Como se destacar em um processo seletivo?

como se destacar em um processo seletivo

Em um mercado de trabalho com mais pessoas procurando emprego do que boas vagas de trabalho disponíveis, é preciso se destacar para ser escolhido no momento em que elas surgirem. Durante o processo de recrutamento, o candidato tem a chance de mostrar estar apto e capaz de realizar a função, mas, especialmente, é a hora de ressaltar os seus diferenciais.

Seja online, presencial ou com diferentes etapas, os processos seletivos estão cada vez mais complexos e dinâmicos. No entanto, algumas dicas simples podem ajudar os candidatos a chamarem a atenção dos recrutadores e passarem pelo processo. Junto à experiência e ao conhecimento, é necessário demonstrar as suas habilidades. Então, neste post, vamos explicar mais sobre como funciona e como se destacar em um processo seletivo.

Ficou interessado em saber como se preparar para participar de uma seleção? Acompanhe a leitura!

Como funciona o processo seletivo nas empresas?

Os processos seletivos são realizados de maneiras diversas pelas empresas, que podem inovar se quiserem fazer algo diferente. Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas na seleção de candidatos, as quais são escolhidas pelos recrutadores. Alguns decidem aplicar testes práticos ou propor situações inusitadas para verificar como os profissionais reagem diante dos problemas.

Quais são as principais etapas do processo seletivo?

Os recrutadores costumam separar os processos seletivos em etapas. Conhecer essas fases pode ser um diferencial para sair na frente dos candidatos concorrentes. Isso ajudará a se organizar e a ter mais sabedoria ao ser chamado para uma seleção. Observe abaixo algumas dicas sobre a organização de um processo seletivo!

Aplicação em uma vaga

É o candidato que escolhe o local onde vai trabalhar e, por isso, ele precisa se identificar com a empresa. Sendo assim, analise o ramo de atuação, bem como a cultura do negócio, e pense por que decidiu se candidatar à determinada vaga. Responda o formulário de perguntas com dedicação e atenção, tendo em vista que ele será avaliado juntamente ao seu currículo.

Realização de testes

Antes de iniciar um teste, leia atentamente os enunciados para garantir um bom desempenho. Encontre um local tranquilo, sem barulhos, no qual possa se concentrar ao fazer o registro das respostas. É indicado estar sozinho e manter a calma, a fim de evitar uma eliminação em virtude da falta de atenção. Ainda que o teste não seja supervisionado, faça-o conforme seus conhecimentos.

Entrevista com a área de Recursos Humanos

Essa é uma etapa que requer a atenção do candidato, que deverá ler o e-mail recebido do departamento de RH e tirar suas dúvidas antes do início da entrevista. Faça uma pesquisa e prepare-se para responder ao porquê de estar interessado em trabalhar nessa empresa e se você está de acordo com a missão e os valores do negócio.

Reflita sobre as habilidades que você tem e como poderá contribuir com a função escolhida. Pense ainda sobre as competências que conseguirá desenvolver com a nova experiência, leia conteúdos produzidos por outros funcionários e tente entender suas atribuições. Também faça uma retrospectiva sobre sua vida profissional, já que o autoconhecimento é crucial para responder a algumas perguntas.

Entrevista com a área de atuação

A entrevista com a área de atuação é a etapa final do processo seletivo. Essa é a hora de demonstrar motivação para realizar as atividades e provar seus conhecimentos técnicos. Algumas perguntas feitas pelo RH poderão se repetir e devem ser respondidas de forma tranquila. Aproveite a oportunidade para conhecer seu futuro líder.

Quais são as principais dicas para ser aprovado no processo seletivo?

A aprovação no processo seletivo requer cuidados adicionais por parte dos candidatos, principalmente se a entrevista for online. É importante analisar o sinal da Internet, escolher um ambiente apropriado, testar a qualidade da câmera e do áudio antes de iniciar a entrevista e não receber chamadas no celular. Veja a seguir outras ideias interessantes!

Seja um profissional qualificado

A primeira dica não é bem referente aos processos seletivos, mas, sim, uma dica para sua vida profissional. Mesmo que você não esteja em um emprego, é importante cuidar da sua carreira ou profissão.

Procure cursos de qualificação na sua área ou mesmo outros que melhorem seu currículo, como algum idioma. Nunca deixe de se manter atualizado. Acompanhe portais de notícias e blogs sobre informações em geral e sobre sua área. Também procure ler livros. Todas essas ações podem colocar você à frente em uma seleção.

Cuide do seu currículo

Agora, já diretamente ligado a um recrutamento está sua vitrine: o currículo. Esse documento é considerado a porta de entrada no processo, seja físico ou virtual. É o que despertará a atenção do recrutador. E, por isso, precisa conter informações objetivas, atraentes, com bom conteúdo e, principalmente, sem erros gramaticais.

Pesquise sobre a empresa

Você precisa saber um pouco sobre o local onde almeja trabalhar. Muitas vezes os candidatos se inscrevem em muitas vagas sem considerar os requisitos ou sem estudar as empresas. Escolha com cautela os lugares em que vai se candidatar, aprenda mais sobre a organização e mostre isso na entrevista.

Seja pontual em cada etapa

Não importa se é a entrega de um teste, um questionário, o retorno de um e-mail ou, especialmente, uma entrevista, se há um dia e horário previamente estabelecidos, o candidato deve cumpri-los. Isso é um sinal importante de comprometimento e organização.

É importante saber falar

Seja por telefone, pessoalmente ou por meio de teste escrito, é imprescindível saber se comunicar e procurar ser interessante. O candidato deve usar uma linguagem clara, correta e adequada, sempre de acordo com o ambiente. Evitar gírias e expressões grosseiras é fundamental. Além disso, o profissional não deve mentir e precisa passar segurança no que está relatando.

Valorize-se, mas demonstre interesse

Fale bem de você, revele suas experiências, sua força de trabalho e como pode ajudar a empresa. Responda às perguntas com clareza e procure desenvolver o assunto. Características e habilidades pessoais que evidenciem as competências para a função são valorizadas.

É importante também demonstrar interesse. Algumas pessoas acabam transmitindo a impressão de que não se importam o suficiente com a vaga. Não precisa se mostrar desesperado pelo emprego, mas aproveite oportunidades para expressar seu desejo de conquistar a vaga.

Tenha uma boa apresentação pessoal

Uma boa apresentação pessoal é importante para transmitir ao entrevistador uma boa impressão. Escolha roupas formais que estejam de acordo com sua profissão e preste atenção no visual. Olhe o recrutador nos olhos, mantenha a calma e seja claro em suas respostas. Fale a verdade para evitar que o profissional perceba gestos ou atitudes estranhas.

Fale sobre seus resultados

Um bom candidato sabe falar sobre si e seus resultados. Leve em consideração que a empresa vai querer compreender seus objetivos profissionais e entender seus potenciais. O entrevistador precisa perceber que você é importante para a organização e que poderá trazer novas conquistas ou realizações por meio dos seus serviços.

Tenha cuidado para não parecer exibido ou revelar orgulho em excesso. Pratique a escrita a fim de demonstrar que consegue se expressar e transmitir as mensagens. A comunicação é essencial para ter uma carreira bem-sucedida, conte sobre suas experiências anteriores em outras empresas e explique por que deveria ser contratado.

Destaque seus pontos fortes

Revele as habilidades que já foram desenvolvidas e aquelas que ainda estão em desenvolvimento. Esteja preparado, pois os recrutadores costumam perguntar sobre defeitos e qualidades. Nesse momento, você deve falar sobre o que precisa melhorar ou desenvolver, e não enfatizar seus pontos fracos. Fale sobre como lida com suas dificuldades para que não se tornem um prejuízo.

Se estiver participando de uma dinâmica em grupo, deixe os colegas falarem sem interrompê-los. Por mais que seja importante expor seus talentos no processo seletivo, é necessário mostrar que consegue trabalhar em equipe. Demonstre traços de liderança compartilhando suas ideias com confiança e respeito, de forma a não adotar uma postura passiva.

Prepare-se para responder às perguntas

Os recrutadores costumam fazer perguntas durante a entrevista, e o candidato deve estar preparado para respondê-las de modo adequado. Normalmente os entrevistadores querem saber por que deveriam contratar aquele profissional. Por isso, prepare-se para falar sobre sua formação, suas habilidades, seus cursos de aperfeiçoamento, suas especializações, suas competências comportamentais, seus idiomas, suas experiências, entre outros fatores. Saiba encaixar seus conhecimentos na vaga pretendida.

Pesquise sobre a empresa e busque conhecer sua missão, sua visão e seus objetivos. Apresentar-se para o entrevistador sem ter ciência do que a organização oferece ao mercado é um erro grave. Procure estar bem informado sobre os serviços ou produtos, tente entender os desafios, os valores, a história, a cultura etc. Converse com outros profissionais que já fazem parte do time e possuem um conhecimento melhor sobre a empresa.

Seja o mais objetivo possível

Seja verdadeiro e objetivo enquanto faz a entrevista, pois o recrutador perceberá suas intenções. Fale sobre o que espera da sua carreira, quais são seus projetos para o futuro e suas ambições. Seja franco sobre a razão de ter saído das empresas nas quais trabalhou e evite dar rodeios. Jamais inclua informações falsas em seu currículo.

Evite gírias e vícios de linguagem

Não é apropriado utilizar vícios de linguagem ou palavras inadequadas durante uma seleção. O domínio da língua portuguesa é crucial para ter sucesso em um processo seletivo e fazer parte de um ambiente profissional. Aqueles que não usam gírias e adotam um vocabulário adequado têm mais chances de conseguir uma vaga.

Agora você já sabe como se destacar em um processo seletivo? Lembre-se da importância de se preparar, manter a calma, ser sincero e demonstrar sua aptidão, de forma a ter mais chances de ser selecionado para uma vaga. Peça um feedback para o recrutador após a entrevista, a fim de compreender quais pontos precisam ser melhorados em seu perfil para ser bem-sucedido nos próximos processos.

Precisa de mais informações sobre processos seletivos? Então siga-nos no Linkedin, Instagram e Facebook!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp