Avaliação por competências: quais os benefícios e como aplicá-la?

avaliação por competências

A avaliação por competências ajuda as empresas a recrutar, contratar e reter bons talentos que ajudarão a melhorar os resultados da organização. Com isso, há mais chances de se ganhar a preferência do consumidor final e, consequentemente, se destacar da concorrência. No entanto, para isso ser possível, o gestor precisa fazer um bom gerenciamento dessa avaliação e oferecer feedbacks aos profissionais, a fim de assegurar que eles recebam todo o suporte necessário para desempenhar um bom trabalho.

Para ajudar você a aplicar corretamente a avaliação por competência na sua empresa, desenvolvemos este artigo para mostrar como ela funciona e como colocá-la em prática.

Continue a leitura e confira!

O que é avaliação por competências?

Ela visa analisar a performance dos colaboradores, tanto em relação aos comportamentos quanto ao que se refere às suas skills técnicas. Por meio dessa avaliação, é possível entender quais competências ainda precisam ser desenvolvidas e melhoradas.

Entender esse cenário é importante para que a equipe do RH possa ter uma base precisa de informações para tomar suas decisões. Isso vai desde a fase de recrutamento e seleção até a necessidade de realizar treinamentos, transferências e promoções.

Tipos de competências

Para saber como aplicar a avaliação por competências, é importante que você entenda quais são elas. Veja só:

  • competências essenciais: referem-se aos pontos fortes e valores comportamentais do profissional que ajudam a empresa a se destacar da concorrência;
  • competências de liderança: referem-se às habilidades que um profissional tem de gerenciar pessoas;
  • competências técnicas: diz respeito às habilidades e os conhecimentos necessários para que o profissional consiga desempenhar sua função com eficácia;
  • competências gerais: descrevem a combinação de motivações, habilidades e outras características importantes para garantir um bom desempenho em vários trabalhos que podem ser realizados dentro de uma empresa.

Quais benefícios ela oferece?

A avaliação por competência oferece alguns benefícios muito importantes para a melhora dos resultados da sua empresa. A seguir, listamos os principais deles.

Aumento da produtividade

A avaliação por competência permite que o gestor aloque cada colaborador na função que mais se alinha ao seu perfil e suas habilidades. Com isso, cada um consegue produzir conforme o esperado — e, em alguns casos, até além do que se esperava —, aumentando a produtividade de toda a equipe. Assim, é possível contar com uma equipe alinhada e motivada, que alcança níveis cada vez maiores de boa performance e melhores resultados.

Reconhece os esforços do colaborador

Com a avaliação por competências, é mais fácil visualizar e compreender o trabalho de cada colaborador e, com isso, recompensá-lo pelos ótimos resultados, motivando-o ainda mais para melhorar seu desempenho, mesmo que este já seja satisfatório. Afinal, convenhamos, quem é que não gosta de ser valorizado pelo que faz? Por outro lado, esse tipo de avaliação também coloca à prova aquele colaborador que não é tão produtivo quanto parece. Isso porque processos inteligentes de identificação de comportamentos permitem avaliar os reais resultados de cada funcionário.

Identificação de déficits internos

Os déficits internos nada mais são que os pontos de melhoria na empresa. Nesse sentido, a avaliação por competência aparece como uma ótima aliada, pois ela permite verificar:

  • se na equipe há pessoas qualificadas tecnicamente: falamos da “bagagem” que o colaborador precisa ter para executar com excelência as suas funções dentro da empresa — basicamente, é a união entre o conhecimento prático e o teórico.
  • se existem colaboradores que estão em cargos adequados: profissionais que estão no lugar certo produzem mais e melhor, garantindo, assim, a qualidade na entrega de todos os processos internos.
  • se há a necessidade de realizar treinamentos: isso ajuda o colaborador a melhorar a qualidade dos serviços prestados, o que impacta positivamente nos resultados da empresa.

Como aplicar a avaliação por competências na empresa?

Após entender o que é avaliação por competência e conhecer os benefícios que ela oferece, é hora de saber como colocar a avaliação por competências em prática na sua empresa de maneira eficiente, a fim de trazer melhores resultados que ajudarão o seu negócio a atrair mais talentos e, consequentemente, se destacar da concorrência.

RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

Acompanhe!

Defina quais são suas metas e competências necessárias

O primeiro passo é definir suas metas e competências, tanto técnicas quanto interpessoais, necessárias para facilitar a análise da performance dos colaboradores. É importante que elas sejam voltadas para o desenvolvimento das principais habilidades exigidas em cada função e para o suporte da missão, valores e visão do seu negócio.

Identifique lacunas

As lacunas podem ser identificadas por meio de entrevistas ou pesquisas, as quais vão indicar qual é o nível de conhecimento de cada colaborador, para que seja possível entender onde podem enfrentar “gargalos” em seu trabalho. Por exemplo, é importante entender qual o domínio que ele tem sobre o cargo que ocupa. Essa percepção ajudará a identificar quais melhorias devem ser feitas e, principalmente, entender como funciona a rotina do colaborador, como a execução das tarefas acontecem e se sua produtividade é prejudicada.

Dê prioridade ao desenvolvimento

Identificadas as lacunas, é hora de incentivar o seu colaborador a melhorar o seu desempenho e ajudá-lo a se atualizar. Em alguns casos, reuniões individuais são suficientes para garantir uma melhora nos resultados.

No entanto, há situações nas quais o treinamento é mais recomendado, para ajudar o funcionário a dominar por completo as suas funções. Feito isso, é válido destacar a importância de incentivar o aprendizado contínuo, por meio de um programa de desenvolvimento — afinal, muitas tendências são lançadas constantemente e a sua empresa precisa estar antenada, para não perder espaço para a concorrência.

Monitore e documente a avaliação

O monitoramento das atividades realizadas para aprimorar o aprendizado dos colaboradores ajudará a sua empresa a entender onde as mudanças devem ser feitas. Assim, quando qualquer gargalo for identificado, você saberá o que deve ser feito para eliminá-lo. Já a documentação facilitará a sua tomada de decisão, uma vez que ela será baseada em dados reais.

Recorra à tecnologia

Fazer todo esse processo manualmente demanda muito trabalho e, ainda, torna a empresa suscetível a erros. Nesse sentido, fazer uso de ferramentas tecnológicas é fundamental para tornar a avaliação por competência ainda mais eficiente. Podemos usar o exemplo da SERES Assessment, que nada mais é que uma ferramenta que visa apoiar os processos de desenvolvimento e autoconhecimento, profissional ou pessoal.

É também um recurso fundamental para o desenvolvimento de:

Faça a avaliação por competências de maneira coletiva e individual

A avaliação por competência podem ser feitas tanto no coletivo quanto no individual. Na avaliação coletiva, é importante analisar:

  • como é o trabalho em equipe;
  • qual é o desempenho dela;
  • como se dá a resolução de conflitos;
  • qual é o seu nível de eficiência etc.

Já na avaliação individual, podemos citar outros exemplos de avaliação, como:

  • qual é o seu nível de execução;
  • como é a qualidade do trabalho entregue;
  • capacidade de resposta ao feedback;
  • nível de criatividade;
  • capacidade de assumir desafios etc.

Agora, você já sabe o que é avaliação por competências e como aplicar na sua empresa. Ela permite alinhar os treinamentos aos objetivos da organização, otimizar processos e, claro, definir de maneira clara quais funções e habilidades são necessárias para cada cargo.

Gostou do conteúdo e quer acompanhar mais novidades do nosso blog? Siga a nossa página no Facebook e fique por dentro dos assuntos que envolvem o RH.

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp