Qual a importância de ter um RH humanizado?

rh humanizado
83 / 100 SEO Score

O desenvolvimento harmônico das equipes e dos funcionários é algo imprescindível para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu segmento do mercado, uma vez que isso é preponderante para um funcionamento de alta performance. Diante dessa realidade, compreender a importância de ter um RH humanizado pode ser crucial.

Uma área de Recursos Humanos de excelente qualidade pode ser um tremendo diferencial para a instituição, uma vez que serve de ponte entre gestores e colaboradores, e ajuda a resolver problemas, digerir conflitos e a achar os talentos certos para cada posição. Continue lendo este post para ficar por dentro do assunto!

O que pode ser considerado um RH humanizado?

O RH é um dos setores mais relevantes dentro de uma empresa. É por meio dele que é feita a ponte entre os gestores e funcionários, que os conflitos podem ser solucionados, os novos talentos são captados, os objetivos são alinhados aos valores da instituição e assim por diante.

O RH humanizado, no entanto, é aquele que vai além. O intuito é tentar enxergar além do profissional, mas também o indivíduo de maneira completa, com suas próprias expectativas quanto à profissão, problemas pessoais e assim por diante. O foco é a pessoa, e não apenas o trabalho, valorizando o capital humano e explorando melhor todo o seu potencial.

Qual é a importância de ter um RH humanizado?

Agora que você já entendeu melhor o que pode ser considerado um RH humanizado, vamos falar um pouco mais sobre a importância de apostar nesse tipo de recurso dentro do seu negócio, obtendo benefícios em curto, médio e longo prazos. Confira.

Proximidade com os colaboradores

O verdadeiro valor de qualquer empresa se dá não pelo patrimônio ou pelo lucro obtido no final do mês. Embora essas sejam questões relevantes e que mereçam ser valorizadas, o que define o sucesso ou o fracasso de qualquer empreendimento é o seu capital humano. Por isso, a proximidade com os colaboradores é uma das vantagens do RH humanizado.

Com esse tipo de abordagem, o setor deixa de agir de forma distante e assume um papel de apoio, melhorando a comunicação interna e compreendendo as formas pelas quais aquele ser humano pode ser ajudado e estimulado a oferecer o seu melhor para a equipe. Com o passar do tempo, especialmente, isso faz muita diferença.

Alinhamento aos valores da empresa

Cada empresa tem os seus objetivos, suas metas e, principalmente, seus valores. Essa é uma característica que vem ganhando muito espaço no mercado atual, até porque o público consumidor vem cobrando posicionamentos e posturas coerentes das marcas, incluindo os produtos e serviços que consomem.

Ter um RH humanizado pode ser de grande valia. O setor age como um verdadeiro diferencial, que ajuda a direcionar as ações, contribui para a cultura organizacional e proporciona um intenso alinhamento entre os valores, a gestão e o colaborador, o que é essencial para que o caminho do sucesso seja trilhado.

Criação de um plano de carreira

Muitos profissionais, nos dias de hoje, ao contrário do que acontecia há alguns anos, estão em busca de empresas e cargos nos quais eles possam ter melhor qualidade de vida, satisfação pessoal e, principalmente, a possibilidade de crescimento. O salário propriamente dito, embora importante, não é mais o único atrativo.

Esse é, justamente, outro dos benefícios de ter um RH humanizado. O setor passa a compreender melhor essas demandas e reflete essa preocupação com o desenvolvimento de um plano de carreira. O foco passa a ser o bem-estar dos funcionários no longo prazo, o que permite que eles entreguem os melhores resultados naturalmente.

Como ter um RH humanizado?

Você já entendeu o que pode ser considerado um RH humanizado e descobriu um pouco mais sobre a importância desse setor para o negócio. Para finalizar, vamos mostrar como você pode humanizar esse setor. Acompanhe.

Demande uma abordagem humanizada

O primeiro passo para conseguir ter um RH humanizado é, obviamente, alinhar essa necessidade aos profissionais que estarão à frente desse setor. Você, portanto, como líder, deve solicitar que os profissionais que estão à frente desses serviços reflitam essa nova vontade e exigência da empresa.

Proponha práticas que trabalhem a sensibilização e o engajamento das equipes, comunicando essa estratégia organizacional e promovendo programas de reconhecimento profissional, por exemplo. Dessa forma, com o passar do tempo, isso será internalizado e os Recursos Humanos atuarão dessa maneira.

Estimule a cultura organizacional

A cultura organizacional é um fator muito importante para o sucesso de uma empresa e ajuda até mesmo na gestão de pessoas. Colaboradores bem alinhados e atuando em um local que ofereça um ambiente que desperte bons sentimentos é algo essencial, que pode aprimorar o desempenho individual e a performance em equipe.

Nesse contexto, o RH humanizado pode ser imprescindível. Além de promover o bem-estar dos funcionários e ter um olhar voltado ao ser humano, ele pode fazer a ponte entre os objetivos traçados pelos líderes e o que eles esperam daquele determinado talento, projeto ou serviço, por exemplo.

Ofereça benefícios corporativos

Os benefícios corporativos também estão entre os fatores relacionados com a importância de ter um RH humanizado. Como dissemos anteriormente, os profissionais de hoje em dia não buscam apenas cargos de status e salários elevados, mas querem ter melhor qualidade de vida e tranquilidade em suas rotinas.

Uma das maneiras de conquistar isso é por meio de estratégias que promovam a saúde física, psíquica, financeira e emocional. Isso pode ser conquistado por meio do oferecimento de convênios, planos de carreira, bonificações extras e assim por diante. O ideal é mapear as principais demandas e fazer um esforço para atendê-las.

Agora você já sabe a importância de ter um RH humanizado. Esse é um setor crucial, que pode gerar diversos benefícios à sua empresa e possibilitar que você extraia o melhor do talento dos seus colaboradores!

Gostou de aprender a importância de ter um RH humanizado? Quer terceirizar esse serviço para uma empresa com total expertise e reconhecimento no mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

CTA Lideranca 4.0 o que voce precisa saber sobre isso2
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp