Como se destacar em um processo seletivo?

Se existem mais pessoas procurando emprego do que boas vagas de trabalho disponíveis, é preciso se destacar para ser escolhido no momento em que elas surgirem. Durante o processo seletivo, o candidato tem a chance de mostrar estar apto e capaz de realizar a função, mas, especialmente, é a hora de mostrar algum diferencial.

Seja online, presencial ou com diferentes etapas, os processos seletivos estão mais complexos e dinâmicos. Mas algumas dicas simples podem ajudar os candidatos a passarem pelo recrutamento e chamarem atenção. Junto à experiência e o conhecimento, é necessário ter responsabilidade.

Destacamos seis pontos para o candidato se preparar para um processo seletivo:

 

1- Seja um profissional qualificado

A primeira dica não é exatamente referente aos processos seletivos, mas sim uma dica para a sua vida profissional. Mesmo que você não esteja em um emprego, é importante cuidar da sua carreira ou profissão.

Procure cursos de qualificação na sua área ou mesmo outros que melhorem seu currículo, como outro idioma. Nunca deixe de se manter atualizado. Acompanhe portais de notícias e blogs sobre informações em geral e sobre sua área. Leia livros. Todas essas ações podem te colocar um passo à frente em uma seleção.

 

2- Cuide do seu currículo

Agora, já diretamente ligado a um recrutamento, está a sua vitrine: o currículo. Este documento é considerado a porta de entrada no processo, seja ele físico ou virtual. É o que despertará a atenção do recrutador. E, por isso, precisa conter informações objetivas, atraentes, com bom conteúdo e, principalmente, sem erros gramaticais.

 

3- Pesquise sobre a empresa

Você precisa saber um pouco sobre o local onde almeja trabalhar. Muitas vezes os candidatos se inscrevem em muitas vagas sem considerar os requisitos ou sem estudar as empresas. Escolha com cautela os lugares em que vai se candidatar, aprenda mais sobre a organização e mostre isso na entrevista.

 

4- Seja pontual em cada etapa

Não importa se é a entrega de um teste, questionário, o retorno de um e-mail ou, especialmente, uma entrevista. Se há um dia e horário previamente estabelecidos, o candidato deve cumprir. Isso é um sinal importante de comprometimento.

 

5- É importante saber falar

Seja por telefone, pessoalmente ou através de teste escrito. É imprescindível saber se comunicar e procurar ser interessante. O candidato deve usar uma linguagem clara, correta e adequada, sempre de acordo com o ambiente. Evitar gírias e expressões grosseiras é imprescindível.

Além disso, o candidato não deve mentir e deve passar segurança no que está relatando.

 

6- Valorize-se, mas demonstre interesse

Fale bem de você, revele suas experiências, sua força de trabalho e como pode ajudar a empresa. Responda às perguntas com clareza e procure desenvolver o assunto. Características e habilidades pessoais que demonstrem as competências para a função são valorizadas.

É importante também demonstrar interesse. Algumas pessoas acabam transmitindo a impressão de que não se importam o suficiente com a vaga. Não precisa se mostrar desesperado pelo emprego, mas aproveite oportunidades para demonstrar vontade de conquistar a vaga.

Precisa de mais informações sobre processos seletivos? Entre em contato conosco, podemos ajudar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp