Soft skills e hard skills: o que são e qual a importância de desenvolvê-las?

soft skills e hard skills

Soft skills e hard skills se tornaram a combinação essencial para o desenvolvimento de talentos de alta performance. Portanto, para que um profissional esteja apto a exercer cargos e funções, ter preparo técnico e emocional é imprescindível. Se no passado o conhecimento técnico e a experiência eram características determinantes, agora, um bom perfil profissional requer também que as habilidades comportamentais estejam alinhadas aos propósitos da empresa.

O objetivo deste post é trazer o conceito de soft skills e hard skills, além de analisar suas diferenças e particularidades. Continue lendo e veja também por que é tão importante desenvolver essas habilidades na empresa!

O que são soft skills?

São habilidades sociocomportamentais que ajudam a formar o perfil emocional de um profissional a partir de características pessoais. No geral, as soft skills se desenvolvem na prática, ou seja, à medida que uma pessoa interage em um ambiente e vivencia situações que demandam bom gerenciamento emocional das atitudes e comportamentos.

Cada vez mais as empresas estão atentas às soft skills de profissionais ativos e candidatos, no intuito de aproximar ao máximo seu fit cultural dos valores defendidos pela empresa.

Dentre as principais soft skills desejadas no ambiente de trabalho estão:

  • criatividade;
  • flexibilidade;
  • boa comunicação;
  • capacidade de interação;
  • pontualidade;
  • organização;
  • proatividade;
  • empatia;
  • resiliência;
  • capacidade de liderança;
  • confiança;
  • motivação;
  • positividade;
  • capacidade de resolução de conflitos;
  • ética;
  • paciência;
  • tolerância.

As soft skills são mais difíceis de identificar, uma vez que não podem ser quantificadas ou mensuradas em testes ou comprovações de diplomas, por exemplo. Elas são fruto da personalidade e da experiência individual. De modo geral, a empresa tem uma participação importante no processo de ajudar os profissionais a identificar e até mesmo desenvolver suas soft skills. É uma forma de moldar os colaboradores e alinhar aos planos da gestão estratégica de pessoas.

O que são hard skills?

As hard skills são atributos e talentos técnicos que o profissional deve conhecer e dominar para exercer um cargo e executar determinadas atividades. Essas habilidades dependerão da empresa, seu tipo de negócio e posição ocupada. Enquanto um especialista financeiro precisa de expertise para lidar com sistemas e planilhas eletrônicas, um fisioterapeuta deve conhecer toda a anatomia humana para que o programa de reabilitação seja aplicado de modo correto.

Portanto, são particularidades e características que ajudam a identificar e definir o nível técnico de um profissional, conforme a profissão. Ao contrário das soft skills, as hard skills podem ser quantificadas e mensuradas por testes e avaliações de aptidão, que comprovam as descrições em um currículo ou diploma.

Para adquirir uma hard skill, o profissional pode se dedicar a cursos e outros meios de aprendizado. O conhecimento técnico pode ser aprimorado com a combinação de teoria e prática, momento no qual o profissional pode atestar o que aprendeu durante o curso ou o treinamento.

Como as hard skills variam de acordo com empresa, profissional, cargos e funções, podemos separá-las em grupos de habilidades.

Tecnologia

Ter domínio da informática é primordial em diversos tipos de negócio, desde o básico pacote Office até o uso de sistemas especializados. Diariamente, os profissionais precisam lidar com e-mails, editor de texto, planilhas financeiras, sistemas de pagamentos e projetos.

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Experiência

Dependendo do cargo e da função, a experiência é fator essencial para garantir melhores resultados. Nem sempre a empresa tem condições de esperar que um profissional coloque em prática uma teoria recém-adquirida.

Idioma

Em empresas multinacionais, o relacionamento com outros países é imprescindível para que o negócio prospere. Assim, dominar outro idioma é um diferencial entre as hard skills, sobretudo, se o profissional tem um contato direto com a matriz ou as filiais da empresa.

Especificidades

As habilidades específicas estão comumente ligadas à profissão, pois exigem, além do conhecimento, capacidade de manuseio de ferramentas e equipamentos, dependendo da atividade. Quanto mais hábil for um profissional, maior será sua autonomia de trabalho e melhores serão seus resultados.

Como se diferenciam?

Uma das principais diferenças entre soft skills e hard skills é a possibilidade de identificação e mensuração das habilidades e competências. As hard skills são mais fáceis de comprovar comparadas às soft skills. Outro aspecto que diferencia os dois tipos de habilidades é que as soft skills, que estão vinculadas ao comportamento social e emocional, são recomendadas e necessárias em qualquer cargo ou função, independentemente do nível hierárquico.

Já as hard skills são específicas de cada área e profissão, demandando mais ou menos de um profissional, se tratando de formação, experiência e conhecimento técnico — é preciso um tempo de estudo para desenvolver e aprimorar determinados quesitos.

Qual a importância de desenvolver soft skills e hard skills?

As diferenças entre soft skills e hard skills fazem delas complementares no ambiente de trabalho. Isso quer dizer que não adianta um profissional ter habilidades e competências técnicas excepcionais se não souber se relacionar em equipe.

O profissional ideal deve ter as hard skills necessárias para executar bem suas funções e apresentar soft skills que possibilitem que essa execução ocorra em um ambiente agradável, livre de conflitos, de convivência harmônica e com clima organizacional favorável entre os colaboradores.

Como desenvolver soft skills e hard skills no ambiente corporativo?

Tanto as soft skills quanto as hard skills podem e devem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho. Alguns profissionais chegam à empresa com habilidades técnicas e comportamentais definidas, o que não quer dizer que não possam agregar novos conhecimentos.

Por isso, a empresa tem o papel fundamental de oferecer e propor formas diversas de desenvolvimento dessas habilidades tão importantes e valorizadas pelo mercado.

Trouxemos algumas dicas de como desenvolvê-las!

Soft skills

  • cultura de mentoria — muitos profissionais são inspiração e referência para outros, com influência positiva de postura e comportamento, o que faz da mentoria uma boa opção de desenvolvimento;
  • feedbacks — uma forma dos profissionais saberem quais são os pontos fortes e fracos do comportamento, ou seja, o que pode ser aprimorado e o que deve ser desenvolvido;
  • treinamentos — treinamentos comportamentais são essenciais para gerar aproximação entre as equipes, com troca de impressões e experiências;
  • autoconhecimento — estimular os profissionais a desenvolver o autoconhecimento permite que explorem melhor suas potencialidades pessoais.

Hard skills:

  • cursos — ideais para formação ou complemento em áreas específicas, que demandam conhecimento prático e operacional;
  • treinamentos técnicos — para profissionais técnicos, os treinamentos são uma forma de atualização e reciclagem de um conhecimento adquirido em formações anteriores;
  • especializações — ir além da graduação é uma forma de ampliar os conhecimentos para melhor aplicação dentro da empresa;
  • participação de eventos — os eventos, além do networking, permitem conhecer o que há de tendência no segmento da empresa e despertam a atenção para novas formas de aprendizado.

O desenvolvimento de soft skills e hard skills no ambiente corporativo torna os profissionais diferenciados. Essa é uma forma inteligente de melhorar não apenas o desempenho geral da empresa, mas sua visibilidade no mercado, o que amplia as chances de vantagem competitiva.

Gostou do post? Que tal aproveitar e saber quais são as competências mais procuradas para a equipe do futuro!

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