As principais causas de turnover e absenteísmo

causas de turnover

Alguns problemas podem prejudicar o desempenho da sua equipe e reduzir os resultados obtidos na empresa. Entre eles, vale a pena entender quais são as principais causas de turnover e absenteísmo para saber como lidar com esses problemas no dia a dia de sua corporação.

Por meio de algumas melhorias, é possível conquistar um time mais engajado e alinhado com os objetivos da corporação. Se você está enfrentando problemas ligados ao excesso de rotatividade de colaboradores e ao grande número de ausências no trabalho, continue a leitura e confira nossas dicas!

Quais as diferenças entre turnover e absenteísmo?

O turnover se refere à rotatividade de profissionais numa empresa. Ou seja, a taxa de funcionários que se demitem ou são demitidos, correlacionado ao número de novas contratações.

Já o absenteísmo se atrela à ausência do profissional no tempo de trabalho. Seja por atrasos ou falta. Essas duas questões influenciam diretamente no lucro da empresa. Pois geram gastos — trâmites demissionais e admissionais — e impedem que o empreendimento gere o máximo de rendimento possível.

Assim, eles se diferem na natureza do problema enfrentado pela corporação e também nas possíveis soluções para ele. Contudo, os impactos causados tanto pelo turnover quanto pelo absenteísmo se assemelham, especialmente pelo aumento de custos, queda na produtividade e pelo impacto negativo no desempenho das equipes.

Quais são as causas do turnover e absenteísmo?

Muitas pesquisas são feitas com a intenção de estabelecer as razões que causam esses dois males aos negócios. As causas podem ser relacionadas à má comunicação interna, falta de estrutura para trabalho, ambiente hostil e outros. Abaixo, explicamos melhor as principais causas. Vale a pena continuar a leitura e conferi-las a fim de evitar na sua empresa.

Clima e ambiente organizacional ruim

Uma das causas do turnover nas empresas está relacionado ao ambiente de trabalho oferecido. Por exemplo, colaboradores que estão em um clima pesado tendem a sentir desmotivação.

Isso pode fazer com que os profissionais busquem novos desafios, não enxerguem perspectivas de melhoria e crescimento ou se sintam estressados, optando pelas faltas para evitar esse peso mental.

Além disso, em más condições de trabalho, seja pelo fato de terem líderes mal preparados, ou pela falta de comprometimento da empresa com os colaboradores, também há aumento desses fatores.

Problemas com segurança e saúde no trabalho

A falta de garantia de que os colaboradores vão ter boas condições de segurança física e mental e o não investimento em programas relacionados à saúde também podem aumentar o turnover e o absenteísmo.

Nesse sentido, os problemas por doenças (naturais ou ocupacionais), stress, sobrecarga de trabalho, más condições de trabalho, falta de transporte, desmotivação e ambientes hostis (com fofocas e falta de profissionalismo) podem aumentar a ausência ou o atraso do empregado no cumprimento do seu tempo de serviço.

Isso sem falar de problemas pessoais, que podem atingir qualquer um e que influenciam nesses dois aspectos. Tais questões merecem atenção e, ao contar com programas que auxiliem na melhora da segurança e saúde no trabalho, podem ser reduzidos.

Remuneração abaixo da média

Uma política de remuneração abaixo do mercado pode ser um fator de fuga de colaboradores importante.

Por exemplo, manter a motivação dos funcionários que estão recebendo pouco é muito difícil. Há, inclusive, teorias de que uma remuneração maior tende a aumentar a produtividade e os resultados da empresa, chamada de salário eficiência.

Além disso, ter remunerações baixas é uma receita para perder talentos para os concorrentes. Isso pode gerar um processo de onboarding deficitário, prejudicando o bom desempenho da equipe.

Falta de alinhamento com a cultura

Outro problema que pode gerar alta taxa de turnover e absenteísmo é a falta de alinhamento com a cultura da empresa. Essa questão surge a partir de um processo seletivo inadequado, que escolhe candidatos inadequados para o perfil das vagas.

Além disso, a falta de transparência na hora de selecionar os colaboradores ou de oferecer clareza sobre a cultura do negócio pode prejudicar os resultados do negócio, fazendo com que a rotatividade e o número de faltas sejam elevados.

headhunting
RecrutamentoDeSelecaoEstrategico H2

Ineficiência na capacitação

Oferecer treinamentos e capacitações adequados aos colaboradores é essencial a fim de garantir motivação e produtividade. A falta desses aspectos pode gerar infelicidade frente a incapacidade de realizar as tarefas no cotidiano de trabalho.

Consequentemente, a produção fica aquém do esperado e as chances de ter que demitir pessoas ou que elas optem por encontrar novas oportunidades aumentam. Vale ainda mencionar a falta de um plano de carreira como fator para desmotivar os colaboradores, pois não enxergam a possibilidade de crescimento.

Como reduzir o turnover e absenteísmo?

Agora que você já conhece esses termos, vale a pena entender quais as melhores estratégias que a empresa pode utilizar a fim de otimizar o engajamento do time e reduzir a taxa de turnover, além de diminuir os casos de absenteísmo.

Invista em programas de saúde e segurança

Um importante cuidado se refere ao desenvolvimento de programas de saúde e segurança no trabalho. Esse tipo de cuidado contribui para a conscientização da equipe, assim como permite que sua empresa aumente a conscientização sobre a importância de investir na qualidade de vida durante o trabalho.

Quanto aos problemas de saúde, física ou psicológica, existem programas de segurança do trabalho que atuam na prevenção destas ocorrências. Além disso, vale a pena investir em palestras, cursos e workshops com a intenção de conscientizar seus colaboradores sobre boas práticas que podem ser adotadas no ambiente corporativo.

Crie um plano de carreira

A empresa também deve estabelecer um plano de carreira bem estruturado, além de prezar por uma remuneração adequada e ofertas de benefícios que atraiam e motivem seus colaboradores.

Isso significa manter uma política clara sobre as possibilidades de ascensão profissional, criando possibilidades para que todos possam alcançar postos mais elevados dentro da corporação.

Também vale a pena criar uma estratégia de benefícios, consultando a própria equipe sobre quais recursos seriam úteis para o dia a dia, além de entender as preferências do time sobre benefícios em termos de alimentação, transporte e outras formas de criar incentivos para seus colaboradores.

Tenha um ambiente de trabalho agradável

Outro fator importante é a criação e manutenção de um ambiente de trabalho agradável, onde todos os integrantes se tratem de forma profissional e as diferenças sejam respeitadas, para que todos se sintam bem em dividir aquele espaço e o trabalho flua de forma harmoniosa.

Por isso, vale a pena desenvolver um bom código de conduta, estabelecendo limites e regras para a convivência nas dependências da empresa. Isso evita situações de desrespeito, bullying, intrigas e demais problemas que atrapalham a criação de um bom clima organizacional.

Ofereça treinamentos e oportunidades de aprendizado

Com o intuito de manter sua equipe motivada, vale a pena contribuir para o desenvolvimento pessoal de sua equipe e apoiar a jornada de aprendizado dos colaboradores. Por isso, a oferta de treinamentos, cursos, workshops e demais atividades dessa natureza, podem contribuir na hora de aumentar o engajamento e a satisfação no trabalho.

Isso permite que sua equipe se torne mais habilidosa e que cada indivíduo consiga assumir novas responsabilidades por meio da ascensão profissional. Assim, vale a pena manter uma comunicação clara com cada um a fim de entender quais seus planos e objetivos junto a corporação, oferecendo todo o apoio necessário para o desenvolvimento dos membros da sua empresa.

Motive os colaboradores

Encontrar maneiras com a intenção de aumentar a motivação da sua equipe também é um fator importante para garantir mais engajamento e evitar o turnover e absenteísmo. Por exemplo, ao elaborar metas adequadas e atingíveis é possível melhorar o desempenho e a motivação.

Investir nos tópicos anteriores, com um bom programa de treinamentos, um ambiente adequado e um plano de carreira com possibilidade de crescimento também vai gerar motivação, além de reduzir essas taxas. Vale ainda apostar em um bom programa de benefícios, estudando o perfil dos colaboradores para entender quais são os mais apropriados para a sua equipe.

Viu como é possível identificar e tratar as diversas causas de turnover e absenteísmo? Desse modo, sua empresa consegue criar um ambiente mais agradável e estimulante para os membros do seu time. Isso permite que sua marca retenha talentos, consiga promover inovações e crie soluções alinhadas com a necessidade do público.

Então, se você reconhece alguns desses aspectos na sua empresa, converse conosco. Somos especializados em soluções de RH, com uma equipe treinada para prevenir e tratar problemas de gestão e organizacionais.

 

ebook headhunting
BannerChecklist 02 v4
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nestes 60 anos de Grupo Seres, o mundo transformou-se, e nós, como verdadeiros especialistas em gente, evoluímos junto com ele.  Para marcar esta ocasião especial, vamos embarcar em uma viagem nostálgica, destacando fatos marcantes e curiosidades que pontuaram a história. Acompanhe-nos nesta celebração: