ou desenvolvimentos individuais.

 

Como um líder deve controlar as demandas e entregas à distância

 

Não é incomum que os profissionais tenham variações no rendimento durante o home office em relação a suas atividades presenciais.

Porém, para que isso ocorra de forma positiva, é preciso ter um bom acompanhamento e gerenciamento.

Para que a equipe consiga manter um bom desempenho, mesmo estando à distância, é fundamental seguir algumas premissas. Veja algumas dicas:

  • Na medida do possível, esteja sempre disponível. Deixe a porta aberta para a equipe entrar em contato com você sobre todos os assuntos.
  • Trabalhe com softwares de gerenciamento de equipes remotas;
  • Liste as prioridades;
  • Tenha prazos bem definidos para as tarefas;
  • Garanta que os direcionamentos sejam claros, para evitar retrabalho;
  • Desenvolva a equipe e dê maior autonomia aos colaboradores para evitar a sobrecarga do líder.

Motive a si mesmo e a equipe

Manter a própria motivação e a da equipe é outro grande desafio a ser vencido neste período. Adaptar o ambiente pessoal para trabalho é apenas um dos mais evidentes.

Porém, existem outros pontos mais subjetivos e complexos que acabam surgindo neste processo.

Para combatê-los, colocamos algumas dicas essenciais a seguir:

Estabeleça uma rotina

O cérebro humano é muito bem adaptado a padrões e rotinas, isso ajuda a economizar energia.

Para que isso aconteça, desenhe uma lista de tarefas e horários possíveis de serem cumpridos e cumpra!

Tentar reservar um espaço da casa exclusivo para trabalho ajudará você e os demais membros da família a entender os limites e diminuir as interferências que causam distração.

Não esqueça do cafezinho!

Temos o hábito de achar que o home office deve ser imóvel frente ao computador, mas isso é errado. Devemos ter sim o tempo do cafezinho, de ir ao banheiro etc. São momentos que permitem movimentar o corpo e gerar ativação física, que contribui para estímulos nervosos e ajudam na concentração e no foco.

Seja mais participativo e compreensivo

Para conseguir manter o engajamento e garantir a estabilidade emocional da equipe, é importante que o líder assuma uma posição mais presente.

Se você estiver gerenciando uma equipe remota, tenha um contato mais próximo, porém, sem exageros.

Lembre-se que esse deve ser um contato de apoio e não de vigilância.

Busque entender as dificuldades dos seus colaboradores e se dispor a ajudar no que for possível para manter o desempenho.

Mantenha sua equipe unida, ainda que distante

Um dos maiores choques que as pessoas sentem ao mudar de uma rotina de trabalho convencional para a remota é o isolamento.

Naturalmente, somos seres sociais e muitas pessoas acabam sofrendo por conta desse distanciamento forçado.

Um dos papéis do líder nessa situação é buscar manter o senso de comunidade e união da equipe, ainda que estejam fisicamente separados.

Uma maneira de fazer isso é através de reuniões e grupos profissionais.

Dica! Veja atividades sociais que faziam em grupo quando estavam no escritório e tente replicar, mesmo que remotamente.

Exemplo: Pode ter café da manhã remoto? Sim, pode! Combine para que todos preparem seus cafés, degustem e conversem enquanto a interação e o quebra gelo acontecem. Isso será o máximo!

Crie novas metas e estratégias

“Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha” (Helmuth von Moltke)

Essa frase se materializa à medida que as empresas e seus líderes começam a se adaptar no enfrentamento da crise.

Como este era um cenário que ninguém esperava, é preciso rever toda a estratégia e o planejamento. Assim como, com as mudanças das prioridades, as metas também precisarão ser ajustadas.

A realização de treinamento e desenvolvimento para capacitar a equipe e a liderança para estas novas características e exigências pode ajudar na adaptação e retomada.

 

E, como podemos te ajudar neste momento

Nós, do Grupo SERES, somos uma das principais empresas que proveem soluções de Gestão de Pessoas no país.

Nosso principal objetivo é conectar pessoas e propósitos dentro do mundo corporativo.

Para contribuir com este novo cenário instalado, temos uma solução dedicada à treinamento e desenvolvimento de líderes, uma plataforma de educação corporativa que reúne conteúdos de gestão no formato blended learning

A proposta é reenquadrar a liderança ou o aspirante a líder a um novo contexto, onde o papel deixa de ser “dizer o que deve ser feito” e passa a ser “formar pessoas aptas a criar novos caminhos na construção das melhores soluções”.

O objetivo é destravar o potencial das lideranças para que alcancem a melhor versão delas mesmas, estimulando a autonomia e a colaboração dos times, além de inspirar e apoiar o desenvolvimento individual de cada pessoa da equipe.

Este líder precisa desenvolver novas competências e uma visão holística que irá integrar outros conceitos relacionados à ciência, psicologia, sociologia, diversidade, conectividade, inteligência artificial etc., por meio da vivência e experiência de aprendizagem transformadoras.

Estamos falando de reavaliar as velhas práticas de liderança e abrir espaço para uma gestão que equilibre a afetividade e a efetividade, refletindo em equipes mais engajadas e na superação dos resultados.

 

Nós podemos te ajudar? Fale com a nossa equipe!

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