5 características de um ambiente de trabalho ideal que você deve valorizar

ambiente de trabalho ideal

O ambiente de trabalho ideal é um dos fatores mais discutidos quando o assunto é vida profissional. No século XXI, a profissão vai muito mais além que um meio de sustento, ela é uma fonte de realização e sucesso, o que está diretamente atrelado à felicidade dos profissionais.

Por isso, é praticamente impossível falar de carreira e vida profissional sem ressaltar a importância do ambiente de trabalho como sendo um agente direto no seu desenvolvimento, pois ele está diretamente ligado à produtividade e aos resultados entregues pelo profissional.

Foi pensando nessa importância que trouxemos este conteúdo. Abaixo, veja quais características do ambiente de trabalho ideal que você deve valorizar!

Fit Cultural: empresa e colaborador

O ambiente profissional saudável e produtivo é construído da relação entre empresa e colaborador, afinal, é a troca e o esforço desses dois agentes que constituem o clima organizacional.

A combinação da empresa e do colaborador, quando são positivos, seria como dar um match, isto é, um encontro de personalidades que dão certo. Esse processo de identificação é conhecido por fit cultural. Para comprová-lo, são feitos testes para entender se as competências e as qualidades dos colaboradores estão alinhadas aos que a empresa busca.

No entanto, também é necessário que o colaborador entenda se a empresa atende às expectativas dele. Sendo assim, o fit cultural precisa que ambas as partes reconheçam que têm pesos e impactos no processo, e que o ambiente de trabalho é um fator desse sistema.

Assim, ao escolher a empresa que você vai trabalhar, a recompensa deve ir muito mais além do que a financeira. Entender a cultura de trabalho e o ambiente onde você é inserido é um dos aspectos indispensáveis na hora da escolha do seu novo desafio profissional.

Contudo, como saber quais as características de um ambiente de trabalho saudável? Como entender quais as melhores culturas, práticas e características que impactam diretamente esse ambiente profissional?

Reunimos, aqui, algumas características-chave que devem ser valorizadas quando o assunto é ambiente de trabalho, para ajudar você a entender melhor a importância e o impacto disso na sua carreira.

1. Clima organizacional

Um fator importante para se observar dentro de um ambiente profissional é o clima organizacional, ou seja, a atmosfera interna de uma empresa, a convivência do dia a dia profissional naquele meio. Lugares com alta rotatividade de profissionais podem ser um ponto de atenção para observação desse clima, pois gera um ambiente conflituoso, com alto número de erros e retrabalho.

Uma boa cultura organizacional tem líderes que inspiram, direcionam e organizam a sua equipe, com uma cultura motivacional e empática. Esses aspectos alinhados tendem a valorizar o trabalho do time e a colaboração do grupo para a produtividade estar alinhada às expectativas da empresa.

Por isso, ao participar de um processo de recrutamento, o profissional deve estudar e conhecer a empresa. Assim, será possível reconhecer se a cultura organizacional está alinhada às suas expectativas profissionais.

CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2

2. Comunicação transparente

A comunicação é uma das ferramentas mais antigas e indispensáveis para o desenvolvimento da humanidade. Ela vai muito além da língua. A comunicação está presente de maneira subjetiva, como gestos e postura.

O impacto de uma boa comunicação no ambiente de trabalho é enorme, pois, ter um meio onde a comunicação é valorizada, clara e transparente traz inúmeros benefícios: evita mal entendidos, conflitos, comunicação paralela, como fofocas, e pode ser um agente determinante na solução de problemas profissionais.

Uma equipe comunicativa, alinhada aos seus propósitos, tende a pensar junto e solucionar questões muito mais rápido. Portanto, é importante que um profissional note como a comunicação ocorre no ambiente de trabalho, o quão produtiva é e se é positiva para todos.

3. Respeito à diversidade

A empresa sem seus colaboradores é uma entidade abstrata, afinal, são os times que a constitui, que a torna real e concreta. Assim, para que existam boas relações é necessário compreender e valorizar que o homem é uma espécie diversa e singular, a pluralidade de diferenças gera a diversidade.

Respeitar e cultivar as diversidades, sejam elas oriundas da cor da pele, do credo, do gênero ou da orientação profissional, também é um fator determinante no ambiente de trabalho. Um time plural e diverso, com perfis de pessoas diferentes umas das outras, que se estimulam para sair da zona de conforto, é um time marcado como criativo e aberto, pontos importantes na produtividade de uma equipe.

Muito mais que ter um time forte e dinâmico, uma empresa que respeita a diversidade tem responsabilidade social e mostra que está atrelada e atenta às demandas da sociedade, ganhando pontos com o mercado.

4. Equilíbrio

Dentro de uma empresa, um colaborador vive a sua realidade profissional, no entanto, ele é um ser humano que também tem suas vivências pessoais. Ter equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal é um dos aspectos indispensáveis para um bom profissional. É importante ter em mente que um ambiente de trabalho saudável é também aquele que dá condições para que esse profissional se equilibre, afinal, como já foi dito, esse é um espaço colaborativo entre empresa e colaborador.

Nesse ambiente ideal, os profissionais cumprem a sua jornada de tarefas e são devidamente recompensados por horas extras trabalhadas. Suas folgas e horários de descanso são respeitados. O colaborador tem uma flexibilidade para cuidar de imprevistos pessoais e é compreendido. O ambiente de trabalho saudável é aquele no qual a empresa valoriza o bem-estar e a saúde do seu trabalhador, pois sabe que esse colaborador vai trabalhar junto com as metas e o crescimento da companhia.

5. Espírito de equipe

Um time produtivo é um destaque de qualquer empresa e o ambiente de trabalho dessa equipe está diretamente atrelado a essa produtividade. Por isso, é indispensável que boas práticas sejam cultivadas para gerar o espírito de grupo. O termo chave para o desenvolvimento desse fator é o pertencimento. Um bom ambiente profissional promove um espaço dinâmico e colaborativo, no qual o time se sente integrado às boas práticas e a filosofia da empresa.

Quando o profissional compreende os ideais da empresa, ele se alinha a esse contexto e, sobretudo, identifica ao que é pregado e idealizado. Esse é um profissional integrado à equipe, que está em sintonia, trabalhando e produzindo junto para o crescimento.

Ter um ambiente de trabalho saudável é uma meta para qualquer profissional. Por isso, é necessário conhecer e estudar as principais características que compõem esse ambiente de trabalho ideal.

Quer conhecer a gestão humanizada mais a fundo e saber como aplicá-la? Veja este guia completo que ajudará você a se aprofundar no tema!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp