Desafios do mercado de trabalho em 2022: quais os principais?

desafios do mercado de trabalho

Um dos principais objetivos da maioria das pessoas é conseguir um trabalho no qual sejam reconhecidos e recebam um bom salário. Contudo, são muitos os que almejam realizar esse sonho, mas são poucos que conseguem. Isso porque existem muitos obstáculos a serem enfrentados.

Contudo, pode-se dizer que os desafios do mercado de trabalho podem ser enfrentados e que, com certeza, são possíveis de serem superados. Para isso, basta estar atento às exigências que surgem e se adaptar às mudanças que aparecerem. Assim, fica mais fácil conseguir atingir os objetivos profissionais.

Deseja saber mais sobre os desafios do mercado de trabalho em 2022? Continue a leitura!

Quais os motivos pelos quais o mercado de trabalho é tão desafiador?

As mudanças que ocorreram nos últimos anos, sejam elas na maneira das pessoas pensarem, se vestirem ou pelo maior uso da tecnologia, contribuíram ainda mais para o crescimento da competição entre os trabalhadores. Para aqueles que precisam ingressar no mercado de trabalho no Brasil, sempre foi mais difícil. A maioria dos empregadores busca pessoas com experiência ou que já tenham terminado os estudos.

Já para aqueles que estão no mercado há algum tempo tem a questão da concorrência. Para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, no qual há muitas pessoas buscando por bons empregos, é preciso estar sempre se aprimorando, fazendo cursos e manter o currículo atualizado. Assim, fica mais fácil na hora que surgir a oportunidade desejada de a pessoa ser contratada.

Quais são os maiores desafios do mercado de trabalho em 2022?

O início da carreira no mercado de trabalho ou ingressar em um novo emprego faz com que muitos sintam um frio na barriga. Contudo, apesar de não ser tão fácil assim, será mais simples encarar as adversidades se as pessoas se prepararem. Veja, abaixo, a lista de desafios que separamos para você!

Falta de experiência profissional

Um dos principais requisitos dos processos seletivos, geralmente, é a experiência na função. Se você é uma dessas pessoas recém-formadas e se questiona sobre como fazer para ingressar no mercado, saiba que existem algumas opções. É possível mostrar cursos na área, trabalhos voluntários, estágios, projetos de faculdade e demonstrar que merece ser contratado porque vai dar o melhor de si.

Índice de desemprego elevado

Com a crise econômica enfrentada pelo país, muitas pessoas acabaram perdendo os seus empregos. Isso fez com que mais cidadãos estejam livres para disputar as vagas ofertadas e que a procura por trabalho aumentasse. Nesse cenário, é preciso investir ainda mais em qualificação profissional para conseguir se diferenciar dos demais candidatos.

Escolha da profissão ideal

Para os estudantes em geral, escolher a profissão ideal é algo muito confuso, pois como não tiveram contato com empregos de carteira assinada, saber o que escolher pode ser complicado. Para essa decisão, pode-se considerar os gostos, as habilidades e os interesses.

CTA Horizontal 10
CTA 5NV 04 1

Avanço tecnológico

A tecnologia avança a cada dia mais e o desafio de ter que lidar com a era digital é complexo para alguns profissionais. Para outros, é mais simples e, com apenas algumas horas tendo acesso às informações, eles conseguem desempenhar os seus trabalhos com eficiência. Entre algumas das inovações, podemos citar:

  • robótica;
  • realidade virtual;
  • Internet das Coisas;
  • cibersegurança;
  • realidade aumentada;
  • chatbot.

Para que as pessoas consigam acompanhar os avanços, é preciso estar em constante atualização. Assim, os que estiverem preparados terão as melhores oportunidades.

Concorrência acirrada

A concorrência está cada dia mais acirrada. Os donos das empresas têm ficado ainda mais rigorosos com o recrutamento e a seleção dos candidatos. Eles almejam ter os melhores profissionais trabalhando em suas empresas, nem que para isso tenham que pagar um pouco mais. Assim, muitos têm se especializado para manter o currículo atrativo e para conseguirem desempenhar bem as suas funções.

Estudo e trabalho ao mesmo tempo

Muitas pessoas estudam e trabalham ao mesmo tempo, afinal, é necessário ter dinheiro para pagar os estudos. E para conseguir estar com as mensalidades em dia, os estudantes acabam assumindo as duas funções: estudar e trabalhar. Isso é um grande desafio, tendo em vista que ficam cansados e, ainda assim, vão para o trabalho.

Em compensação, o trabalho dignifica o ser humano e trabalhar e estudar mantém a mente ocupada e o constante aperfeiçoamento. Pode-se dizer que não são apenas os mais novos que fazem esse tipo de coisa no Brasil, as pessoas com mais experiência que optam por estudar também acabam assumindo as duas responsabilidades.

Não é fácil, entretanto, todo o esforço vale a pena. A maioria amadurece e desenvolve muitas qualidades que são benéficas, tanto para a sua vida profissional como para a pessoal. Basta apenas ter equilíbrio entre uma e outra atividade, reservando também algum tempo para o lazer e o descanso.

Como é possível superar tais desafios na hora de conseguir um emprego?

Os desafios são os mais variados possíveis e os candidatos não podem deixar que eles se tornem pedras em seus caminhos. Para conseguir a vaga de emprego tão desejada, basta ter foco e seguir algumas orientações. Entre elas, podemos citar:

  • prepare um currículo impecável;
  • faça cursos;
  • foque em autoconhecimento;
  • esteja atento às vagas em aberto;
  • estude.

Essas são apenas algumas sugestões para você conseguir encontrar um bom emprego. Portanto, fique atento e dê o seu melhor em tudo que for fazer.

Então, embora não exista uma receita pronta para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, saiba que as dicas acima são valiosas e é possível encontrar o emprego tão sonhado. Lembre-se de se esforçar e sempre estar de olho nas vagas disponíveis para se candidatar e conseguir atuar na área que deseja. Não deixe que a ansiedade tome conta de você, haja com sabedoria e, com certeza, você obterá o sucesso tão esperado!

Gostou de nosso post? Confira agora mesmo as vagas disponíveis em nosso portal da Abler e se inscreva naquelas que você acha interessantes!

CTA 4NH 04
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp