As principais causas de turnover e absenteísmo

Principais causas do turnover e absenteísmo no trabalho

Dois fatores interferem negativamente no desempenho produtivo de uma empresa: turnover e absenteísmo. Mas o que estes dois termos complicados significam?

Turnover é referente à rotatividade de profissionais numa empresa. Ou seja, a taxa de funcionários que se demitem ou são demitidos, correlacionado ao número de novas contratações.

Já o absenteísmo se atrela à ausência do profissional no tempo de trabalho. Seja por atrasos ou falta. Estas duas questões influenciam diretamente no lucro da empresa. Pois geram gastos (trâmites demissionais e admissionais) e impedem que o empreendimento gere o máximo de rendimento possível.

 

O que gera o turnover e absenteísmo?

Muitas pesquisas são feitas para estabelecer as razões que causam estes dois males aos negócios. Entende-se que problemas em três áreas distintas propiciam a incidência destes processos:

No caso do turnover, isso pode fazer com que os profissionais busquem novos desafios, não enxerguem perspectivas de melhoria e crescimento ou se sintam estressados, em más condições de trabalho, ou desmotivados, seja pelo fato de terem líderes mal preparados, ou pela falta de comprometimento da empresa com os colaboradores.

Já no caso do absenteísmo, problemas por doenças (naturais ou ocupacionais), stress, sobrecarga de trabalho, más condições de trabalho, falta de transporte, desmotivação e ambientes hostis (com fofocas e falta de profissionalismo) podem aumentar a ausência ou o atraso do empregado no cumprimento do seu tempo de serviço. Sem falar, é claro, de problemas pessoais, que podem atingir qualquer um e que influenciam nestes dois aspectos.

 

Resolução para turnover e absenteísmo

Quanto aos problemas de saúde (física ou psicológica), existem programas de segurança do trabalho que atuam na prevenção destas ocorrências. A empresa também deve estabelecer um plano de carreira bem estruturado, além de prezar por uma remuneração adequada e ofertas de benefícios que atraiam e motivem seus colaboradores.

Outro fator importante é a criação e manutenção de um ambiente de trabalho agradável, onde todos os integrantes se tratem de forma profissional e as diferenças sejam respeitadas, para que todos se sintam bem em dividir aquele espaço e o trabalho flua de forma harmoniosa.

Então, se você reconhece alguns destes problemas na sua empresa, converse conosco. Somos especializados em soluções de RH, com uma equipe treinada para prevenir e tratar problemas de gestão e organizacionais.

 

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