Employee Value Proposition (EVP): como criar um para a empresa?

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O Employee Value Proposition (EVP) é essencial para atrair e reter talentos, bem como para aprimorar a marca de um negócio. Esse conceito leva os profissionais a desejar uma vaga em determinada organização e, também, motiva os colaboradores a se manterem engajados em suas atividades. Existem vários fatores relacionados ao EVP que auxiliam os empregadores, pois ele se refere à gestão de recursos humanos fundamentais para o crescimento de uma empresa.

É por meio dele que os melhores profissionais do mercado são mantidos em uma corporação, trabalhando alinhados à cultura organizacional e aos objetivos da organização. Portanto, os objetivos do Employee Value Proposition levam os empreendimentos rumo ao sucesso, por ser um diferencial dentro das organizações. Com as práticas de EVP, as empresas se destacam no mercado e se tornam reconhecidas mais rapidamente.

Gostaria de compreender o que é EVP e qual é a sua importância? Acompanhe a leitura e aprenda mais sobre os seus componentes!

O que é Employee Value Proposition (EVP)?

A tradução do termo Employee Value Proposition, da língua inglesa para o português, significa proposta de valor ao empregado. Sendo assim, é um conceito relativo ao gerenciamento de pessoas extremamente relevante no universo corporativo. Essa oferta feita aos profissionais pelas empresas serve de estratégia para a atração de mão de obra especializada.

O EVP possibilita aos gestores identificar os candidatos que melhor se encaixam no perfil procurado pela organização. Ele torna a empresa mais atrativa para os profissionais disponíveis no mercado, transformando-a em uma espécie de objeto de desejo, em função do ambiente de trabalho. O conceito vai além do básico, que é a oferta de benefícios e salários.

A empresa precisa refletir sobre o EVP como uma oportunidade de adquirir ótimos talentos para o seu quadro de profissionais. Os gestores podem descrever a imagem da organização da maneira que ela precisa ser compreendida, como uma excelente empregadora. Assim, a proposta de valor ao empregado influencia diretamente a reputação do negócio e impacta a percepção do público.

Qual é a importância do Employee Value Proposition?

Como você pode ver, o EVP é muito importante para o sucesso dos negócios, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. O Employee Value Proposition traz diversos benefícios que fazem o empreendimento ser mais eficiente, por atrair colaboradores essenciais ao desenvolvimento de suas atividades.

Os fatores que revelam a importância desse conceito estão descritos a seguir!

Vantagens competitivas

A construção dessa estratégia garante maior satisfação do público interno, que normalmente não busca somente um bom salário. Os profissionais procuram segurança, bem-estar, conforto, ambiente saudável e analisam outros pontos antes de optar por uma empresa. Por serem qualificados, querem trabalhar em locais que investem no capital humano, pois aumentam a vantagem competitiva do negócio em relação aos concorrentes.

Crescimento da empresa

Um EVP atrativo vai trazer os colaboradores ideais para dentro das estruturas organizacionais, que colaborarão com o crescimento da empresa. Esses bons talentos contribuem com serviços de qualidade e ajudam o setor de Recursos Humanos (RH) a mapear outros candidatos com soft e hard skills de sucesso que poderão ser contratados no futuro.

Redução dos índices de turnover

O Employee Value Proposition oferece vários motivos para a permanência dos profissionais em uma empresa, por exemplo, benefícios diferenciados e ótimas condições de trabalho. Diversos fatores podem ser ajustados para que os candidatos decidam entrar e permanecer na organização, sem dar importância a outras oportunidades oferecidas no mercado.

Quais são os componentes do Employee Value Proposition?

Não existe uma fórmula pronta para a criação de um bom EVP, já que ele é mutável e depende dos profissionais contratados e da realidade dos negócios para a sua adaptação. Entretanto, ele conta com determinados componentes que são relevantes, reforçam os relacionamentos entre gestores e equipes, assim como melhoram a experiência dos colaboradores.

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Conheça cada um deles!

Recompensas contratuais

O componente recompensas contratuais está relacionado a um pacote de vantagens oferecidas juntamente com a remuneração satisfatória. Esses elementos são tangíveis e básicos, ou seja, o mínimo que os candidatos esperam ao entregar os seus serviços para uma empresa. Defina benefícios e salários competitivos considerando as ofertas da concorrência.

Recompensas experienciais

As recompensas experienciais são referentes às experiências que os profissionais conseguirão vivenciar no contexto interno e externo da organização, por ter o apoio da liderança. A empresa pode apoiar os colaboradores com programas de bem-estar físico, workshops, cursos, palestras, congressos, treinamentos, apoio na criação e na gestão da carreira, por exemplo.

Recompensas emocionais

Esse elemento conhecido como recompensas emocionais geralmente é intangível. O componente consegue interferir de forma positiva ou negativa no engajamento dos profissionais. Além disso, se relaciona intimamente com o propósito da empresa, de modo que consegue refletir em sua relação com os colaboradores, em função da valorização de seus serviços.

É de extrema relevância que o funcionário sinta como se ganhasse uma boa experiência profissional enquanto realiza as suas funções. Perceber que desenvolve suas habilidades e atua em sua área de interesse facilita a sua permanência na empresa e o crescimento do negócio.

Como criar um Employee Value Proposition?

Para criar um EVP, é necessário executar a identificação de vários fatores e fazer um processo de planejamento interno, para aprimorar a comunicação. Aposte em melhorias nos sistemas de gestão e adote tecnologias que facilitem a interação entre os times.

A seguir, veja como iniciar a criação de um Employee Value Proposition!

Faça um diagnóstico organizacional

O diagnóstico organizacional é o ponto de partida para que os gestores compreendam o que a empresa pode oferecer aos talentos na atualidade. O documento os ajudará a descobrir as suas principais fraquezas e forças, e identificará os indicadores-chave. O procedimento também facilita o entendimento do clima no ambiente de trabalho.

Considere o perfil dos profissionais

Faça uma avaliação do perfil dos colaboradores e, depois, aponte o estilo considerado mais relevante para a organização. Preste atenção ao fit cultural, às distinções entre os candidatos e os cargos existentes. Organize as propostas para os profissionais que vão trabalhar na área administrativa, vendas, contabilidade, compras, finanças etc.

Planeje as recompensas

As recompensas emocionais e experienciais devem ser planejadas e registradas nos contratos, com base no Employee Value Proposition elaborado pelos gestores. Use os modelos bem-sucedidos de outros negócios, para servirem de parâmetro aos colaboradores. Isso facilitará a compreensão do posicionamento da organização sobre as demandas da empresa, em relação às boas práticas.

Pense nas mudanças a serem adotadas

Revise periodicamente o Employee Value Proposition, já que o documento deve possibilitar ajustes e modificações ao longo do tempo. Afinal, os contextos mudam, as pessoas evoluem e eventuais correções precisam ser feitas. Entenda os desejos e as necessidades dos talentos, para colocar em evidência as vantagens conforme as expectativas dos profissionais.

Enfim, agora você já sabe como criar um Employee Value Proposition para a sua empresa. Saiba que é relevante fazer uma boa pesquisa de clima organizacional para criar um EVP. Assim que o documento estiver pronto, prepare um discurso que tenha coerência com a realidade do negócio e seja interessante para manter os talentos motivados.

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