Perfil de liderança: 8 tipos de líder de sucesso

perfil de liderança

Saber ser um bom líder é uma das principais competências exigidas para um profissional que deseja tomar conta de uma equipe de colaboradores. Esse papel é de extrema importância dentro de qualquer empresa, mas você sabia que existe mais de um tipo de perfil de liderança?

O mundo do trabalho tem mudado constantemente — principalmente nesse cenário pós-pandemia — e, por isso, é extremamente importante entender o impacto direto que a liderança terá no dia a dia da equipe e dos colaboradores. Por esse motivo, neste post, listamos 8 tipos de líderes de sucesso, assim como as maiores características de cada um para que seja possível desenvolvê-los.

Acompanhe!

1. Emocionalmente inteligente

Um líder que é emocionalmente inteligente consegue lidar com os seus próprios sentimentos — e, por isso, também consegue liderar a sua equipe da melhor maneira. Isso acontece porque, ao estarem conscientes das suas próprias emoções, estão aptos a nutrir emoções positivas em toda a equipe e fazem isso com mais facilidade.

Esse perfil conta com algumas características que o fazem agir dessa forma. Entre elas, é possível citar:

  • ter empatia desenvolvida;
  • ter autoconsciência;
  • ser um bom ouvinte;
  • ter positividade;
  • ser acessível;
  • saber dar feedback.

É claro que nem todos os líderes que fazem parte desse perfil já nascem com todas elas, como se fosse um dom. É interessante que ele as tenha, mas é possível desenvolvê-las ao longo do tempo por qualquer pessoa que esteja interessada em alcançá-las.

2. Democrático

O líder democrático tem como o seu pilar a colaboração do seu time. Como principal característica, tende a ser uma pessoa extremamente comunicativa, mas que demonstra confiança nos seus colaboradores acima de tudo.

O ponto forte dessa liderança é incentivar o envolvimento de todos os participantes nas atividades — inclusive nas decisões a serem tomadas. É comum notar esse líder sempre convocando reuniões e estimulando discussões para solucionar um problema. Nesses casos, ele atua mais como um facilitador do processo até se chegar a uma decisão.

3. Autoritário

O perfil de líder autoritário também é conhecido por muitos como o exigente. Esse perfil lidera a equipe com bastante firmeza e preza a excelência em tudo que precisar ser feito. Uma das suas principais características é a de mobilizar as pessoas em busca de um ideal.

Um ponto não tão positivo é que ele pode querer monopolizar as decisões e cobrar o máximo empenho de todos — e é muito crítico com quem não apresentar os resultados esperados. Geralmente, é bastante impaciente com quem tem dúvidas e erros não são admitidos.

Esse perfil pode ser muito bom para incentivar a motivação dos colaboradores e a mobilização em busca dos objetivos do negócio. Por ser muito autoritário, porém, pode ser difícil que os seus liderados continuem a trabalhar com ele — isso porque, atualmente, o comum é prezar por líderes que sejam cada vez mais genuínos.

4. Centralizador

A figura do líder centralizador é bastante comum nas organizações — principalmente quando o profissional ainda se encontra na sua primeira experiência na liderança. Na prática, ele toma decisões sozinho sem sequer consultar a equipe e apresenta dificuldades em delegar atividades mais operacionais — e mesmo quando as delega, tudo precisa passar pela sua aprovação.

Esse estilo de liderança pode ser bom para as equipes mais jovens e que ainda não contam com grande maturidade para caminharem sozinhas — o que significa que precisam ser desenvolvidas. Uma desvantagem é que ser centralizador em excesso pode desestimular o time, já que pode criar o sentimento nos colaboradores de que o trabalho deles não é valorizado.

headhunting

5. Liberal

O estilo de uma liderança mais liberal pode se encaixar muito bem nas equipes multidisciplinares, que já contam com um alto nível de maturidade. O líder, na prática, delega as tarefas e dá plenos poderes para a sua equipe conseguir resolvê-las. Depois, se coloca à disposição para dar todo o suporte necessário.

É muito comum que esse líder desafie a sua equipe a entregar os melhores projetos constantemente — sempre com espaço para inovação, criatividade e, principalmente, para a troca de conhecimento. Para que essa liderança funcione, porém, é preciso que o profissional conheça muito bem cada colaborador que faz parte da sua equipe.

6. Visionário

O perfil de liderança visionário é aquele que, como o próprio nome sugere, está sempre de olho no futuro. Os seus principais feitos estão na criação de projetos que levarão a empresa e todo o time a um patamar de muito sucesso nos próximos anos. Por ter essa visão, tem grande facilidade de encontrar talentos para trabalhar com ele. Aqui, é preciso pontuar que nem tudo são flores, já que esse líder pode não conseguir ser tão eficiente naquelas tarefas que demandam foco a curto prazo.

Além disso, manter a equipe motivada é um desafio dos grandes. Isso porque alguns dos colaboradores podem não comprar a ideia de que o retorno só virá no futuro. Entretanto, isso pode ser facilmente revertido com a criação de um ambiente de trabalho ideal para a equipe.

7. Paternalista

O líder paternalista — também chamado de paternal — preza pelo relacionamento com seus colaboradores e, para isso, cria relações fraternais. O principal pilar dessa liderança, aliás, é construir uma equipe que seja baseada no bom relacionamento entre todos os membros.

Essa liderança é excelente para a resolução de conflitos, mas não consegue ser totalmente neutra quando precisa julgar as situações. Isso quer dizer que pode atrapalhar o desenvolvimento da equipe, assim como a sua própria performance na busca dos resultados esperados, baseados nas metas estipuladas.

De modo geral, os principais pontos positivos dessa liderança incluem:

  • aumentar a confiança do time;
  • criar um ambiente mais flexível;
  • oferecer uma gestão mais humanizada;
  • incentivar o relacionamento interpessoal;
  • colocar o bem-estar dos colaboradores em primeiro lugar.

8. Determinado

Esse perfil de liderança se destaca pelo fato de que os líderes não desistem quando encontram qualquer obstáculo — muito pelo contrário. Eles se esforçam para que as decisões mais acertadas possam ser tomadas com as informações que têm em mãos no momento. Essa atitude ajuda a motivar e incentivar toda a equipe de maneira positiva, já que está sempre em busca de entregar bons resultados.

Como seus principais atributos, estão:

  • ser destemido;
  • ter foco na produtividade e na qualidade do trabalho;
  • procurar dar sempre o melhor ao time;
  • enfrentar os problemas que aparecerem de cabeça erguida;
  • firmeza quando precisa tomar decisões.

 

Como você pôde perceber, não existe somente um tipo de perfil de liderança e cada um deles conta com atributos e desafios diferentes. O mais interessante é que qualquer profissional pode se aprimorar e se desenvolver como líder. Aqui na Seres temos expertise de 59 anos na área de RH e contamos com um programa específico para o desenvolvimento de líderes, o Seres Leadership. Conheça esta e outras soluções que podem ajudar sua empresa aqui.

 

 

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: