Descubra como trabalhar o desenvolvimento de competências nos colaboradores

desenvolvimento de competências

O desenvolvimento de competências nos colaboradores é uma necessidade constante para que as empresas acompanhem as mudanças no comportamento de consumo e nas novas tecnologias. Dessa forma, elas se mantêm competitivas em meio a um cenário cada vez mais acirrado como o mercado contemporâneo.

Investir no capital humano é fundamental para garantir o engajamento dos profissionais nas demandas e metas da empresa e para fomentar a produtividade. Sendo assim, estimula-se o fornecimento das ferramentas e dos conhecimentos necessários à conquista dos objetivos organizacionais.

Quer entender mais sobre a importância do desenvolvimento de competências nos colaboradores e quais as melhores práticas para serem adotadas na empresa? Então, continue a leitura do artigo e confira!

Quais são as competências profissionais mais valorizadas pelo mercado de trabalho?

Competências profissionais podem ser tanto comportamentais quanto técnicas. No segundo grupo, está o conhecimento de informações e ferramentas, o qual ajuda a dominar métodos adequados à realização de determinados trabalhos. É preciso desenvolver as habilidades e mantê-las atualizadas, já que o mercado está sempre se reinventando, especialmente em tempos de transformação digital.

Já as competências comportamentais são os atributos que correspondem a aspectos intangíveis, mas de grande importância ao ambiente de trabalho, sobretudo para sustentar os relacionamentos interpessoais. Elas podem ser:

  • inteligência emocional;
  • trabalho em equipe;
  • proatividade;
  • flexibilidade;
  • boa comunicação;
  • olhar estratégico;
  • postura de liderança;
  • domínio de línguas estrangeiras;
  • habilidades de negociação.

Qual a importância do desenvolvimento de competências nos colaboradores?

Se a organização realmente deseja alcançar os melhores resultados e garantir uma posição competitiva entre seus concorrentes, é muito importante que reconheça o papel indispensável de cada integrante da equipe. Dito isso, é fundamental que sejam trabalhadas as competências dos colaboradores, especialmente aquelas que são requeridas ou desejáveis à execução de suas funções e ao enfrentamento de questões comuns no cotidiano operacional.

Ao mesmo tempo, é importante ressaltar que o fator humano é suscetível a mudanças, tanto por questões internas quanto externas. Portanto, a permanência de um profissional na empresa e o seu índice de desempenho dependem de boas práticas adotadas pela liderança e pelo RH, como as que visem ao desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais.

Por que é preciso avaliar o nível de competência de cada profissional?

Entender as variações do comportamento humano e compreender os fatores que as motivam e que amplificam suas potencialidades são cruciais em tempos de constantes mudanças nos hábitos de consumo. Por sua vez, essas oscilações estimulam a alta competitividade no meio corporativo, já que as empresas têm que inovar cada vez mais para não se tornarem obsoletas.

Uma empresa é integrada por pessoas com diferentes personalidades, instâncias intelectuais e cognitivas, complexidades, aptidões e habilidades. Se trabalhada adequadamente, essa diversidade pode ser a chave do sucesso. Para isso, é preciso identificar talentos, reconhecer o grau de desenvolvimento individual e coletivo e formar equipes alinhadas à cultura organizacional.

O SERES Assessment é uma ferramenta poderosa para dar suporte aos processos de desenvolvimento e autoconhecimento, tanto pessoal quanto profissional. É um importante recurso a gestores de RH que precisam avaliar o nível de competência (e os diferentes perfis) dos colaboradores que integram o time de talentos da empresa.

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Entre seus benefícios, podemos citar:

  • aumento da retenção de talentos;
  • mais eficiência nos processos de onboarding;
  • redução do índice de turnover;
  • fomentação do engajamento das equipes;
  • desenvolvimento de lideranças e de processos de promoção, sucessão ou progressão de carreira.

O SERES Assessment foi desenvolvido de forma customizável e com uma plataforma munida de diversas ferramentas e recursos tecnológicos. Seu objetivo é trazer os melhores resultados ao negócio sem dispensar o respeito à pluralidade do ser humano.

Como trabalhar o desenvolvimento de competências nos colaboradores?

Há uma série de estratégias e ações que podem ser colocadas em prática para trabalhar o desenvolvimento de competências nos colaboradores. Veja a seguir algumas ideias:

Conheça as características dos profissionais e quais habilidades devem ser trabalhadas

Bons líderes devem ser próximos de seus liderados, conhecendo bem cada integrante de sua equipe. Ou seja, para desenvolver as competências é preciso, em primeiro lugar, conhecer o perfil dos membros do time. Felizmente, existem técnicas de mapeamento comportamental que podem ajudar o RH a traçar os perfis de seu time de talentos, o que ajuda a identificar habilidades que precisam ser trabalhadas.

Desenvolva um planejamento

Ao ter uma visão mais ampla e intuitiva a respeito do perfil profissional e comportamental de seus colaboradores, torna-se mais fácil tomar as decisões corretas e colocar cada integrante da equipe no caminho adequado ao crescimento profissional.

É preciso conhecer os processos pertinentes à gestão de pessoas e as soluções disponíveis às necessidades de treinamentos, qualificação e desenvolvimento. Existem, por exemplo, programas voltados à formação de líderes, nos quais são trabalhadas competências específicas para atender às demandas cotidianas da empresa.

Invista em um Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL)

Um Programa de Desenvolvimento de Líderes é um conjunto de estratégias e procedimentos que ajuda especificamente a desenvolver as competências dos colaboradores. Ele é direcionado tanto aos profissionais que assumirão cargos de liderança quanto àqueles que já se encontram nessa posição e precisam de reciclagem e aprimoramento. Em um PDL, as expertises, as soft e hard skills e as demais habilidades necessárias ao ambiente de trabalho são desenvolvidas por meio de ações segmentadas e soluções personalizadas, contribuindo para otimizar a gestão de pessoas.

Dessa forma, a capacitação de desenvolvimento profissional cria engajamento, potencializa o desempenho dos liderados, melhora os resultados da equipe e fomenta gestões mais pragmáticas, humanizadas, resolutivas e acessíveis. Além disso, empodera a liderança e ajuda os profissionais a adotarem tanto uma postura quanto uma atitude empreendedora, incentivando-os a se manterem atualizados em relação às volatilidades da transformação digital.

Como você pôde ver, o desenvolvimento de competências nos colaboradores é fundamental para se construir uma relação harmônica entre os profissionais e os gestores. Ou seja, é importante para o equilíbrio entre aqueles que atuam diariamente em benefício da organização e aqueles que são os responsáveis pela supervisão do trabalho e pelas decisões que impactam todos os envolvidos na cultura organizacional.

Quer saber como o SERES Assessment do Grupo SERES pode ajudar com o desenvolvimento de competências nos seus colaboradores? Então, entre em contato com um especialista da nossa equipe para descobrir de que maneira podemos contribuir!

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