Equipes bem integradas, motivadas, engajadas com sua função e com as outras áreas produzem mais e melhor em qualquer empresa. Esta informação anterior pode até ser básica, mas às vezes difícil de ser alcançada. Isso é algo que não pode ser visto, mas pode ser medido pela satisfação dos funcionários e pele forma como eles enxergam seus trabalhos e os procedimentos adotados pelo empregador. Por isso, é muito importante conhecer os colaboradores. Saber o que pensam e o quão satisfeitos estão dentro da organização de trabalho. Depois de identificar o que deve ser mantido e os pontos fracos, é possível fazer mudanças pontuais e gerar mais interesse para todos.
Tentar manter os funcionários motivados pode não ser a tarefa mais fácil. No entanto é um dos aspectos fundamentais para manter bons resultados dentro (com o relacionamento interpessoal) e fora (com os resultados) de uma empresa. Por isso, a satisfação dos funcionários, independentemente da área em que atuam, impacta diretamente no clima organizacional. E, muitas vezes, também em seus desempenhos. Além disso, a forma como os empregados avaliam o trabalho interfere ativamente na quantidade de faltas, em afastamentos e até no nível de “turnover” (rotatividade de funcionários).
Medir o nível de satisfação dos funcionários é algo que pode ser feito por meio de pesquisas pontuais, realizadas de forma periódica. E ainda, gerentes e gestores – que passam a maior parte do tempo próximos às equipes – também podem ajudar a identificar sinais de que existe a necessidade de mudanças, ou de que tudo está no caminho certo.
Empresas que demonstram interesse pelo nível de satisfação de seus colaboradores só têm a ganhar. E, normalmente, pequenos ajustes em horários, na comunicação ou um programa de benefícios reformulado, por exemplo, já podem trazer novos resultados – internos e externos.
Como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários:
Os gerentes e gestores podem – e devem – ajudar o RH a definir o conteúdo de um questionário que deve abranger o máximo de pontos possíveis que interfiram na satisfação dos funcionários. Os quesitos podem ser avaliados por meio de notas, níveis (Ótimo, Bom, Regular e Ruim) ou mesmo com respostas discursivas. Além disso, é preciso definir se o questionamento será padrão a toda a empresa ou se terá alterações de acordo com tempo de trabalho ou função, por exemplo. O questionário pode ser físico ou online, mas deve prezar pela efetividade e praticidade para avaliar os resultados.
Veja alguns pontos que não devem faltar neste tipo de pesquisa:
– Métodos de trabalho
– Salário
– Chefia
– Comunicação interna e externa
– Comunicação entre os departamentos
– Plano de carreira
– Relacionamento entre as pessoas da equipe e de outras áreas
– Programa de benefícios
– Infraestrutura do local de trabalho / Higiene / Segurança
– Disciplina
– Participação
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