Como analisar o currículo para saber se encontrou o colaborador certo?

Como analisar o currículo

A análise de currículos é uma atividade complexa realizada pelos profissionais do departamento de Recursos Humanos (RH). Há uma série de layouts diferenciados, arquivos em formatos distintos e até e-mails que chegam sem o anexo. As dificuldades são enormes se a organização não conta com o auxílio das inovações tecnológicas.

As seleções estruturadas contam com mecanismos de triagem eficazes e com a aplicação de testes on-line para deixarem os gerentes mais tranquilos durante o processo seletivo. As ferramentas e os softwares de análise para currículo ainda facilitam a identificação das competências e habilidades relevantes.

Gostaria de compreender melhor como analisar currículo e a importância desta etapa no processo de seleção? Acompanhe a leitura!

Por que uma boa análise de currículo é importante?

Uma análise de currículo adequada é muito importante para definir quais candidatos poderão ser contratados por estarem mais preparados para contribuir com a organização.

A avaliação realizada por profissionais especializados tem como objetivo encontrar os melhores talentos disponíveis no mercado, para que estes auxiliem na alavancagem dos negócios.

Os profissionais de RH geralmente decifram informações presentes nos currículos para compreender melhor os objetivos do candidato, a sua personalidade, a compatibilidade com a cultura da empresa, a capacidade de comunicação e o preenchimento dos requisitos da vaga: conhecimentos e experiência.

Ao analisar esses documentos, os recrutadores avaliam os modelos, a criatividade e a simplicidade. Os gerentes procuram perceber nos detalhes as características que revelam mais sobre o candidato.

O currículo costuma passar uma mensagem sobre o estilo ou perfil de quem o criou e costuma ser compatível com as características pessoais dos candidatos. Inclusive as cores trazem revelações por meio de seus significados, que podem ser verificados pelos líderes.

Quais são os profissionais responsáveis por essa análise?

As análises de currículos são feitas pelo profissional responsável pelo recrutamento e seleção. Um recrutador que tenha a capacidade de captar e de transmitir ideias claras sobre os documentos analisados é a melhor opção para executar esse processo.

Compartilhe com o candidato somente as informações relevantes e estude bem a descrição da vaga que ele deseja ocupar.

Quais são as principais dicas para uma boa análise de currículo?

Por meio do currículo, o recrutador terá a primeira impressão sobre o perfil do candidato. Preste atenção aos detalhes, já que o mercado está mais competitivo a cada dia e talvez precise avaliar uma grande quantidade de currículos diariamente.

Os melhores profissionais vão selecionar somente os candidatos que pareçam ideais para determinado cargo. Veja a seguir algumas sugestões interessantes!

Observe a estética do currículo

Os recrutadores costumam observar a estética dos currículos e a sua qualidade formal para ter certeza de que o candidato tomou alguns cuidados durante a sua elaboração.

O documento deverá estar organizado, com boa formatação, limpo, sem erros de português e conciso. Esses detalhes demonstram a falta de atenção ou a imaturidade dos candidatos.

Faça uma análise do desenvolvimento profissional

Reflita sobre o desenvolvimento profissional e monte um histórico sobre a evolução dos candidatos. É relevante acessar registros de progresso para cargos de maior responsabilidade e confirmar a experiência na área de formação.

RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

Isso mostra que o candidato se dedica para a construção da sua carreira e que pode facilmente se enquadrar nas demandas do negócio.

Seja claro e objetivo

Objetividade e clareza são dois critérios fundamentais no momento de avaliar os currículos recebidos. Esses documentos não costumam ter tamanho ideal, mas facilita se as experiências estiverem sintetizadas e indicadas de forma clara.

Caso a sua intenção seja contratar profissionais experientes e capacitados, considere a bagagem que os candidatos trazem de outras organizações.

Considere o tempo de experiência

Leia atentamente as responsabilidades e atividades que o candidato desempenhava em seu emprego anterior. No currículo, aparece uma síntese das tarefas realizadas em cada empresa, bem como um resumo das habilidades desenvolvidas pelo profissional.

É importante que o candidato demonstre experiência no setor e tenha realizado tarefas que sejam necessárias para determinada vaga. O profissional não precisa ter trabalhado em várias empresas, mas precisa demonstrar habilidades que sejam interessantes para exercer a função.

Confira se essa pessoa já realizou atividades relevantes para o crescimento da empresa na qual trabalhou anteriormente, se executou serviços que ultrapassaram as suas atribuições básicas e se é proativo e engajado com times multifuncionais.

Esteja ciente da descrição da vaga

É essencial que o recrutador esteja ciente da descrição da vaga e que utilize essas informações na hora de analisar o perfil dos candidatos. Escolha profissionais que não só se encaixem na cultura organizacional do negócio, mas que também tenham objetivos bem definidos e alinhados com as metas da empresa.

Analise todas as exigências da vaga para identificar o profissional mais indicado para ocupá-la. Tente compreender bem todos os detalhes do cargo antes de começar a avaliar os currículos, assim como a exigência de formação específica, fluência em idiomas estrangeiros, entre outras características.

Verifique as informações extracurriculares

Alguns candidatos podem apresentar experiências, por exemplo, trabalhos voluntários, estágios, participação em grupos de pesquisa acadêmicas etc. Esses fatores revelam atitudes e aspectos do profissional, por exemplo, visão empreendedora, proatividade, aptidão para liderança e muito mais.

A análise do documento evita a perda de talentos que deveriam ser contratados, mas que são eliminados por engano.

Avalie habilidades e competências

Faça uma listagem das habilidades importantes para entender melhor se o perfil do candidato está de acordo com os requisitos da vaga. Analise as soft e hard skills do profissional, o modo como ele se expressa e se demonstra as qualidades elencadas no currículo.

Por exemplo, se o profissional afirma no documento que tem facilidade de comunicação, observe se ele utiliza a linguagem correta, se consegue se expressar com clareza e objetividade. Caso ele aponte que trabalha bem em equipe, verifique suas experiências anteriores com os times de outras empresas.

Use uma ferramenta de gestão

Um bom sistema de gestão é essencial para fazer a seleção dos currículos que chegam pelos mais variados canais de comunicação. A tecnologia ajuda a criar um banco de dados, coletar, filtrar e reunir os documentos de maneira organizada.

Por meio da automação das tarefas, os profissionais de RH têm mais tempo para fazer entrevistas e testes comportamentais, tendo em vista que ela acelera os processos e aumenta a produtividade da equipe.

Entendeu como analisar o currículo para saber se encontrou o colaborador certo? Saiba que a tecnologia pode ajudar os profissionais de RH a fazerem uma boa análise dos currículos dos candidatos. O Grupo Seres oferece consultorias nessa área para os mais variados segmentos, além de fornecer soluções de ponta e ferramentas que conferem eficiência aos processos.

Gostou do conteúdo? Então, siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook para acompanhar as nossas postagens!

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: