Como terceirizar serviços de RH para a empresa? Confira!

como terceirizar serviços

O mundo corporativo mudou nos últimos anos, com o home office, reuniões virtuais, bater o ponto remotamente. Algo que cresceu também foi a terceirização de setores dentro da companhia, como o RH. Mas como terceirizar serviços como este?

Algumas áreas, como limpeza, jardinagem e segurança, já foram terceirizadas há muito tempo pelas empresas. Mas agora, alguns setores estratégicos, como o de Gestão de Pessoas, têm ido pelo mesmo caminho. A terceirização de serviços, durante a pandemia, cresceu 94% no país, de acordo com a FIA (Fundação Instituto de Administração).

Quer saber como terceirizar serviços de RH para a sua empresa, ganhando força em um setor estratégico? Acompanhe este texto conosco!

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização nada mais é do que a contratação de outras empresas para fazer serviços específicos dentro da companhia contratante. Ela é feita em vários setores, como segurança, limpeza e jardinagem. Porém, nos últimos anos, departamentos estratégicos também têm sido terceirizados.

Áreas como a TI e o RH passaram a ser repassadas a outras empresas, mas como terceirizar esses serviços? Como são setores estratégicos dentro de uma empresa, é preciso tomar uma série de medidas antes de contratar.

Isso porque a empresa contratada será a intermediadora do serviço a ser prestado, assim como as relações trabalhistas entre o funcionário e a empresa que oferece este serviço. Dessa maneira, não haverá vínculo trabalhista entre o profissional e a contratante.

A empresa contratada irá cumprir o que for objeto do contrato, buscando oferecer um serviço com organização, recrutamento, autonomia técnica e jurídica próprias. Assim, quem faz o serviço se encarregará pela:

  • contratação de funcionários;
  • remuneração do profissional;
  • obrigações trabalhistas;
  • pagamentos previdenciários;
  • carga horária.

Enfim, a empresa que busca este serviço pagará para a contratante o valor de contrato, enquanto a terceirizada ficará responsável por todos estes detalhes.

Guia Completo: o que faz o profissional de RH?

Como funciona terceirizar serviços?

Terceirizar setores estratégicos dentro da empresa se torna vantajoso para muitas empresas, que vão poder focar sua atenção no que realmente produzem. Imagine contratar uma empresa de TI para cuidar de tudo na sua companhia? Ela tomará conta dos servidores, computadores, internet, troca de aparelhos. Além disso, serão especialistas cuidando desta área para sua empresa.

Agora, imagine a terceirização no setor de Recursos Humanos! São várias possibilidades dentro deste departamento, podendo terceirizar várias funções, como:

  • processamento de folhas de pagamento;
  • treinamento de funcionários;
  • administração do setor financeiro;
  • recrutamento de funcionários;
  • datas comemorativas.

Assim, a empresa seleciona o tipo de serviço que quer, escolhe a forma de pagamento e como será a execução. Dessa maneira, a terceirização é quando a empresa passa a obrigação e responsabilidade de um serviço para outro.

O acordo deve estar previsto na entrega de um trabalho, contínuo ou temporário, como em datas comemorativas. Portanto, os colaboradores contratados não terão relação trabalhista com a companhia que contratou o serviço.

Quais os benefícios em terceirizar serviços?

A terceirização de um setor como o RH agiliza a vida da empresa contratante, que poderá focar no seu trabalho principal. Além disso, existem vários outros benefícios que vamos listar a seguir:

Otimizar o tempo

Esta é uma grande vantagem, pois como dissemos, a empresa contratante focará em sua atividade principal. Ao ter uma empresa especialista em RH no comando será possível diminuir prejuízos, financeiro e de tempo, em contratações equivocadas. A contratada irá analisar o currículo e avaliar o funcionário correto.

Profissionais qualificados

Este primeiro benefício acontece porque a empresa contratada terá profissionais especialistas em RH e na gestão de pessoas. Então, a eficiência do trabalho e a qualidade serão maiores, tanto para pensar em algo estratégico, como resolver pendências.

É estratégico

Toda empresa que busca expandir precisa contratar mais funcionários. Entretanto, ao terceirizar o RH não é preciso mexer na estrutura da empresa para expandir este setor. Como o recrutamento é algo que pode ser terceirizado, a empresa contará com especialistas na contratação de profissionais para setores estratégicos.

Baixo custo

Terceirizar o serviço de RH se torna mais econômico do que implantar um setor interno na empresa. Além disso, não terá problemas com os encargos trabalhistas, que ficará por conta da contratada. A despesa com RH passa a ser uma despesa fixa e, por isso, mais previsível e interessante. Basta contratar o pacote certo e administrar os upgrades!

Eficiência e redução de turnover

Turnover é a taxa de rotatividade de funcionários dentro de uma empresa e, com a terceirização do serviço, isso tende a ser menor. Junto a funcionários internos, a consultoria de RH irá analisar a necessidade de vagas, o perfil e avaliar as competências necessárias.

Tudo para contratar o funcionário certo para a vaga certa, o mantendo por mais tempo na empresa, ajudando no desenvolvimento e evitando o desperdício de tempo e dinheiro.

Como terceirizar serviços temporários?

Além da terceirização do RH de forma contínua, para um trabalho a longo prazo, é possível fazer contratação temporária. Neste caso, esta estratégia é super válida para datas comemorativas.

Muitas empresas têm suas sazonalidades, como Dia dos Pais, das Mães, Black Friday ou outras datas comemorativas. A demanda aumenta e, para isso, é preciso a contratação de funcionários a mais para dar conta do recado.

Fazer a terceirização do RH para esta missão traz vários benefícios também. O Grupo Seres, por exemplo, é pioneiro nesse serviço de mão de obra temporária. Atuamos em todo o processo de administração, desde o recrutamento e seleção até a dispensa do profissional temporário. Dessa maneira, a empresa contratante ganha agilidade e qualidade para grande volume de temporários.

Seja para eventos corporativos ou contratação de vendedores para as vendas de fim de ano, a contratação de temporários é realidade para muitas empresas. Por isso, contar com ajuda de uma empresa especializada ajuda na eficiência e rapidez das contratações.

Grupo Seres é referência em terceirização

Você viu neste post os benefícios de como terceirizar serviços, como o de RH, seja para um trabalho contínuo ou temporário. O Grupo Seres é pioneiro neste trabalho no Brasil, com mais de 58 anos de experiência.

Atuamos atendendo empresas nacionais e multinacionais em vários segmentos. Se a sua empresa busca terceirizar o RH de forma estratégica e eficiente, entre em contato com a nossa equipe.

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp