Saiba onde encontrar cursos online gratuitos para se aperfeiçoar profissionalmente

cursos online gratuitos

Todo profissional, independentemente da área de atuação, precisa se preocupar com o aperfeiçoamento contínuo para não se tornar obsoleto para a empresa ou mesmo para o mercado de trabalho. Uma das melhores formas de alcançar esse objetivo é por meio dos cursos online gratuitos.

Mesmo tendo muita experiência, é essencial procurar por atualizações, principalmente se o intuito é a ascensão profissional. Com a correria do dia a dia, os cursos à distância passaram a oferecer essa possibilidade para quem não tem a oportunidade de se especializar de outra maneira.

Neste post, mostraremos os benefícios dessa modalidade de estudos e plataformas com diversas opções. Confira!

Benefícios de fazer cursos de aperfeiçoamento profissional

Existem diversos benefícios em realizar um curso de aperfeiçoamento online. Conhecê-los é uma boa forma de entender por que eles são tão importantes para o desempenho profissional.

Aquisição de conhecimento específico sobre determinada área ou assunto

Uma das maiores vantagens dos cursos online gratuitos é a aquisição de conhecimento específico, seja sobre um assunto ou uma área. Sendo assim, o profissional que se inscreve nessa modalidade permanece atualizado no que acontece no mercado, conhece novas abordagens para realizar seu trabalho e agrega ainda mais valor a sua equipe.

Melhoria do currículo

Mesmo que não tenham a mesma carga horária ou o peso de uma pós-graduação, mestrado ou doutorado, os cursos online já são bastante reconhecidos e até aceitos por várias empresas do mercado. Por esse motivo, a procura por eles só aumenta, tanto por profissionais que desejam iniciar uma nova carreira para se recolocar no mercado quanto por aqueles que procuram especializações.

Esse tipo de curso colabora para a valorização do currículo do profissional e auxilia no desenvolvimento do plano de carreira. Como consequência, as oportunidades aumentam, assim como as chances de conquistar um emprego que ofereça melhor remuneração.

Facilidade e autonomia

Esses são dois dos pontos mais relevantes para quem tem uma rotina atribulada, mas, mesmo assim, quer estudar. Por entregar mais autonomia para os alunos, fica mais fácil para eles concluírem os cursos online com uma otimização dos estudos que atenda a uma lógica coerente com a rotina de cada um.

Isso só é possível porque a maioria das instituições permite definir os próprios horários e escolher o número de aulas que quer (ou pode) assistir por dia. Essa facilidade se torna ainda mais eficiente, porque é como se o próprio aluno pudesse elaborar sua grade curricular.

Interatividade

Os cursos online gratuitos contam com a grande vantagem da interatividade. Isso acontece por conta das turmas que, geralmente, são mais reduzidas — fator que aproxima dos alunos quem ministra o curso. Mesmo em conteúdos gravados previamente, o educador oferece um espaço para a interação.

Nas plataformas digitais, essa é uma prática bastante comum. Existem canais diretos de comunicação com os professores que possibilitam tanto a interação com outros colegas quanto o esclarecimento de dúvidas ou levantamento de questões pertinentes ao assunto tratado.

Sites que disponibilizam cursos online grátis

Mais do que saber os benefícios dos cursos online disponibilizados de forma gratuita, é importante conhecer instituições conceituadas que os ofereçam. A seguir, confira algumas das melhores opções disponíveis.

Coursera

O Coursera é uma plataforma criada pelas universidades americanas Princeton, Michigan e Stanford. O intuito é oferecer aulas no estilo MOOC (Massive Open Online Courses), ou cursos online gratuitos em massa, em livre tradução.

A partir de 2013, os vídeos passaram a ser traduzidos para o português do Brasil com o auxílio da Fundação Lemann, uma instituição parceira que ficou responsável por recrutar os tradutores voluntários que realizaram o serviço. Já em 2015, a Unicamp e a USP passaram a oferecer cursos em português na plataforma.

Hoje, o Coursera já conta com a parceria de mais de 200 universidades e empresas líderes do mundo todo. Os cursos na plataforma abordam áreas como Ciência da Computação, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Línguas, Negócios e muitas outras.

edX

O edX é um site fundado por pesquisadores do MIT e de Harvard. Iniciado em 2012, o objetivo do projeto é tornar os cursos dessas instituições mais acessíveis para as pessoas. Atualmente, conta com milhares de cursos que podem ser assistidos por qualquer pessoa de forma online.

Na plataforma, os conteúdos abrangem diversas áreas e vão desde aulas básicas de língua estrangeira até assuntos mais específicos e complexos. Entre os cursos mais populares, estão o de Data Science da Universidade de Harvard, o de preparação para o TOEFL da ETS e vários sobre programação e computação da Microsoft.

Udacity

A Udacity é uma plataforma de ensino que oferece diversos cursos online gratuitos em áreas como matemática, Ciência da Computação e temas relacionados à inovação e à engenharia. Fundada em 2011 no Vale do Silício, surgiu como um experimento da Universidade de Stanford, que, na oportunidade, ofereceu um curso online e gratuito de “Introdução à Inteligência Artificial”.

O resultado foram mais de 160 mil estudantes de quase 200 países diferentes matriculados no curso. A empresa cresceu e um dos seus grandes diferenciais é oferecer cursos no estilo MOOC criados em parceria com grandes empresas.

FGV

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) é uma das instituições de ensino mais conceituadas do Brasil. Instituída em 1944, seu objetivo inicial era o de preparar pessoal qualificado para a Administração tanto pública quanto privada do país. Foi a primeira instituição brasileira a ser membro de um consórcio internacional de instituições que oferece conteúdo sem custo de forma online.

Por conta da parceria com o OEC (Open Education Consortium), oferece uma grande variedade de cursos online e gratuitos em diversas áreas de atuação — e não só na administrativa. Os temas englobam Liderança, Direito Tributário, organização de orçamento familiar, Gestão de TI, Recursos Humanos e muito mais.

Learncafe

O Learncafe também é uma plataforma de ensino à distância que oferece diversos cursos gratuitos nas áreas de programação, maquiagem, marketing, inglês, entre outras. Quando o aluno inicia o curso, todo o conteúdo fica disponível para acesso por um período de 30 dias.

Todas as aulas são disponibilizadas em vídeo em um canal privado no YouTube, a que só os participantes têm acesso. Ao final do curso, o aluno pode solicitar um certificado que é válido em todo o território nacional e não paga nada por ele.

Como você pôde perceber, os cursos online gratuitos são a melhor forma de se manter atualizado para o mercado de trabalho e para que você invista no seu aperfeiçoamento profissional. Por isso, é bom sempre ter em mente que conhecimento nunca é demais e que se especializar de forma contínua só traz benefícios para a sua carreira.

Gostou do assunto deste texto? Então aproveite para assinar nossa newsletter agora mesmo e receber mais conteúdos tão relevantes quanto este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp