Veja como tem acontecido a expansão do trabalho híbrido

expansão do trabalho híbrido

A expansão do trabalho híbrido fez muitas empresas repensarem a maneira como executavam as suas tarefas diárias. Para quem ainda não sabe, o trabalho híbrido nada mais é que um modelo que permite que o colaborador cumpra sua jornada a distância — home office — e também dentro da empresa.

Esse modelo de trabalho se fortaleceu após a pandemia, uma vez que ela permitiu que as empresas vissem no home office uma excelente oportunidade para melhorar seus resultados e manter seus colaboradores motivados.

Neste artigo, você entenderá melhor sobre a expansão do modelo híbrido nas empresas e o que fazer para implementar na sua. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto.

Como tem acontecido a expansão do trabalho híbrido?

A expansão do trabalho híbrido é uma realidade. De acordo com a 18ª edição do Índice de Confiança Robert Half, ele já é a preferência de 48% das empresas brasileiras.

Apesar dos desafios desse modelo, ele tem proporcionado mais qualidade de vida aos colaboradores, que se sentem mais motivados a executar as suas funções com mais excelência e, inclusive, estão mais engajados com os objetivos das organizações — sem contar a grande redução de custos que eles tiveram.

O modelo de trabalho híbrido não é nenhuma novidade, no entanto, após a pandemia da Covid-19 ele ganhou destaque, uma vez que muitas empresas precisaram fechar suas portas devido ao lockdown sem deixar de cumprir com suas obrigações. Assim, o home office surgiu como uma solução perfeita para evitar o fechamento de organizações e demissões em massa.

No entanto, as empresas observaram que esse modelo de trabalho melhorou a produtividade dos trabalhadores, fez com que eles reduzissem seus custos com alimentação e transporte e, com isso, se sentissem mais motivados na sua rotina.

Nesse sentido, a fim de preservar a saúde dos funcionários e mantê-los engajados com os resultados da empresa, o trabalho híbrido começou a ganhar espaço, uma vez que os colaboradores podem alternar seu modelo de trabalho: em alguns momentos se fazem presentes dentro da organização e, em outros, trabalham de maneira remota.

Como implementar o trabalho híbrido na empresa?

Saber como implementar o trabalho híbrido na empresa é fundamental para evitar erros nos processos que podem prejudicar a rotina das equipes e, até mesmo, o relacionamento dos colaboradores. A seguir, listamos alguns passos indispensáveis para colocar o modelo híbrido em prática na sua companhia.

Faça um diagnóstico atual

Entender a situação atual da empresa é fundamental para saber se ela está ou não apta para implementar o trabalho híbrido. Nesse momento, é preciso entender quais serviços podem ser prestados de maneira remota e quais exigem a presença da equipe.

Feito isso, é importante lembrar que a empresa precisa oferecer as melhores condições de trabalho, mesmo em regime home office. O ideal é que o colaborador tenha acesso a mesas e cadeiras ergonômicas, suporte para o notebook e apoio para os pés — no mínimo.

Defina os objetivos

Os objetivos são fundamentais para nortear as equipes, principalmente as que estão trabalhando de maneira remota.

Dessa forma, todos compreendem quais são suas prioridades e, consequentemente, como as entregas devem ocorrer, a fim de garantir que todos “remem” na direção correta, evitando que alguém trabalhe em algo que esteja alheio à finalidade do empreendimento.

lideranca

Invista em conectividade

A empresa precisa investir em equipamentos e conectividade para que o colaborador realize o seu trabalho, mesmo que ele esteja trabalhando em sua casa. Uma boa conectividade permite que o colaborador não tenha dificuldades para realizar suas tarefas e possa, sempre que necessário, realizar reuniões remotas.

Priorize a segurança

Tanto os dados da empresa, quanto os dados dos clientes são muito sensíveis e devem ser guardados a “sete chaves”. Portanto, investir em um plano de proteção dessas informações é fundamental para tornar o trabalho híbrido mais seguro.

Por essa razão, é ideal que todos os computadores tenham antivírus e outras soluções, como redes virtuais privadas e Wi-Fi seguro.

Alinhe as equipes

Mesmo que não estejam trabalhando no mesmo ambiente, as equipes precisam estar alinhadas para garantir que os objetivos traçados serão alcançados. Para isso, é importante realizar reuniões periódicas e disponibilizar canais de comunicação que ajudem os colaboradores a sanar suas dúvidas.

Ofereça as ferramentas necessárias

Para monitorar o fluxo de trabalho é interessante investir em ferramentas baseadas em nuvem, ou seja, que podem ser acessadas de qualquer lugar — basta ter um login e senha.

Nesse momento, você pode considerar usar algumas ferramentas, como:

  • Trello para organizar as tarefas e acompanhar o andamento delas;
  • Google Drive para compartilhar documentos importantes;
  • Artia, muito usado para gerenciar projetos, equipes e tarefas.

Otimize a comunicação

Quando falamos em trabalho híbrido, a comunicação escrita é tão importante quanto a oral. Portanto, é necessário garantir que as informações sejam compartilhadas com todos os integrantes das equipes.

Plataformas específicas voltadas para negócios ou, até mesmo, aplicativos de mensagens são muito bem-vindos para otimizar a comunicação. Isso ajuda a fortalecer as relações e estimular a interação entre os colaboradores.

Quais cuidados devem ser tomados na implementação do trabalho híbrido?

Um dos cuidados mais importantes é manter a equipe motivada mesmo a distância. Nesse momento, é essencial manter os canais de comunicação ativos, sempre buscando ajudar os profissionais a executarem suas funções da melhor maneira possível e, claro, auxiliando no que for necessário para solucionar eventuais problemas.

Outro cuidado que merece atenção está ligado ao monitoramento das tarefas. O ideal é fazer uso de softwares para mensurar a produtividade e controlar o ponto de cada colaborador digitalmente.

Quais são os maiores desafios dentro desse contexto?

Embora ofereça diversos benefícios, como o aumento da produtividade e o engajamento dos colaboradores, o trabalho híbrido também tem seus desafios. Conheça quais são eles e saiba como driblar esses problemas:

  • cultura interna: é difícil manter uma cultura interna coesa a distância, no entanto, para não ter problemas com isso, é importante fortalecer as relações entre os colaboradores, eliminando ruídos na comunicação que podem causar confusões entre as equipes;
  • segurança da informação: como os trabalhos serão executados longe da empresa, existe o risco de informações importantes serem extraviadas ou, até mesmo, acessadas por pessoas não autorizadas. Para evitar esse tipo de situação, é importante elaborar regras e liberar o acesso de determinados dados somente para colaboradores específicos, que realmente precisarão deles para executar suas funções.

O investimento no modelo de trabalho híbrido pode manter a sua empresa competitiva no mercado, uma vez que ele atrai talentos e permite que os colaboradores se sintam mais motivados a produzir mais e melhor.

Com isso, o engajamento com os resultados da empresa também aumentam, o que faz com que ela se destaque dos concorrentes e ganhe espaço no mercado.

Gostou do nosso artigo? Então, continue conosco e saiba quais são os principais desafios do mercado de trabalho atual e como superá-los. Boa leitura!

ebook headhunting
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp