Skip to content

Publicado por Grupo SERES

Vantagens de terceirizar o recrutamento e seleção

Como o processo de recrutamento terceirizado pode reduzir a rotatividade de funcionários

Processos de seleção e de contratação de funcionários devem ser bem feitos para garantir o bom funcionamento da empresa. Profissionais que realmente possuem as competências necessárias para os cargos que vão ocupar são muito valiosos. Além disso, quando os funcionários combinam com a cultura organizacional da companhia, o turnover (a rotatividade de funcionários) nos cargos é muito menor, e, consequentemente, a produtividade é otimizada. Então, quanto mais especializado for o recrutamento, melhor pode ser a estabilidade das equipes da empresa.

Em tradução livre, turnover seria o nível de rotatividade de funcionários. Uma empresa com este índice alto está sempre com a produção comprometida, pelo fato de estar em constante processo de contratação e desligamento de funcionários – seja por vontade do empregado ou do empregador. E isso pode estar relacionado à forma de recrutamento.

Encontrar o melhor perfil para uma vaga requer análises específicas e ações organizadas. No momento em que talento e cargo disponível se encaixam, é melhor reter esse empregado na empresa. Quando o profissional combina com a função que exerce e com a cultura da empresa, a satisfação é maior.

Atualmente, em organizações com administração mais moderna, a área de Recursos Humanos (RH) deixou de ser simplesmente uma área operacional e burocrática e agora adota ações mais estratégicas para contribuir com os objetivos de toda a empresa. No entanto, isso nem sempre é possível. Assim, terceirizar este processo do garimpo à contratação e acompanhar o desempenho no dia a dia, se torna uma excelente solução para formar equipes de alta performance.

Vantagens de terceirizar o processo de recrutamento

Análise minuciosa:
Uma empresa especializada em recrutamento tem um processo específico e minucioso de análise. Os fornecedores do serviço aplicam filtros e fazem pesquisas aprofundadas dos currículos, históricos, perfis e até mesmo da personalidade dos talentos. Nessa análise, também é possível identificar os comportamentos favoráveis e desfavoráveis para cada função.

Processos de seleção mais rápidos e assertivos:
Com processos predefinidos e organizados, o recrutamento é mais rápido e objetivo do que se fosse feito por uma pequena equipe interna. Mas, o principal, é que oferece resultados mais assertivos. Desta forma, o consultor destacado para atender sua empresa, oferece para uma escolha final apenas os profissionais que realmente têm a ver com o trabalho.

Mais disponibilidade e atenção pela satisfação dos funcionários:
A terceirização ainda ajuda no controle da satisfação dos funcionários. Com processos simples e pesquisas de satisfação focadas nos colaboradores, é possível investigar caso o nível de turnover comece a aumentar. Assim, busca-se o motivo do aumento e cria-se estratégias para impedir que continue.

Empresas do Grupo